Atalho do Facebook

O tal arroz chinês...

>> sábado, 18 de abril de 2009




Ontem comemoramos o aniversário do Fafá...
Foi uma noite ÓTEMA. Rimos muito... tomamos todas... e comemos DEMAIS!
E ainda tivemos que salvar o Fafá que ficou na rua, sem gasolina, quase 2 da matina!

O Fá me pediu pra fazer o prato que a Doidinha, ops, Letícia, minha cunhada, mais gosta...

Esse arroz eu aprendi com a tia Dayse uns 20 anos atrás. Quando meus filhotes nasceram eu passei a fazer com frequência porque eles adoram e é um prato que leva muitos legumes... o que é bom pra saúde da garotada.

Eu não tinha postado a receita completa, só o slide com o passo-a-passo. Agora posto as quantidades...

Tempere cada tipo de carne com os ingredientes abaixo e deixe descansar por meia hora:

500 g de bifes de pernil em tirinhas
1 pitada de sal
1 pitada de aji-no-moto
1 colher, das de sobremesa, de açúcar
2 colheres, das de sopa, de saquê
2 colheres, das de sopa, de shoyu
1 colher, das de sopa, de amido de milho
1 fio de óleo de gergelim
1 colher, das de café, de pasta de alho

500 g de filé de frango em tirinhas
1 pitada de sal
1 pitada de aji-no-moto
1 colher, das de sobremesa, de açúcar
2 colheres, das de sopa, de saquê
2 colheres, das de sopa, de shoyu
1 colher, das de sopa, de amido de milho
1 fio de óleo de gergelim
1 colher, das de café, de pasta de alho

500 g de alcatra em tirinhas
1 pitada de sal
1 pitada de aji-no-moto
1 colher, das de sobremesa, de açúcar
2 colheres, das de sopa, de saquê
2 colheres, das de sopa, de shoyu
1 colher, das de sopa, de amido de milho
1 fio de óleo de gergelim
1 colher, das de café, de pasta de alho

Pique e reserve:
1 pimentão verde em cubinhos
1/2 pimentão amarelo em cubinhos
1 pimentão vermelho em cubinhos
1 cebola em cubinhos
200 g de vagem picadinha
2 cenouras médias em cubinhos
1 maço de cebolinha picadinha
1 repolho roxo fatiado finamente
batata palha quanto baste

Para o molho:

150 ml de shoyu
200 ml de água
1 colher, das de sopa, bem cheia de amido de milho
1 colher, das de sobremesa, de aji-no-moto
1 colher, das de sobremesa, de vinagre de arroz
2 colheres, das de sopa, de saquê mirin

Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa bem até formar um mingau grosso.Reserve.

Para o Arroz:

Faça um arroz normalmente e reserve. Para essa receita eu fiz 4 copos (tipo americano) de arroz.
Ela rende bem... Serve 12 pessoas, tranquilamente.


Preparando o prato:

Aqueça bem uma wok ou panela larga e acrescente 1 fio de óleo. Divida as carnes em porções. Passe uma porção pequena de carne rapidamente na panela, apenas para ela mudar de cor, retire e reserve. Faça isso com toda a carne e reserve.
Na mesma panela que a carne foi feita, coloque a cebola, a cenoura e a vagem. Mexa bem por 2 minutos e acrescente os pimentões.
Cozinhe, sempre mexendo, por mais 2 minutos e acrescente as carnes reservadas e o molho.
Misture bem para que o molho envolva toda a carne.
Junte o arroz e misture até que o arroz mude de cor.

Cubra com o repolho roxo e a batata palha e sirva.


No passo-a-passo do vídeo eu mostro como fazer...







Nem preciso falar que a Doidinha amou, né?



5 comentários:

TAMARA ITAPEVA-SP,  27 de jul. de 2010, 11:25:00  

OLA...KRIS... ADORO SEU BLOG ...E VC..É CLARO...VC E ILUMINADA...QUE DEUS ABENÇOE SPRE... MAS DEIXANDO A RASGAÇÃO DE SEDA..GOSTARIA MUITO DA RECEITA DO ARROZ CHINES.. SE POSSIVEL ..É CLARO...
OBRIGADA... BJS...

Kris Nardini 28 de jul. de 2010, 17:18:00  

hahahahaha
AMEI a rasgação de seda, Tamara!!!!

Tô corrida agora mas amanhã bem cedo eu posto a receita, tá??

Muitos beijos

Kris Nardini 29 de jul. de 2010, 14:14:00  

Tamara, acabei de escrever a receita...mas coloquei de cabeça, faz muito tempo que eu não preparo o arroz. Se me lembrar de alguma coisa eu corro aqui para te falar, tá? Beijos

TAMARA,  29 de jul. de 2010, 15:13:00  

KRIS...OBRIGADA...VOU FAZER...NA SEXTA...DEPOIS TE CONTO COMO FICOU...BJS...

Kris Nardini 29 de jul. de 2010, 15:19:00  

Depois me conte, tá?
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP