Atalho do Facebook

Joelho de porco defumado e Risotto de Brie com Parma

>> quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Eu estava com muita vontade de comer risotto de queijo brie com presunto de Parma mas não tinha caldo caseiro congelado para preparar o risotto. Me lembrei de um joelho de porco defumado que estava no freezer e resolvi inovar.
Enquanto a Azeitona Verde entregava o presunto e o queijo, coloquei o joelho em uma panela junto com 2 litros de água, 1 copo de vinho do porto, 1 folha de louro, 1 pimenta cumari fresca e grãos de pimentas da jamaica e do reino.




Cozinhei por duas horas e o caldo que sobrou na panela ficou MARAVILHOSO!
Aí foi só desengordurar, levando o caldo ao freezer e retirando a gordura que se formou na superfície, e usar no risotto.



O joelho cozido eu levei ao forno bem quente por 20 minutos. Ele foi o nosso "petisco", antes do risotto!



Risotto todo mundo sabe fazer, né?

Depois da "moda" da muçarela (ai, não me acostumo a usar o Ç nesta palavra) de búfala com tomate seco e rúcula enfrentamos a moda do risotto, perceberam?
E até quem nunca tinha encostado a barriga no fogão pra passar um café resolveu tirar o caldo Knorr da gaveta e preparar um risottinho...
Durante essa febre eu comi de tudo: risotto com arroz cru, risotto com arroz empapado e até risotto de arroz parboilizado ou agulhinha.

O pior, para mim, é chegar em um restaurante italiano da cidade e ler no cardápio " Risotto com arroz agulhinha R$X,00 - Risotto com arroz arbório R$2X,00".

Poxa! Será que eles não sabem que NÃO se faz risotto com arroz agulhinha?
Bem... mas isso eu vou comentar em um outro dia...

Vamos à receita que preparei:

Ingredientes para 5 pessoas comilonas que moram nessa casa:

1 cebola, eu prefiro ralada
400 g de arroz para risoto (eu uso arbório, vialone nano ou carnaroli mas prefiro o carnaroli)
250 ml de vinho branco de boa qualidade
2 l de caldo quente
Sal e pimenta
2 colheres de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
1 latinha de queijo brie (me esqueci o peso mas acho que são 180g)
100 g de presunto de Parma fatiado bem fino e depois cortado em tiras

Modo de fazer:
Aqueça o caldo em uma panela separada e mantenha aquecido.

Aqueça uma panela com 1 colher de manteiga e acrescente a cebola e o arroz. Frite o arroz e a cebola na manteiga por 2 ou 3 minutos. Acrescente o vinho e espere ele evaporar.
Vá acrescentando o caldo aos poucos, uma concha de cada vez e mexa até evaporar completamente.
Após 10 minutos acrescentando caldo e mexendo, acrescente o Parma.
Continue acrescentando o caldo até o arroz ficar ao dente.
Acerte o sal, apague o fogo e acrescente os queijos e mais 1 colher de manteiga. Mexa cuidadosamente e aguarde 2 minutos para servir.

O caldo feito com o joelho defumado deu um sabor ímpar ao risotto, que fica super cremoso por causa do brie.
Mas eu bem sei que risotto não é um prato muito fotogênico, não é mesmo? Ainda mais depois de algumas muitas taças de vinho!





7 comentários:

marcel gussoni 6 de ago. de 2009, 00:17:00  

Kris!

Isso deve ter virado uma explosão de sabores!
Gosto de tudo nessa receita, vou experimentar mesmo....

bjo

Anônimo,  22 de mai. de 2010, 16:48:00  

Meu Deus! Depois teremos que caminhar por quilometros para queimar as calorias mas vale a pena!!

Anônimo,  8 de jul. de 2010, 15:19:00  

DE QUALQUER FORMA, O GOSTOSO É QUE A COSINHA NOS PERMITE BRINCAR , CRIAR, ONDE TUDO E PERMITIDO ATÉ TIRAR AQUELA PONTINHA DEPOIS DA FARRA GOURMET.

luciano 25 de set. de 2010, 00:32:00  

taí,,gostei dos comentarios simpaticos e,da receita do risoto com o caldo resultante do cozimento do joelho de porco defumado.
so fiquei encucado com a quantidade de cebola e do parma principalmente, considerando os 400 grs de arroz..qtidade suficiente para 6 pessoas no mininimo(considerei o petisco citado).Oportunamente espiarei as demais...pela sua segurança, acho valera a pena.
luciano,
www.maletadobomgourmet.com.br

Anônimo,  31 de out. de 2010, 14:31:00  

adorei o jeito de passar a receita, na verdade me identifiquei, pois repasso do mesmo jeito !!!! agora vou preparar o joelho de porco e depois vou dar uma boa olhada no seu blog que deve estar cheio de boas surpresas !!!!!

Anônimo,  6 de nov. de 2010, 18:44:00  

Alty ....

Deve ter ficado maravilhoso, eu e o maridão ja compramos os ingredientese vamos preparar amanha no almoço... tomando umas taças e vinhos é claro, rsrsr

Anônimo,  13 de nov. de 2010, 18:56:00  

VOU EXPERIMENTAR E FAZER MINHAS MUDANÇINHAS... AO INVES DE BRIE, VOU FAZER RISOTO DE FUNGUI.....



13/11/2010

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP