Atalho do Facebook

PF ou prato feito

>> quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Sempre que falam em prato típico da culinária brasileira eu penso no PF (prato feito).
Alguns falam em feijoada, pato no tucupi, buchada de bode, etc... mas esses são pratos regionais.
.
Prato típico é aquele prato encontrado em qualquer região do país que você for...
E o meu amado PF é um destes pratos.

.
Seja em Manaus, Curitiba, Belo Horizonte ou Fortaleza, se você pedir um PF eles vão te servir : arroz, feijão, batata frita, um belo bife (nem sempre tão belo) e uma saladinha de alface com tomate.
Alguns ainda acrescentam ovo frito (e confesso que prefiro com ovo frito), outros trocam a carne de vaca por frango, mas sempre é um PF.
.
Quando eu viajo para fora do Brasil volto com vontade de comer o que?
Um frango caipira com açafrão, quiabo e feijão tropeiro, comidas tipicamente mineiras?
NÃO!
Volto "seca" de vontade de comer arroz, feijão e bife!
Em que outro lugar no mundo você encontra esta combinação? Em nenhum lugar, só aqui!
.
E o PF é um dos pratos preferidos da criançada daqui de casa!

Hoje eu quis agradar a todos e servi no almoço...

Numa comunidade que frequento no Orkut já vi várias pessoas perguntando como se faz um bom arroz com feijão.
Percebi que algumas pessoas estão começando... e precisam de dicas do básico.
Resolvi, então, postar minhas receitinhas de arroz, feijão e bife.

Vamos lá:

Arroz

1 xícara de arroz, lavado e escorrido 1 hora antes
2 xícaras de água fervente
1 colher, das de sopa, de óleo para cada xícara de arroz
2 dentes de alho, amassados
1/2 colher, das de sobremesa, de sal para cada xícara de arroz

Antes de mais nada você deve lavar o arroz. Arroz lavado com antecedência é certeza de um arroz soltinho.
Depois que ele estiver totalmente seco, meça a água e coloque para esquentar.
Quando a água estiver fervendo você pode aquecer a panela (já com óleo e alho) que o arroz vai ser feito.
Quando o alho soltar o cheiro que mata qualquer vizinho, acrescente o arroz e mexa bem por 2 minutos. Não deixe o alho queimar, pelo amor de Deus!

Os mineiros costumar chamar esse passo de afogar o arroz... hahahahaha... Mas o meu arroz fez aula de natação e eu costumo apenas refogar o arroz!

Após refogar bem o arroz é só colocar a água fervente, o sal e tampar parcialmente a panela. Mantenha a panela assim, em fogo alto, até a água secar.
Não mexa o arroz em nenhum momento.
Nessa hora você abaixa o fogo, tampa a panela completamente e conta 4 minutos.
Pronto. Agora é só dar uma soltadinha no arroz, com um garfo, e servir.

Feijão

2 xícaras de feijão
4 xícaras de água
40 g de bacon (opcional)
1 colher, das de sopa, de óleo
2 dentes de alho, bem amassados
sal a gosto

Eu ouço muita gente falar que deixa feijão de molho de um dia para o outro.
Eu não deixo e meu feijão fica ótimo, com o caldo bem grosso...
O segredo de um feijão macio e com o caldo grosso não está em deixar ou não ele de molho. O segredo está em ferver muito bem depois de refogado.

Eu coloco a panela de pressão com a água no fogo e enquanto a água esquenta eu escolho e lavo o feijão.
Quando a água está fervendo eu acrescento o feijão e tampo a panela.
Mantenho em fogo alto até a panela chiar e depois abaixo o fogo.
Vou dar uma dica que meu amigo René me passou : quando o cheiro de feijão cozido invadir a sua cozinha (cerca de 25 minutos após pegar a pressão) o feijão está cozido.
Aqueça uma outra panela e coloque o bacon e o óleo. Doure o bacon, descarte o excesso de óleo e acrescente o alho.
Se quiser, e gostar, pode acrescentar cebola nessa hora. Eu não gosto.
Mexa bem o alho e coloque os grãos de feijão. Refogue bem e só então acrescente caldo.
Acerte o sal e ferva por 20 minutos, em fogo médio. Se necessário vá acrescentando mais caldo.
Se você quiser ir para o limbo do mundo gastronômico pode também acrescentar caldo de feijão Brasileirinho, da Knorr.
Eu confesso que pelo menos 1 vez por semana dou uma passadinha no limbo...

Bife

Ai, já penei tanto para aprender a fazer um bom bife. Fazer bife tem seu segredo, sabiam?
Ainda mais que alguns preferem mal passado ou ao ponto, como eu e o maridão, e outros preferem sola de sapato, como o JV...

Minha carne preferida é entrecote (contra filé da costela).
Para os normais eu fatio a carne com 2 ou 3 dedos de altura. Para os que comem sola de sapato eu fatio o mais fino que posso.
Vou falar apenas do bife bom, tá? Sola de sapato qualquer um sabe fazer.

Pegue esses bifes grossos e coloque 1 colher, das de sopa, de sal grosso para cada bife.
Deixe o bife no sal por 10 minutos.
Após esse tempo retire todo o sal do bife, passe azeite nos 2 lados e espere ele ficar na temperatura ambiente.
Aqueça muito bem uma grelha e grelhe, 1 bife de uma vez, por 1 minuto de cada lado.
Só vire o bife, com uma pinça, após esse tempo.
Se você preferir mais ao ponto deixe alguns segundos a mais.

Eu deixei os meus, que tinham 2 dedos de altura, por pouco mais de 1 minuto de cada lado e eles ficaram rosados por dentro e muito macios e suculentos.

Deixe descansar por 1 minuto e sirva.



Batata frita todo mundo sabe fazer, né? É só ir até o mercado, comprar batatas McCain e fritar em óleo quente! hahahahaha
Minhas batatas fritas caseiras sempre ficam molengas! Me dá até vergonha de falar!!!!
Se alguém tiver alguma dica de batatas sequinhas eu vou amar!!!!

8 comentários:

Juliana Catão,  26 de ago. de 2009, 14:46:00  

Kris, conheci seu blog através de um outro aqui de Udi. Adoro! Sempre passo por aqui. Suas receitas são ótimas, práticas, bonitas, simples e parecem ser muito gostosas. Já conversei com vc pelo orkut há uns três anos. Parabéns pelo blog. Já sou freguesa,rs. Bjão.

Anônimo,  26 de ago. de 2009, 16:18:00  

Oi! Eu adoro o seu blog e suas receitas...receitas de mãe! Eu tenho uma dica prá suas batatinhas ficarem bem sequinhas e crocantes: depois que vc cortar em palitos ou tipo chips, o que preferir, vc as deixa de molho em água gelada (gelada mesmo, com gelo e na geladeira) por uns 10 minutos...daí é só tirar, deixar escorrer, secar e colocar em óleo bem quente...vai por mim, que vc não vai errar!
Depois me diz o que achou! Beijo
Luciana

Kris Nardini 27 de ago. de 2009, 08:35:00  

Juliana, obrigada pelos elogios! Me lembro, sim, de você!Como estão os filhotes? Um beijo

Luciana, obrigada pelos elogios e pela dica da batata frita! Vou tentar e depois posto aqui no blog! Um beijo

Unknown 14 de nov. de 2009, 10:54:00  

Kris, eu,a Paty, a Lelê estamos nessa fase iniciante, por isso as dicas valem MUUIIITTO...Agora sempre, sempre entro por aqui para ficar com água na boca....esse prato me deu MUITA VONTADE DE COMER!!! MARAVILHOSO...beijos

Kris Nardini 14 de nov. de 2009, 12:01:00  

Flavinha, vai escolhendo o cardápio pq dia 23 tá chegando e vamos comer muiiiito!!!

Vem logo!

Anônimo,  24 de jan. de 2010, 22:00:00  

pois bem, para uma batata sequinha basta cortalas em tiras deixe elas descansar em agua gelada de preferencia com gelo aproximadamente 20 minutos antes de fritalas logo apos retire da agua e sequeas com um pano de prato coloque na gordura uma tampa de alcool deixe ferver e coloque as batatas e pronto ha não esquecer o oleo deve estar limpo.. ummm fica igual a do mc donalds

Lia Pizzello,  19 de mai. de 2010, 20:43:00  

Oizinho sou nova por aqui + pelo visto temos uma paixão em comum,cozinhar!
estou preparando sua receita de fraldinha de panela,depois passo pra falar se minhas filhas e marido gostaram.
Tenho uma dica pra vc q sempre dá certo pra mim com as batatas fritas,corte elas em palitos como as conpradas depois seque-as muito bem em um pano de prato, coloque em uma vasilha qualquuer e polvilhe-as com bastante amido de milho até ficarem bem sequinhas e branquinhas ,depois frite em oleo bem quente tempere com sal á gosto e pode servir!!
garanto q dá certo.
adorei o blog logo volto B-jão....

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP