Atalho do Facebook

Cachorro quente das Lojas Americanas - Sabor de nostalgia

>> terça-feira, 8 de setembro de 2009


Alguém se lembra do delicioso cachorro quente que era vendido nas lanchonetes das Lojas Americanas?
Aquelas lanchonetes que tinham banquinho giratório e ficavam numa faixa estreita da loja...

Quem nasceu no final dos anos 60 e início dos 70, como eu, sabe bem o que eu estou dizendo!

Aquele cachorro quente era perfeito! Ou será que a época é que era boa demais?
Uma pena não existir mais...

Às vezes eu me pego pensando naquela época e, junto com as lembranças, vem o sabor daquele molho de cebolas e pimentões na minha boca.
Eu devia ter 7 ou 8 anos, "colocava roupa de missa" e ia "passear" na Lojas Americanas.
Minha família não tinha muita grana então, um cachorro quente na lanchonete, era o máximo!Para mim, essa refeição dava o prazer que um jantar no Fasano dá a algumas pessoas hoje em dia.

Ontem a noite eu estava assim, nostálgica... e, para sossegar minhas lembranças, fui pra cozinha TENTAR uma imitação que passou bem perto do famoso cachorro quente das Lojas Americanas.

Fiz assim:

1 fio de óleo
1 pimentão verde em tiras
1 cebolas média em meia lua
1 tomate maduro, também em meia lua
1 dente de alho bem picado
1 colher, das de sopa, de extrato de tomate
1 colher, das de sobremesa, de vinagre de vinho branco para dar aquele gostinho levemente azedo que me vem à memória sempre que penso neste lanche
sal e pimenta a gosto
150 ml de água

Refoguei, em fogo bem alto, o alho e a cebola e logo depois acrescentei o pimentão e o tomate. Mexi por 1 minuto e acrescentei os outros ingredientes. Cozinhei por 2 minutos e servi com uma boa salsinha cozida em água fervente.

Sosseguei meu desejo mas, as boas lembranças não vão sossegar nunca!

22 comentários:

Suelly (Suzy),  9 de set. de 2009, 22:46:00  

Nossa Kris, remeteu a minha adolescencia quando ia para a cidade grande (São Paulo) e um dos passeios era ir nas Lojas Americanas e comer o cachorro quente. Nem se sonhava com os Mac da vida.

marcel gussoni 10 de set. de 2009, 17:03:00  

Kris,

consigo sentir o cheiro, voltei no tempo total! ótima dica....

bjos

Kris Nardini 11 de set. de 2009, 11:23:00  

hahahahaha
Então não sou só eu que tenho boas recordações com esse cachorro quente, né?

Gil Maçã Verde,  12 de set. de 2009, 22:11:00  

Loucura gente,viajei no tempo,fechei meus olhos e pude sentir até aquele cheirinho,como o tempo passa,fiquei lembrando dos passeios na Americanas da praça Brasil,lindos tempos.............

Paula Pacheco 13 de set. de 2009, 02:01:00  

NOssaaa quanto tempo mesmo...eu amava esse hot dog, minha irma,todos...aco que era igual no pais onteiro pelo jeito, aqui em Ctba também era do mesmo jeito da foto...inesquecível hummmm
Vim conhecer o seu blog, tudo bem delicioso, venha me visitar tambem,
bjs
Paula

Daniel 2 de nov. de 2009, 05:10:00  

Hehehe, cachorro quente que me lembra infância é o cachorro quente do velhinho, fica perto do mercado municipal do bairro, é bastante simples, mas sempre o melhor.

Kris Nardini 3 de nov. de 2009, 09:21:00  

Fiquei até com vontade de experimentar, Dani!

Anônimo,  17 de nov. de 2009, 16:30:00  

Kris, também sou apaixonada pelo cachorro quente das lojas americas, sou do interior de minas gerais e quando vou à Belo Horizonte tenho que comer um, pelo que vocês disseram por aí onde moram não tem mais essa iguaria? Que lástima, em BH nas lojas americas da rua São Paulo ainda tem a tradicionalíssima lanchonete bem no canto da loja (um balcão comprido umas três mesinhas, dá de frente com a rua Curitiba, acima a Av. Afonso Pena) quando forem a BH matem as saudades de infancia, a propósito vou fazer isso dia 24/11 agora, tenho que ir lá e claro, vou fazer uma boquinha. Ir a BH e não comer cachorro quente das lojas americanas prá mim é o mesmo que não ter ido. Elionora-Paracatu-MG

motivações.. 30 de mar. de 2010, 20:42:00  

Kris, por favor sabe onde compro formas coloridaspara cupcake e embalagens???
Um grande abraco
Adoro furungar no seu blog, aprendo muitas coisas....

Anônimo,  12 de abr. de 2010, 22:07:00  

Realmente,esse cachorro quente das L.Americanas é inesquecivel.Já tentei fazer ,mas nunca consegui com o mesmo sabor.Muito legal vc colocar no blog...legal mesmo!
abraços,Lygia

Regina,  26 de jun. de 2010, 23:57:00  

Sou de São Paulo, eme lembro tb do hambúrguer das Lojas Americanas, gostinho de infância!!!
Era isso mesmo roupa da missa e tudo mais!!!
Que delícia de tempo, td era mais gostoso!!!

Pergunta....,  30 de jun. de 2010, 08:01:00  

Alguém lembra a marca da mostarda que eles serviam junto com o cachorro quente?? Realmente aquilo era muito bom...Se alguém souber... Abraços! Silvia

Kris Nardini 3 de jul. de 2010, 09:55:00  

Olá, Silvia! Eu não me lembro da marca da mostarda. Vamos ver se alguém se lembra!

Regina, esse tempo era realmente muito bom.... Saudades...

Unknown 27 de jul. de 2010, 18:33:00  

Sem igual aquele cachorro quente, fantastico!!! inesquecível!!

Anônimo,  29 de ago. de 2010, 23:23:00  

Comia muito esse cachorro quente quando estudava na capital, já que morro no interior de Alagoas. Era maravilhoso aquele cachorro-quente. Quantas saudades daquele sabor inconfudível. Essa semana minha irmã recebeu uma proposta para colocar lanche numa escola, então me lembrei do cachorro quente da americanas e resolvi buscar na net alguém que tivesse ou soubesse da receita. Que bom que você tentou fazer algo parecido. Vou testar sua receita. Está de parabéns pela receita.

Vítor Lima,  1 de mar. de 2011, 20:10:00  

Toda vez que vou à Jaboatão (cidade vizinha ao Recife) e passo no Shopping Guararapes, eu como uns 2 só para matar a saudade.. e eu só tenho 13 anos.. lembra minha infância em Jaboatão!!

Ana Claudia,  2 de mar. de 2011, 20:53:00  

Nossa que delicia!!!
Acabei de fazer...
Hj a tarde estava procurando uma receita nova de cachorro quente...e quando vi aqui no seu blog...nossa na hora lembrei do passado.
Fui ao mercado..comprei tudo...e fiz!!
Ficou muito parecido mesmo...meus filhos que n tiveram a chance de conhecer o cachorro quente das lojas americanas amaram!
E falaram que de agora em diante..só querem assim!! rsrsrsr
Obrigada por nos trazer essa lembrança tao gostosa!

Ila Fox 14 de mai. de 2011, 15:58:00  

Nas lojas Americanas do calçadão na Rua Paraná ainda tem este cachorro quente aí! é tão bom. :-9

Anônimo,  6 de jun. de 2011, 20:20:00  

eu nasci em 1981 e já comi este hot dog das lojas americas aqui em vitória-ES. hoje em dia nao tem mais... em dezembro de 2010 fui em bh e lá ainda existe uma lanchonete das lojas americanas o pao e a salsicha diminuiu um pouco o tamanho mas o hot dog ainda é o mesmo.

Anônimo,  9 de fev. de 2012, 00:16:00  

Aqui em BH ainda tem esse tão famoso cachorro quente. Tenho 31 anos e me lembro que desde uns quatro anos já comia cachorro quente das Americanas com minha mãe. Agora pelo menos umas duas vezes por mês passo por lá. Se te der vontade dê uma passada por aqui. Tenho certeza de que não vai se arrepender.

Carol 14 de fev. de 2012, 01:01:00  

Nossa, eh mesmo, ainda me recordo da infância quando passo na porta da Americanas do Centro de BH e sinto aquele cheiro maravilhoso do molho do cachorro quente deles. Que saudades daquele tempo, mas o cachorro quente ainda é muito bom! Bjs

Margareth 11 de nov. de 2012, 23:12:00  

Eu uso, no lugar do vinagre, uma colher de sobremesa de açafrão. E esquento a salsicha no mesmo molho ( que portanto, leva um pouquinho mais de água) . Precisam ver como fica parecido com aquela delícia!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP