Atalho do Facebook

Comida mineira - angu ou mingau de milho verde

>> terça-feira, 22 de setembro de 2009

Não sei porque eu teimo em servir angu de milho verde nos almoços mineiros.

Eu adooooooouro mas, ninguém come! Não sei se é por preconceito ou por não gostar mesmo, como o maridão, mas o fato é que ele fica praticamente inteiro no final do dia.

Mas deve ter alguma alma viva que também goste e, por isso, vou postar a receitinha!

Ingredientes:

6 espigas de milho bem maduras (quase alaranjadas!), em grãos
1/2 litro de leite
1 pitada de açúcar
1 colher, das de sopa, de manteiga
1 cebola pequena, bem picada
1 ( ou 2, no meu caso) pimenta ardida ou de cheiro
cheiro verde a gosto
sal a gosto

Bata o milho com o leite no liquidificador e passe por uma peneira ou coe em um pano BEM LIMPO.
Aqueça a manteiga em uma panela de fundo grosso e acrescente a cebola. Mexa bem até a cebola murchar e acrescente o milho batido.
Cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau ou fouet, até que o creme se desprenda da panela. Esse processo deve durar entre 15 e 20 minutos.
Tempere com sal, pimentas e cheiro verde, mexa por mais 1 ou 2 minutos e transfira o angu para uma travessa levemente umedecida.
Deixe esfriar e corte em pedaços.

Se você quiser pode fritar os pedaços... eu prefiro sem fritar!

15 comentários:

Tati - Panelaterapia 22 de set. de 2009, 10:51:00  

Kris, meu marido viajava muito p/ Minas à trabalho, e uma das coisas que ele comeu foi esse angu de milho (ele fala "mingau" de milho, mas acho que é isso)...ele vive me pedindo p/ fazer essas comidas... vou fazer o Angu p/ ver o que ele acha kkkk...

Bjs

Lilian Santos 22 de set. de 2009, 21:07:00  

Kris, adoro angu de milho verde! Vou testar sua receita! beijos

Kris Nardini 22 de set. de 2009, 22:14:00  

Tati, ele é chamado de angu e de mingau!!! Depois me conta se ele gostou...

Lilian, você também me conta, tá?

Beijos

Unknown 10 de mar. de 2010, 09:27:00  

adorei essa receita ,a uns dois anos comi em minas e agora eu mesma fiz;segui sua receita e aqui em casa foi um XUXESSOOOOOOOOOOOOOOO
BJS

Anônimo,  8 de mai. de 2010, 13:37:00  

Sou de minas, aqui o mingau é feito com milho verde, leite açucar etc.
O angu é feito com o milho verde batido com água e outros temperos.

Unknown 12 de jul. de 2010, 13:21:00  

Adorei a receita!
Abrç
Susy

Cynthia,  17 de ago. de 2010, 08:58:00  

Nossa amei sua receita, sou de Goiania e minha tia e quem preparava quando eu ia nas minhas férias!! vou fazer.
Bjs

dayane 20 de ago. de 2010, 06:04:00  

olha no goias e chamado de angu mesmo igual em minas o trem bao sor

Kris Nardini 20 de ago. de 2010, 16:01:00  

Ainda tem muita divergência entre cural, angu e mingau...mas o fato é que á "bão dimais", né???

Anônimo,  25 de set. de 2010, 13:06:00  

angu de milho verde,,,,,,,,,,,? e o maximo , quem nao gosta e por que nao tem paladar apurado

isabel oliveira,  2 de mar. de 2011, 09:32:00  

OI...Eu acabei de descobrir seu blog, e to amando. Sou mineirissima , moro numa cidade chamada Pará de Minas, e cozinhar é minha terapia. To fazendo todas as suas receitas mineiras.Vc ja fez lingua de boi recheada? è uma delícia.

marcos antonio,  17 de jan. de 2012, 17:58:00  

Cris, tb moro em uberlandia e aqui em casa todo mundo adorou o teu angú, inclusive as crianças que são um pouquinhos exigentes.Parabéns e continue postando receitas deliciosas como esta!!

Ritinha 1 de fev. de 2012, 19:06:00  

Kris, sou de Uberaba mas moro em Brasília. Amo cozinhar! Vou fazer a receita do angu e tenho certeza que vai ficar delicioso! Um beijo!

Ritinha 1 de fev. de 2012, 19:08:00  

Sou de Uberaba e moro em Brasília. Amo cozinhar! Vou fazer sua receita de angu e tenho certeza que vai ficar uma delicia!

Gislene Barral 17 de mar. de 2012, 12:32:00  

Kris,
esse angu é uma das iguarias que considero mais refinada da face da terra. O paladar é indescritível, fica na memória da gente... Aliás, tudo que vem do milho é precioso. E da mandioca, também... então deve ter a ver com nossa formação brasileira-portuguesa-indígena-africana. Pena que tem gente que gosta mais de fast-foods...

Obrigada pela receita!
Gislene.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP