Atalho do Facebook

Comida mineira- Galinhada

>> domingo, 27 de setembro de 2009

Bom dia, turma!
Ontem eu falei pra vocês que tinha comprado uma bela galinha para fazer galinhada, ?
Pois bem, fiz!
Mas acho que ela poderia ter ficado melhor.

Pequei em dois aspectos : coloquei pouco óleo e exagerei na quantidade de arroz.
Uma boa galinhada mineira tem que ficar úmida, molhadinha messssmo... e a minha não ficou!

Não que tenha ficado ruim, ficou deliciosa, principalmente quando se formou uma rapinha bem crocante por causa do fogão a lenha, mas não ficou igual à galinhada da mamys.

Quando falamos em galinhada, muitas vezes vemos receitas usando frango desfiado e milho de lata, já perceberam?
Algumas até são com pedaços inteiros de frango... isso mesmo, de FRANGO novinho, com a carne bem macia.
Uma boa galinhada tem que ser feita com galinha, com a carne bem firme e com bastante gordura. O segredo da galinhada está em cozinhar a galinha lentamente, na sua própria gordura, por horas. O sabor é único.

A galinha que comprei devia estar de dieta. Ela era bem magra e não pude retirar a "banha" para usar na fritura da galinha.
Prefira as galinhas gordinhas, retire a gordura amarela, pique em pedacinhos e frite até virar torresminhos. Descarte os torresmos e siga a receita...

Quando eu era mais nova essas galinhas vinham até com a "oveira" e eu AMO oveira.
Procurei oveira no Google para explicar melhor pra vocês o que é a bendita e fiquei com receio de contar que eu ADORO comer as trompas da colega com os ovos ainda em formação....

Vamos mudar de assunto... hehehehe

A galinhada é muito fácil.
Vou passar a receita aumentando a quantidade de óleo e diminuindo a de arroz.

- 1 galinha gorda, cortada nas juntas (a minha pesava 3 quilos)
- 1 xícara de óleo + a banha da galinha ou 1 e meia xícara de óleo
- 1 colher, das de sopa, de tempero caseiro
- 3 cebolas grandes, em cubos
- água fervente suficiente
- 1 k de arroz agulhinha lavado, escorrido e seco
- 3 pimentas ardidas
- cheiro verde e cebola a gosto

Corte a galinha nas juntas, retire toda gordura que se formar, repique os pedaços e lave muito bem.
Lave o arroz e deixe escorrer.
Aqueça uma panela de ferro ou de fundo grosso e coloque a banha e o óleo. Assim que formar torresmo, retire os torresmos e acrescente os pedaços de galinha.
Frite até ficar bem corado e acrescente o tempero.
Mexa bem e vá pingando água fervente até a carne começar a ficar macia.
Acrescente as cebolas e as pimentas e refogue até a cebola ficar bem caramelizada, cuidado para não passar do ponto e queimar.
Cubra a galinha com água fervente e cozinhe até a galinha ficar bem cozida.
Acrescente o arroz, acerte os temperos (pimenta e sal) e a quantidade de caldo, que deve ficar 3 dedos acima do arroz. Assim que o caldo começar a ferver retire 4 conchas e reserve.
Cozinhe com a panela semi tampada, até o arroz começar a secar.
Dê uma "virada" no arroz, com a ajuda de uma colher grande, para que todos os grãos fiquem cozidos por igual. Regue com uma concha do caldo reservado, tampe a panela e abaixe o fogo.
Repita o processo de virar o arroz e regue com outra concha do caldo.
Nas duas conchas que sobraram coloque cheiro verde, fatias finas de cebola e pimentas inteiras.
Assim que o arroz secar cubra com o caldo restante, tampe a panela, desligue o fogo e aguarde 5 minutos para servir.

No slide abaixo eu mostro o passo-a-passo da receita de galinhada.






Esqueci de contar que, além de amar oveira, eu também adoro o pé da galinha!!! hahahahaha
Não se assuste ao ver esse pedaço na panela, tá?

42 comentários:

Tati - Panelaterapia 28 de set. de 2009, 10:45:00  

Kris minha avó que morava na chácara fazia galinhada com galinha caipira...que delícia! Mas o pezinho eu não encaro não kkkkkk....
Bjs

Kris Nardini 28 de set. de 2009, 10:55:00  

Tati, meus pedaços preferidos são a asa e o pé, acredita? hahahahaha

Beijos

Sarah 28 de set. de 2009, 14:29:00  

Adoooooooooro essa mineirice toda!

Tb adoro roer um pé e uma asa!rs

Ah..o pescoço tb!rs


Bjo

Anônimo,  29 de set. de 2009, 11:54:00  

Kris, nunca comi galinhada! Mas adoooro oveira! Especialmente na sopa!
Bj
Fernanda

João Mario 30 de set. de 2009, 12:17:00  

Estava passando por aqui e deparei-me com uma galinhada simplesmente espetacular. Você deve ser muito crítica, pois daqui acho que não pecou em nenhum ponto, nem na gordura nem no arroz. Me deu água na boca. Vou tratar de comprar a galinha.
Se der me visite, será um prazer. Estou te seguindo agora.
http://picadinhodebacana.blogspot.com

Unknown 30 de set. de 2009, 22:19:00  

Kris, aprendi a galinhada com um pessoal do Paraná e é igual a sua mas eles colocam cúrcuma então uso também. Você não coloca?
Eu tenho até pequena plantação dela na casa do meu pai e uso muito ralada na hora.

Kris Nardini 1 de out. de 2009, 12:43:00  

Su, eu coloco a cúcurma no frango caipira, na galinha não... mas eu adoro!!!

Kris Nardini 1 de out. de 2009, 12:43:00  

João Mário, obrigada. Vou lá no seu blog dar uma olhadinha também.

Claudia 2 de out. de 2009, 17:41:00  

Kris, deu água na boca!
Galinhada é bom demais!

J Adão,  6 de out. de 2009, 14:23:00  

Eta muhlerada assanhada sô. Qro ver essa animação toda eh na hora de lavar as panelas

Anônimo,  6 de out. de 2009, 20:05:00  

otimo. por isso estou acima do peso
ccomida mineira é d+
robsonardin

NUNES BETO 8 de out. de 2009, 13:11:00  

Oi, Kris!
Estava sem nehuma idéia, do que fazer no sábado.
E, passando por aqui, vi a sua receita de galinhada e adorei.
Então, adivinha o que vou fazer? Galinhada claro!!
Abração

ELIZABETE 16 de out. de 2009, 02:35:00  

Olá! Quanta coisa boa sô! Fiquei atè animada em sair do regime pois com comida apetitosa assim vale apena.
Visite o meu humide blog!
Bjos!

Kris Nardini 26 de out. de 2009, 14:42:00  

Obrigada, queridos!

E aí, Nunes, fez a galinhada?

Anônimo,  14 de dez. de 2009, 12:21:00  

galinhada e bom em todos os sentidos ..kkkkkkkkkkk

Anônimo,  15 de dez. de 2009, 15:28:00  

olha eu naum sou de dar comentarios em blog

mais morri de rir com vc descrevendo a galinhada e pernil assado
achei vc muito simples e me pareçe uma pessoa sem soberba..principalmente e reconhecersuas falhas na cozinha..gostei muito

ANA DEBORA

OBS: vou ate salvar sua pag em favoritos para não perder vc de vista
tb amo cozinhar

Kris Nardini 2 de jan. de 2010, 09:53:00  

Ana Débora, eu costumo fazer dos desastres uma piada... é muito melhor assim, né?? hahahahaha

Mil beijos

Katia 3 de jan. de 2010, 20:29:00  

Vou fazer esta galinhada no aniversário do meu marido.... apesar de ele ser pernambucano, acho que vai amar esta mineirisse... bjs... amanha te posto se ficou boa...
Katia

klaussZagnoli 16 de fev. de 2010, 20:55:00  

Adorei a receita. Vou faze-la para um pessoal aqui em Porto Seguro.
Tive muita saudade de minas, da fazendinha da minha avó, lá pelos lados de Dores de Ganhães. Nunca faltava galinha bem gorda no terreiro e dentro da cozinha um senhor fogão a lenha.
Mineiro fora de Minas é mineiro cheio de saudades dessas mineirices.
Sempre que puder passarei aqui.
Parabéns!

Kris Nardini 10 de mar. de 2010, 14:54:00  

E aí,Klauss, fez a receita?
Fiquei muito feliz com o seu comentário...
Obrigada e beijos

Anônimo,  13 de mar. de 2010, 21:37:00  

Aprendi a fazer galinhada com Beto/Andreia usando açafrão da terra ralado na hora.Voce me fez lembrar de amigos que não vejo a muito tempo. Gostei muito,abraços.

klaussZagnoli 15 de mar. de 2010, 08:02:00  

Oi Kris,
Já sim, ficou maravilhosa no visual e divina no sabor.
Foi uma manhã e mais da metade da tarde de boas conversas na cozinha.
Parabéns pelo Blog. Estarei sempre aqui.

Kris Nardini 15 de mar. de 2010, 16:09:00  

Anônimo, eu uso o açafrão já seco, em pó... mas fica bão igual! rsrsrs
Beijos

Kris Nardini 15 de mar. de 2010, 16:11:00  

Klauss, que bom que a galinhada ficou boa e rendeu uma tarde gostosa. O bom de cozinhar é ter amigos por perto e um bom papo, né?
Que bom que você está sempre por aqui.

Beijão

Unknown 21 de abr. de 2010, 07:36:00  

tambem sou fã destas comidas diet,elas fazem parte de meu dia ,dia de trabalho.

beijus.

Anônimo,  21 de mai. de 2010, 21:05:00  

oi sou goiana, mas atualmente estou morando em curitiba, aqui nimguem sabe fazer uma boa galinhada socoooooroo

Elieuza Santos,  5 de jun. de 2010, 18:58:00  

Oi Kris, sou mineira como vc e vivo em POrtugal há 19 anos. Obrigada pela generosidade de partilhar conosco saberes e sabores deliciosos. Passo por aqui muitas vezes e adoro ver como vc põe toda gente bem disposta e com a mão na massa ( rsrsrs ). Faço catering e gostaria muito de partilhar experiencias culinarias contigo. Um beijo grande, Li

Cynthia,  17 de ago. de 2010, 09:02:00  

Kris, agora também vou te seguir, amei sua galhinha, mas como sou goiana e filha de mireiro de Lagoa da Prata, a nossa galhinhada não falta um acafrão fresco muidinho na hora, fica maravilhoso!!
Beijim

Kris Nardini 17 de ago. de 2010, 11:01:00  

Elieusa, por algum motivo só vi seu comentário hoje. Mas mesmo assim ainda dá tempo de dizer que vou ter prazer em trocar experiências cm você!

Um beijão

Kris Nardini 17 de ago. de 2010, 11:02:00  

Cyntia, não sei se você leu aqui no blog mas, a família toda do meu maridão é de Lagoa da Prata. Gosto muito daquela cidade...
Que coincidência boa!!!!!!!!!

Muitos beijos

Menina Arteira2 17 de ago. de 2010, 14:29:00  

Amo suas receitas e principalmente seus comentários.kkkkkk
Parece que vc tá aqui pertinho e a gente conversando.
Muito bom!
Parabéns!
Saúde,
Suce$$o.
Abração,
Fatima

Peterson,  19 de ago. de 2010, 16:26:00  

Vou fazer hoje... depois comento

Anônimo,  20 de ago. de 2010, 09:31:00  

Parabéns, Fiz a receita ontem a noite.! Show de bola.......
só coloquei um pouquinho de Curry pra dar cor... ficor excelente., Parabéns pela Dica!!!!

quero fazer em maior escala agorap ara familia toda!!....kkkkkkkk

Kris Nardini 20 de ago. de 2010, 15:48:00  

Fal, obrigadão, viu??? Fico tão feliz quando agrado vocês!

Beijos

Kris Nardini 20 de ago. de 2010, 15:49:00  

Peterson, pode fazer um panelão que dá certinho. Faz sem medo só não economize no óleo para não ficar muito seco.
Ah! E use açafrão da terra para dar cor... fica num sabor bem mineiro...

Abraços

Anônimo,  31 de ago. de 2010, 17:29:00  

kris,tbm sou mineira,mas ha varios anos moro na Italia,que delicia a comida mineira,agora mesmo jantei frango caipira con arrozinho branco e saladinha de tomate,que saudades de udia,ler o t
eu blog mi faz compania,e como se estivessemos lado a lado na cozinha,voce e muito legal e divertente,abraços,Ane

Kris Nardini 1 de set. de 2010, 08:27:00  

Mesmo aí na Itália você não deixa de comer nosso franguinho caipira, Ane? Que legal...
Fico feliz por te fazer companhia... Vocês também são meus companheiros, sabia?

Beijos

Unknown 2 de out. de 2010, 10:13:00  

Amo passar aqui, suas dicas são maravilhosa e seu blog me leva aos sonhos e saudades do meu interior de Votuporanga-SP, coloquei seu link na minha lista de blogs favoritos e se vc puder venha seguir o meu tbm, soniareginapinturaemtecidos.blogspot.com, bjsss e boa semana

Unknown 11 de jul. de 2011, 22:11:00  

Boa noite Kris, tudo bem? Amo seu blog e ele permanece na minha lista de favoritos, gostaria de dizer que tomei a liberdade de postar a Receita da Galinhada em minha Comunidade no Orkut Residência do Artesão, lá coloquei seu nome e endereço de seu blog, se tiver algum problema me avise, grata!!!bjss

Kris Nardini 12 de jul. de 2011, 09:18:00  

Olá, Sônia, fico muito honrada em ter uma receita minha na sua comunidade! Eu só fico brava quando as pessoas não dão o crédito....
Um beijão!!!!

Anônimo,  31 de ago. de 2011, 17:00:00  

O que é isso modeusodoceu? benditas sejam suas mão para continuar mostrando e fazendos estas coisas gostosas.



Parabéns

Odilon azevedo de maringá parana,  10 de fev. de 2012, 12:43:00  

Esta galinhada é de comer sonhando com a proxima

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP