Atalho do Facebook

Comida mineira- Pernil assado

>> quarta-feira, 23 de setembro de 2009




Vou contar um segredo pra vocês... Eu me perco na hora de tirar as fotos para postar aqui no blog!
Nas primeiras eu vou até bem... mas quando tenho que parar, lavar a mão, pegar a máquina, escolher o melhor ângulo, a melhor luz, lavar as mãos novamente, continuar com a receita, depois lavar as mãos novamente, pegar a máquina...
Ufa! Fico desorientada!

Desta vez não foi diferente....Fiquei doidinha mas fotografei todo o passo-a-passo.
Só que.................. adivinha?

Esqueci de tirar fotos do pernil pronto. A foto que está aqui é a foto do pernil da Ceia de Natal.

Esse pernil também foi servido para meus amigos maravilhosos, no sábado passado. Quando o almojantar saiu eu já estava de pernas pro ar, com N cervejas na cabeça e engatada num bom papo.
Eu mi si perdi e quem disse que lembrei de tirar fotos do danado assado?
Esperei a Cô me mandar uma foto que ela tirou do fogão a lenha, e que aparecia o pernilzinho, para poder postar a receita para vocês.

A idéia de rechear o pernil é, mais uma vez, dos meus pais.
Bem, nesse caso é uma herança de família, pois minha avó também faz assim.

Na verdade, eu falo pernil, mas uso sempre a paleta, que é o "pernil" dianteiro do porco.
Eu acho a carne mais macia, mais saborosa... e a paleta é sempre menor que o pernil, por isso fica melhor temperada.
Essa paleta pesava 5.3k antes de ser limpa e 4.7 k depois de ter retirado todo o excesso de gordura.

Para esse peso eu usei:


- 3 colheres, das de sobremesa, de tempero mineiro completo
- lascas de 7 ou 8 azeitonas
-100g de bacon em cubos
- 10 dentes de alho descascados
-1 cebola pequena em meia lua
-1 tomate maduro, em meia lua

Para a marinada
- 1/2 garrafa de vinho tinto seco, de boa qualidade
- 1 galho de alecrim por quilo de carne = 5 galhos
- 1 galho de manjericão por quilo de carne = 5 galhos
- meio maço de cheiro verde
- 1 colher, das de sopa, de açúcar - eu uso mascavo ou demerara
- 1 colher, das de sopa, de sal grosso
- 1 xícara de azeite
- suco de 1 limão ou 1 laranja
- 1 cebola
- Um saco plástico próprio para culinária, bem grande.
- Papel alumínio, para assar.

Modo de fazer

Em uma travessa junte a cebola, o tomate, o bacon, o alho e as azeitonas, tempere com uma pitada de tempero completo e azeite e reserve.
Limpe bem o pernil e faça furos com uma faca bem afiada. Passe o tempero completo em toda a carne.
Preencha cada corte da carne com uma porção do recheio (1 dente de alho, 1 cubo de bacon, 1 fatia de cebola, 1 de azeitona e 1 de tomate, por furo).
Bata todos os ingredientes da marinada no liquidificador.
Coloque o pernil em um saco plástico e cubra com a marinada.
Amarre bem o saco e deixe na geladeira, virando e sacudindo o saco 3 vezes ao dia, por 2 ou 3 dias.
Passado esse tempo retire o pernil do saco plástico, coloque em uma assadeira, cubra com alumínio ( a parte fosca pro lado de fora) e leve ao forno, pré aquecido em temperatura média, por 3 horas.
Retire o alumínio, e espete um garfo no centro da carne. Se o caldo sair transparente o pernil já está assado, regue a carne com o caldo que se formou, aumente a temperatura do forno e deixe a carne por mais 1 hora, ou até que ele fique bem corado.
Se ao espetar a carne o caldo sair vermelho ou rosado, tampe novamente com o alumínio e leve ao forno por mais 30 ou 40 minutos antes de colocar para corar.
Coe o caldo que se formou na assadeira, desengordure e engrosse com um pouquinho de farinha de trigo e sirva acompanhando o pernil.

No slide abaixo e mostro o passo-a-passo da receita!


23 comentários:

Sarah 23 de set. de 2009, 15:55:00  

Kris, as já dá pra imaginar o resultado!!! Amooooooooo toda a mineiridade....

Bjo

Cô,  24 de set. de 2009, 00:22:00  

Kris,
Eu como testemunha ocular (ou melhor, paladar...) deste pernil, vim dizer que vai ficar fácil entre um dos melhores pratos que já comi...
(Cô)

Kris Nardini 24 de set. de 2009, 09:12:00  

Nossa ! Um elogio desse vindo da Cô me mata de alegria!

Cô, na próxima vez você fará uma daquelas massas maravilhosas, e que todos elogiam, pra mim, viu?

Anônimo,  24 de set. de 2009, 19:22:00  

Oi Kris
Eu sou doidinha por comida mineira, devo ter sido mineira em outra encarnação! Primeira vez que visito seu blog e ja favoreitei! Voltarei muitas vezes!
Bj
Fernanda

therezinha,  23 de out. de 2009, 17:00:00  

AMIGA ADOREI SEU BLOGS. É UMA MARAVILHA.

Therezinha 23 de out. de 2009, 17:03:00  

Amiga adorei seu blogs´.É uma maravilha.

Kris Nardini 26 de out. de 2009, 14:41:00  

Obrigada, Therezinha!

Um beijo

Carol Manzan 25 de dez. de 2009, 19:18:00  

Kris! Fiz esse pernil agora no natal (nunca tinha feito nenhum tipo de carne grande antes) e ficou simplesmente MARAVILHOSO!! TODOS na minha família elogiaram muito, lamberam os dedos!
Obrigada pela ajuda!
Um grande beijo,
Carol

Anônimo,  29 de dez. de 2009, 13:26:00  

Kris,

Adorei a sua receita ficou uma MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
OBRIGADA.
FELIZ ANO NOVO!!!!
LIA

Anônimo,  31 de dez. de 2009, 18:20:00  

Parabéns, a culinaria mineira tradicional é simpleste maravilhosa, essa receita me deu água na boca literalmente. Estou preparando 4 kg de pernil, paleta pra ser mais exato, também acho que a carne é mais macia. Feliz 2010. Abraços.
Att. Piero

Kris Nardini 2 de jan. de 2010, 09:50:00  

Que bom que vocês curtiram o pernil! Eu também adoro!!!
E ele foi o recordista de acesso do blog nesse final de ano! Desde o dia 20/12 a receita de pernil tem sido visualizada por mais de mil pessoas, diariamente! Fico feliz por poder ajudar e mostrar a minha culinária para tantas pessoas!

Anônimo,  11 de nov. de 2010, 19:10:00  

Estava procurando uma receita como esta.
Vou fazer pro natal.

obrigada

Léia.

Anônimo,  26 de nov. de 2010, 22:03:00  

como se faz para assar um pernil num forno a lenha

Anônimo,  26 de nov. de 2010, 22:05:00  

como se prepara um forno a lenha para assar um pernil

Kris Nardini 16 de dez. de 2010, 08:58:00  

Não entendi... você quer preparar ou aquecer o forno?

Anônimo,  31 de dez. de 2010, 19:31:00  

PREPAREI O MEU PERNIL PARA A PASSAGEM 2010 / 2011. FIZ TUDO COMO MANDA O FIGURINO. SÓ NÃO SEI COMO FICOU POIS SÓ VOU COME-LO + OU MENOS ÀS 00:00 HS E AGORA AINDA SÃO 19:30 HS.TOMARA QUE TENHA FICADO UMA DELÍÍÍÍÍÍÍCIA FELIZ 2011 PARA TODOS. DEPOIS EU DIGO O RESULTADO DO PERNIL À MINEIRA.
-GIVANILTON
-GUANAMBÍ - BAHIA
-BRASIL.

Kris Nardini 5 de jan. de 2011, 09:10:00  

E aí, Givanilton, o pernil ficou bom?

Abraços

Claudiane Vieira 10 de ago. de 2011, 10:29:00  

Parabéns pelo blog! Tá demais!
http://tecendoossabores.blogspot.com/
Bjo.

Tiago Bonfim,  23 de dez. de 2011, 08:41:00  

Kris pode ser feito com pele ou tem que ser sem pele? bj.

Kris Nardini 26 de dez. de 2011, 08:30:00  

Tiago, acho que agora já é tarde demais para falar, né? Mas pode ser feito com pele, sim. No final eu dou um choque térmico na pele: tiro do forno, passo gelo por toda a pele e depois jogo óleo fervente. A pele fica pururucada.

Abraços

Anônimo,  8 de fev. de 2012, 20:53:00  

Oi kris muito prazer em conhecer vc adoro ver seu blog pois nele eu encontro as receitas mineira mais gostosa! Vc deve ser ma pessoa maravilhosa, obrigado por vc compartilhar com tanto carinho suas receita !Drika

McJD 2 de jan. de 2013, 01:35:00  

Cara Kris, boa noite! Só queria deixar um grannnnde agradecimento por compartilhar suas receitas, em particular essa do pernil assado. Tirando algumas adaptações necessárias (acabei comprando dois pedaços de 2Kg do pernil traseiro, com osso) segui sua receita à risca, e o resultado foi maravilhoso! A carne ficou 2 dias na marinada, cozinhou exatamente no tempo mencionado na receita e ficou extremamente macia e saborosa! Esse foi um dos pratos principais de uma ceia de reveillon que preparei com uns amigos, e hoje de manhã só restaram os ossos na travessa pra contar história! Mais uma vez, muito obrigado por manter esse blog e por compartilhar sua paixão pela comida bem feita! Um grande abraço e um excelente 2013 para você e sua família!

Blog Mel e Pimenta 22 de fev. de 2013, 12:20:00  

Kris
Acabei de conhecer seu blog e amei essa receita e todo seu blog.
Vou preparar esse pernil em breve.
Parabéns pelo blog.

Visite meu blog www.melepimenta.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP