Atalho do Facebook

Fricassê de frango

>> terça-feira, 15 de setembro de 2009






O prato de hoje é em homenagem à minha cunhada Regina, que ama frango e que me ligou ontem para comentar e elogiar o blog.

É também uma homenagem aos meus leitores e um agradecimento aos milhares de acessos que tive em Agosto.

Comecei esse blog como uma forma de passar o tempo e tenho tido bons momentos com ele, desde então. Nunca imaginei que poderia ajudar tantas pessoas com receitas que faço no meu dia-a-dia.
Gosto muito de ajudar, de ensinar... e gosto ainda mais de aprender.
Prometo que vou me aprimorar, aprender mais e mais e passar tudo para vocês.

Hoje fiz fricassê de frango.

Fricassê- do francês fricassée, do verbo fricasser, guisar, talvez formado a partir de frire, fritar, tendo também o sentido de comer, como na expressão "il n'y rien à frire" (não há nada para comer), seguido de casser, partir, quebrar. Outros viram a origem remota no latim frigicare, fritar, mas a presença do provençal fricar, fritar, que teria servido de transição, não pôde ser comprovada. Fricassê é um guisado de vitela ou frango, cortados em pedaços e cozidos em molho bem temperado e abundante. De início escrito em francês fricassée, está em nossa culinária desde o século 18.


Meu fricassê é bem simples.... Muita gente usa molho bechamel (molho branco), mas eu não gosto muito de receitas que levam molho bechamel puro, faço de outra forma.

Agora a receita...
Essa receita rende dois refratários pequenos ou 1 grande, que serve bem 8 pessoas.

Para o frango:

1.3 k de filé de peito de frango em tiras de 4 cm
1 litro e meio de água
1 folha de louro
3 dentes de alho, com casca
1 cebola em 4 partes
1 cenoura em 4 partes
1 talo de salsão, em 4 partes (opcional)
1 colher, das de sobremesa, de sal

Em uma panela de pressão, coloque a água e espere ferver. Acrescente os outros ingredientes, tampe a panela e conte, à partir do chiado da panela, 10 minutos e desligue o fogo.
Aguarde a pressão sair completamente, abra a panela e retire os pedaços de frango.
Com a ajuda de 2 garfos, desfie o frango.

Eu nunca sujo as mãos para desfiar carnes. A melhor maneira de desfiar é usando o método dos dois garfos.
Basta retirar, antes de cozinhar, TODA a gordura da carne (seja boi, frango, peixe ou porco) e cortar em tiras de 4 cm e levar ao fogo até ficar bem macia.
Depois, com a ajuda de um garfo, segure a tira de carne e com o outro você vai soltando lasquinhas e desfiando.
Esse, também, é o melhor método de desfiar carne de sol e charque para fazer escondidinho.

Reserve o frango desfiado e congele o caldo do cozimento para ser usado em sopas, risottos ou qualquer outra receita que leve caldo de frango.
Eu costumo congelar em forminhas de gelo, depois solto os cubos e passo para um saquinho e mantenho no freezer. Quando preciso de um caldo, no lugar dos cubinhos comprados, uso os meus cubinhos congelados.

Outros ingredientes:

6 espigas de milho, em grãos
1 colher, das de sopa, de manteiga
4 dentes de alho, amassados
1 cebola média, bem picada
o frango desfiado reservado
2 tomates maduros, bem picados
1 colher, das de sopa, de extrato de tomate
sal e pimentas a gosto
salsinha e cebolinha a gosto
1 litro de leite
2 colheres, das de sopa, de farinha de trigo
1 copo de requeijão cremoso
300 g de mussarela com dois Ss ralada na parte grossa do ralo
batata palha, a gosto

Aqueça uma panela com a manteiga e acrescente o alho e a cebola.
Mexa por 2 minutos e acrescente o milho.
Refogue o milho, mexendo sempre, por 4 ou 5 minutos e acrescente o frango, o extrato e os tomates.
Cozinhe por 3 ou 4 minutos e acrescente o leite.
Espere o leite ferver e peneire a farinha de trigo por cima do refogado de frango.
Mexa bem, até que o leite engrosse e se forme um creme.
Tempere com sal, pimentas e cheiro verde e reserve.

Unte um refratário com manteiga e coloque metade do refogado de frango.
Cubra com a mussarela.
Junte 1 copo de requeijão ao refogado que sobrou na panela e cubra a mussarela com o frango com requeijão.
Leve ao forno médio (220 graus), pré aquecido, por 30 minutos.
Retire do forno, cubra com batata palha e sirva acompanhado de arroz branco.

Algumas dicas para a receita:

Eu não gosto muito de milho em lata, prefiro o milho verde, em espiga. Mas você pode usar 2 latas de milho no lugar do milho verde.
Faço todo tipo de fritura em casa mas me nego a fritar batata palha. Compro sempre a batata já frita. Se você for comprar procure as que não são fritas em gordura hidrogenada ou as que não tem gordura trans, que fazem muito mal a saúde.

No slide abaixo eu mostro o passo-a-passo da montagem do fricassê.





Agora que eu vi que a foto ficou toda marcada por causa do vapor da panela que foi na lente... hahahahahaha
Me desculpem!

23 comentários:

Fabiano 21 de set. de 2009, 10:21:00  

hummm... ficou bonito... deu até fome...
a doidinha adora...

Anônimo,  20 de out. de 2009, 10:49:00  

maravilhosa

Kris Nardini 26 de out. de 2009, 14:45:00  

Anônimo, maravilhosa é a receita ou sou eu? hahahahahahaha

Anônimo,  30 de out. de 2009, 15:09:00  

parece ter ficado mto bom!! o dificil é fazer e ficar igualzinho!
mais num cuta nada tentar!!

Anônimo,  11 de nov. de 2009, 00:55:00  

muito boa essa receita, moro no EUA..irei fazer aqui p almço com os amigos acho q vão adorar

Kris Nardini 13 de nov. de 2009, 23:28:00  

Podem fazer que fica muito bom!

Anônimo,  12 de dez. de 2009, 17:09:00  

Kris vou fazer amanha pra um casal de amigos que vao almocar em minha casa e depois te falo o que deu rsrs
Obrigada pela receita!Sandra

Takahashi Zero~ 31 de dez. de 2009, 20:35:00  

Amei sua receita...peguei rapidinho na internet na vespera de Ano Novo e estou fazendo para meu marido que eh americano e nunca comeu e nem faz ideia do que eh Fricasse. Moramos na Florida - EUA - e nossa cozinha eh totalmente brasileira...meu marido e nossos amigos estao maravilhados com nossa culinaria....Obrigada um beijo e Feliz Ano Novo.
Valeria

Valeria,  31 de dez. de 2009, 20:41:00  

Oi...amei sua receita, peguei rapidinho no seu blog e estou cozinhando para o Ano Novo. Estou fazendo para meu marido que eh americano e nunca comeu um Fricasse... Moramos na Florida - EUA - e estou adaptando nossa culinaria brasileira aos costumes daqui ....todos estao amando nossa comidinha...Beijo e Feliz Ano Novo

Kris Nardini 2 de jan. de 2010, 09:51:00  

E aí, amigas, a receita ficou boa? Estou doida pra saber se fez sucesso!


Beijos

Anônimo,  20 de fev. de 2010, 22:00:00  

...Sao 00:59 aqui na Alemanha, acabei de preparar nosso almoco de domingo.
Sua receita é maravilhosa!!!!
Keila

Kris Nardini 10 de mar. de 2010, 14:52:00  

Olá, Keila...
Que delícia saber que minhas receitas estão indo tão longe!
Fiquei MUITO FELIZ!!!!!!!!!

Um beijão

Anônimo,  23 de mar. de 2010, 18:02:00  

ameii esta receita fiz em ccaasa !e fikei maravilhadaa !alem de boa e super facil ..

Anônimo,  26 de mar. de 2010, 07:39:00  

Parece interessante ela faz modificções mas com certeza deve ficar gostoso

Perpétua Brandão

Kris Nardini 29 de mar. de 2010, 23:12:00  

Que bom que vocês gostaram...

beijos

Anônimo,  4 de abr. de 2010, 23:22:00  

Kris,
AMEI essa receita!
Estou morando nos US e estava com vontade comer alguma coisa bem caseira... Substitui o requeijão (que não é tão fácil de achar aqui) pelo cream cheese. Deu certo!
Estou adorando seu blog! Sou mineira também e adoro cozinhar...
beijos,
Francine

Anônimo,  16 de abr. de 2010, 06:41:00  

Kris, sua receita fez um sucesso sem par, e faz parte de meus poucos favoritos, fiquei impressionada como com tao poucos ingredientes se faz algo tao gostoso, o sbor do frango no caldo é maravilhoso, msm ele só no caldinho fica ótimo.
Parabéns ppor dividir conosco suas receitas.
Abs Keila

Anônimo,  16 de abr. de 2010, 06:41:00  

Kris, sua receita fez um sucesso sem par, e faz parte de meus poucos favoritos, fiquei impressionada como com tao poucos ingredientes se faz algo tao gostoso, o sbor do frango no caldo é maravilhoso, msm ele só no caldinho fica ótimo.
Parabéns ppor dividir conosco suas receitas.
Abs Keila

Kris Nardini 26 de abr. de 2010, 08:57:00  

Fico tão feliz quando minhas receitas fazem sucesso... Obrigada, meninas!

Beijos

Unknown 7 de jan. de 2011, 18:11:00  

nossa kris faz tempo que estou procurando uma receita de fricassê diferente,amei a sua fez muito sucesso...Beijão

Cris,  12 de abr. de 2011, 10:13:00  

Vou fazer amo cozinhar.

PedrooCozinheiro,  21 de out. de 2011, 15:45:00  

Olá , me interessei muito pela receita, tambem tia regina e por acaso ela adora frango!!!
Porem não encontro essa mussarela com dois Ss, poderia me dizer aonde posso acha-la?

Kris Nardini 21 de out. de 2011, 19:31:00  

Pedro, foi só uma piada com a forma de escrever muçarela. ;-)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP