Atalho do Facebook

Brandade de bacalhau com crocante de presunto serrano

>> quarta-feira, 14 de outubro de 2009




Eu já estava com saudades de postar minhas receitinhas aqui para vocês... mas minha semana foi tão corrida que mal tive tempo de cozinhar.
Minha filhota do meio está fazendo 15 anos agora em Outubro e, por isso, estou por conta dela.
Ela trocou a festa (que a mãe babona queria taaaaaaaaaanto e já tinha organizado tudo) por um presente mas, do book de fotos eu não abri mão. Na semana passada ela tirou as fotos e eu acompanhei tudo. As fotos ficaram lindas. Depois eu vou postar algumas para vocês verem!

No feriado minha irmã veio de Poços de Caldas com toda a família, inclusive meu sobrinho neto Bruno, O Marquinhos veio de Brasília com a Maria Eduarda e o Gabriel, e reunimos o restante da família Nardini na nossa chácara.
Na segunda fui almoçar na casa da minha cunhada Érika e comi muuuuito. Estava tudo delicioso.

Posso dizer que meu final de semana foi de excessos.
Excesso de comida, de bebida, de risadas, de carinho...

Hoje resolvi usar umas lascas de bacalhau que eu ainda tinha no freezer e me lembrei de uma receita do Chef Chico Ferreira que eu tinha pensado em fazer na semana santa.
Na época optei pela bacalhoada mas hoje coloquei em prática a receita que me fez babar desde que vi.

No vídeo com a receita do Chef Chico não tinha medidas, apenas os ingredientes. Vou passar minhas medidas...

Para o bacalhau:

800 g de lascas de bacalhau, já dessalgadas
2 dentes de alho, inteiros
10 grãos de pimenta do reino, inteiros
1 galho de salsinha
1/2 litro de leite

8 batatas médias
2 litros de água

1 xícara de azeite EV
6 dentes de alho bem picados
o bacalhau cozido e desfiado
a batata espremida
300 ml do leite do cozimento do bacalhau
100 ml de creme de leite fresco
sal a gosto

Para decorar:

15 azeitonas pretas de boa qualidade
1/2 xícara de azeite EV

100 g de presunto serrano em cubinhos
1 colher, das de sopa, de azeite

salsinha bem picada

Modo de fazer o bacalhau:

Dessalgue as lascas de bacalhau e leve para ferver com o leite, o alho, as pimentas e a salsinha. Cozinhe por 15 minutos, escorra, descarte as pimentas, o alho e a salsinha e reserve o leite.
Desfie as lascas, tomando cuidado para não deixar nenhuma espinha. Reserve.

Faça um corte raso ao redor das batatas, coloque em uma panela com água fria e leve para ferver. Deixe a panela no fogo até as batatas ficarem macias. Escorra a água quente e mergulhe as batatas em água gelada. Segure a batata pelas pontas e puxe as cascas. O corte feito antes de cozinhar vai fazer com que a casca saia inteira, sem mãos queimadas.
Passe as batatas pelo espremedor, com elas ainda quentes. Reserve.

Aqueça uma panela com azeite e alho e espere o alho alourar. Acrescente o bacalhau e refogue por alguns minutos. Coloque a batata espremida, mexa bem até incorporar e acrescente o leite do cozimento do bacalhau e o creme de leite.
Use o fouet (batedor de arame) para misturar bem. Cozinhe até a batata começar a desgrudar da panela.
Acerte o sal e reserve.

Modo de fazer a azeitona:

Com a lateral de uma faca, amasse as azeitonas. Isso facilita a retirada dos caroços. Pique bem miudinho, junte o azeite e reserve.

Modo de fazer o presunto crocante:

Pique o presunto serrano em pequenos cubinhos e frite com 1 colher de azeite em uma frigideira.
Quando os cubinhos estiverem crocante é só passar por uma peneira e depois colocar em papel toalha para retirar o excesso de óleo. Reserve.

Montagem do prato:

Com um aro ( se você não tiver um aro de inox basta cortar um cano PVC em aros do tamanho escolhido) molde a brandade de bacalhau no centro do prato, cubra a brandade com os crocantes de presunto e decore as laterais com o molho de azeitonas e salsinha picada.

No slide abaixo eu mostro o passo-a-passo da receita da Brandade de Bacalhau com Crocante de Presunto Serrano.


9 comentários:

Tati - Panelaterapia 14 de out. de 2009, 22:43:00  

Andou sumida mas voltou com uma receita arrasadora!!!! Coisa linda!!!
Kris fiquei de boca aberta em saber que vc tem uma filha de 15 anos, e nem é a mais velha!!!
Sua carinha na foto parece tão nova!!! Foi mamãe com 13 anos?
Depois coloca as fotos da sua gatinha aqui p/ gente ver!!!
Bjs

Priscila Beneducci 18 de out. de 2009, 08:27:00  

Brandade de Bacalhau, é um prato que não sai do cardapio do D.O.M. do Chef Alex Atala em SP. Ele serve acredita com um fundinho de Coulis de Feijão Preto (nosso batidinho mesmo grossinho), com caminha de couve manteiga. Estilo dele. O seu está tão chique quanto do Alex Atala. Parabens Kris, sua cozinha e um show! Beijao Pri

Fabiano 22 de out. de 2009, 11:48:00  

hummm... esse foi o que vc me mandou?
Delícia... bjs

Luciana Pordeus,  26 de out. de 2009, 00:21:00  

tô com saudades de suas receitas!
espero que esteja tudo bem com você!
Luciana

Kris Nardini 26 de out. de 2009, 14:40:00  

Luciana, tô de volta!
O motivo do sumiço foi bom... até já contei!!!

Um beijão

Kris Nardini 26 de out. de 2009, 17:48:00  

Tati, fui mãe as 20!!!
Vou procurar uma foto dos 3 pra colocar aqui para você ver...
Essa carinha de nova só engana...hahahahaha

Anônimo,  21 de fev. de 2010, 20:23:00  

Amei essa receita,posso servir como mini porção no casamento de minha filha?Beijos

Kris Nardini 10 de mar. de 2010, 14:51:00  

Ai, espero que ainda possa ajudar! Demorei tanto para responder! É claro que pode servir no casamento da sua filha. Servia no aniversário da minha e foi o maior sucesso!
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP