Atalho do Facebook

Escaldado ou bamba de couve

>> domingo, 4 de outubro de 2009




Ontem estava muito quente aqui em Uberlândia... mas eu estou dodói e mesmo com o calor resolvi comer uma sopinha.
Desde quinta-feira eu estava sentindo dores no corpo, de cabeça e mal estar. No sábado a gripe chegou com gosto!
Nariz escorrendo, tosse, dor na garganta e no peito... e uma fraqueza danada! Ontem no almoço fiz só um alho e óleo e o maridão grelhou uma fraldinha. Fiquei a maior parte do tempo na cama.

À tarde fomos convidados para ir na chácara dos avós do meu genro chupar jabuticaba. Existe coisa melhor que comer jabuticaba do pé? Me levantei e fui, animada!
Nem me lembrei da gripe quando estava lá...

É muito bom quando gostamos da companhia, do papo e quando somos tão bem recebidos. E minha tarde foi assim... com pessoas muito agradáveis, com um bom papo e num lugar maravilhoso.
Sem contar nos pés LOTADOS de jabuticaba e no MARAVILHOSO bolo de fubá, quentinho, que foi servido.

Galvão e genro, obrigada pelo convite! Foi uma ótima tarde.

E não voltei da chácara de mãos vazias. Voltei com uma sacola cheia de jabuticabas e folhas fresquinhas de couve.

Com as jabuticabas fiz uma geléia que deixei passar do ponto quando chegou uma visita... Mesmo assim vou mostrar como ficou no próximo post.

Com a couve fiz um escaldado de fubá, também chamado de bamba de couve.

Escaldado sempre coloca qualquer doente pra cima, né?

A receita é muito fácil.

- 1/2 quilo de peito de frango cozido, desfiado e refogado em alho e manteiga - Aqui eu ensino como cozinhar e desfiar
- 2 litros do caldo do cozimento do frango
- 1 xícara bem cheia de fubá
- 3 dentes de alho espremidos ou 1 colher de pasta de alho caseira
- 1 colher de azeite
- 4 folhas de couve lavadas e rasgadas grosseiramente
- 5 ovos ( ou 1 ovo por pessoa)
- pimenta ardida a gosto
- sal a gosto

Cozinhe, desfie e refogue o frango em manteiga e alho. Reserve.
Retire 1 copo e aqueça o restante do caldo do cozimento do frango. Reserve.
Aqueça uma frigideira e coloque o azeite e o alho. Espere o alho alourar e acrescente o fubá, mexendo bem. Torre o fubá por 2 minutos e desligue o fogo. Continue mexendo até o fubá amornar.
Misture o caldo reservado ao fubá e mexa até não ter mais nenhum grumo.
Despeje o fubá no caldo fervente e mexa muito bem com um fouet, para que ele fique bem liso.
Se achar necessário, use um pouco mais de fubá para engrossar.
Acerte os temperos e coloque os ovos, de um em um.
Não mexa o escaldado depois que colocar os ovos.
Ferva por 3 minutos, desligue o fogo, junte a couve, mexa cuidadosamente para que as gemas não estourem e sirva, colocando 1 gema inteira em cada prato.

Me senti tão bem depois do escaldado que hoje acordei bem melhor da gripe!




4 comentários:

Dani Oliveira 2 de jun. de 2010, 10:07:00  

Hummm, adoro isso Kris, mas eu tenho costume de fazer com farinha de rosca.

Kris Nardini 2 de jun. de 2010, 12:06:00  

Dani, eu também uso farinha de rosca às vezes... mas o fubá torrado dá um gostinho tão bom!!!!

juliana carvalho,  22 de jun. de 2010, 10:11:00  

Oi Kris! Sabe que minha mãe tem mania de fazer escaldado pra quem está gripado. No casamento da minha irmã mais nova, o povo tava numa gripe danada, inclusive a noiva coitada! Minha mãe pulou pra cozinha, fez uma panelada de escaldado e todo mundo tomou antes da cerimônia..foi tiro e queda!! Beijos!!!

Kris Nardini 24 de jun. de 2010, 16:31:00  

hahahahaha
Imagino a cena, Ju... Todo mundo se aprontando pro casamento e sua mãe servindo escaldado! Mãe minera é assim mesmo!!!

Beijão

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP