Atalho do Facebook

Polpetones

>> quinta-feira, 5 de novembro de 2009



Eu AMO polpetones!
Uma vez a minha amiga Cozete Gelli, criadora e criatura da Sinhazinha , passou uma bela receita em um fórum que eu participava e foi a maior febre! Todo mundo fazendo a receita da Cozete.
Me lembro que fiz e apaixonei.
Hoje fiquei morrendo de vontade de comer os polpetones da Cô mas não me lembrava a receita de cabeça.
Fiz a minha receita, mas ainda estou salivando pelos polpetones da Cô.
A Cozete não é só uma maravilhosa designer de acessórios... ela também arrasa na cozinha e por muitos anos foi proprietária de uma bela rotisseria em SP.
Dizem que boa mesmo é a feijoada da Cô. Já virou até lenda!
Mas essa lenda eu vou provar em breve!
Aguardem fotos e notícias!
E de lá trago, também, a receita dos polpetones legítimos da Cô!

Com ela aprendi, além de tantas outras coisas boas, não só de cozinha, a usar moldes -eu acho que ela usa formas- para os polpetones recheados.
Desta forma eles ficam ótimos e o queijo não sai pelas bordas quando vamos fritar.
Me lembro também que a receita dela era assada... mas, para manter meu corpinho de foca, preferi fazer fritos!

Para 18 polpetones grandes eu usei:

1 e 1/2 k de patinho moído
1 e 1/2 colher, das de sobremesa, de tempero caseiro
1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 cebola ralada na parte fina do ralador
2 colheres, das de sopa, de farinha de trigo
1 pão francês amanhecido, sem casca, demolhado em 3 colheres de água
100 g de mussarela com dois SSs em fatias grossas

Para empanar:

2 ovos batidos com 80 ml de água
200 g de farinha de rosca

Óleo para fritar

Para gratinar:

- molho de tomate caseiro - tomates maduros batidos no liquidificador, peneirados e cozidos por 3 horas, depois é só refogar em azeite, cebola e alho e acertar temperos. Você pode usar tomates pelados refogados que também fica ótimo.
- Queijo parmesão ralado na hora
- Orégano, tomilho ou manjericão frescos para decorar


Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 1 hora.
Em pequenos aros, coloque uma porção de carne, um quadradinho de mussarela, outra de carne e aperte bem.
Retire os aros e acerte com as mãos, no formato desejado. Alguns fazem bolotas, eu prefiro mais achatados.
Passe pelo ovo batido com água e pela farinha de rosca, acertando com as mãos bem firmes.
Frite em óleo não muito quente, por aproximadamente 4 minutos. Escorra bem e reserve.
Assim que terminar de fritar todos os polpetones, forre um refratário com 1/3 do molho, coloque os polpetones, cubra cada polpetone com 1 concha de molho e leve ao forno pré-aquecido em 200 graus por 20 minutos. Ele vai acabar de cozinhar no forno.
Cubra com queijo parmesão ralado e volte para o forno por 2 minutos.
Sirva com uma boa massa ou com arroz e salada de folhas, como servi hoje.

No slide abaixo eu mostro o passo-a-passo da receita de polpetones.

4 comentários:

www.culinariasaborecor.com 6 de nov. de 2009, 00:25:00  

Ficaram uma delicia, eu também gosto com o molho caseiro. beijinhos

marcel gussoni 12 de nov. de 2009, 22:53:00  

Kris!
Eu adoro as "porpetas", devem ter ficado deliciosas! Vou arriscar aqui.. :)

bjos

Kris Nardini 13 de nov. de 2009, 23:26:00  

Suely, com molho caseiro fica muuuuito melhor, né?
Beijos

Kris Nardini 13 de nov. de 2009, 23:27:00  

Marcel, pode arriscar pq fica delicioso.
Fiz essa semana de entrada para um jantar com amigos e foi o maior sucesso!!!
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP