Atalho do Facebook

Ceia de Natal

>> segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Olá, amigos!
Fiquei um tempão sem aparecer, né?
Tenho até que pedir desculpas à todos que postaram comentários e que só hoje eu autorizei a postagem.
Eu estava na maior correria e não tive tempo de entrar por aqui. Prometo que a tarde eu respondo todos!

Antes de mais nada quero desejar Feliz Natal atrasado para todos os meus leitores! Espero que o Natal de vocês tenha sido tão bom quanto o meu.

O meu foi ótemo!!!!
Fui para Poços de Caldas comemorar com minha irmã Karla, com o cunhado Ulisses, os sobrinhos Pedro, Mateus e Maria e o sobrinho neto Bruno.
Foram 4 maravilhosos dias.
Turma, obrigada pela acolhida e pelos dias que passamos juntos.
Foi tudo perfeito!

A ceia foi feita a 4 mãos. Tudo regado a muita cerveja e muita conversa.
Como ganhei uma máquina fotográfica MA-RA-VI-LHO-SA do maridão tirei foto de tudo... Só que, como sou preguiçosa e não li o manual, estou apanhando um pouco e algumas fotos ficaram sem foco.
Posto as que se salvaram.

Para variar, fizemos comida demais.
Fartura é uma mania nossa e sobrou comida até para a ceia do Natal de 2010!

Arroz com castanhas

Esse é fácil!
Basta fazer uma porção de arroz, da forma que eu ensinei aqui e escolher as castanhas de sua preferência.
Nós usamos castanha do pará, nozes, castanha de caju e amêndoas picadas grosseiramente e douradas em manteiga clarificada.
Lá eu não tinha manteiga clarificada e, por isso, usei manteiga normal.
Aí é só misturar o arroz com as castanhas e salpicar cheiro verde (que eu ADORO)!
Pronto, fácil assim!

Ah! As amêndoas estavam com casca e, para despelar, eu tenho uma ótima dica. Aqueça bem 2 copos de água e coloque as amêndoas de molho na água fervente por 2 minutos. Aí é só apertar a amêndoa que a pele sai na maior facilidade.

Tender com frutas frescas

Outro prato facílimo.

Compre um tender bolinha pesando mais ou menos 1 quilo e meio.
Faça um envelope com papel alumínio e coloque o tender dentro do envelope, em uma assadeira.
Esprema 3 laranjas, junte 80 ml de mel e 100 ml de vinho branco seco e misture bem. Cubra o tender com essa calda, feche o envelope e leve ao forno em temperatura média por 30 minutos.
Abra o envelope, quadricule o tender com uma faca afiada, pincele com a calda e volte para o forno por mais 30 minutos, pincelando a cada 5 minutos. Aí é só decorar com cravos e frutas frescas e servir.
Eu só péssima no quesito decoração.
A Karla decorou tudo.
Olha só que coisa mais linda esse coco!

Chester com ervas e velas de castanha do Pará


O Chester já vem temperado mas eu preferia que não viesse.
Por isso, quando ele está descongelado, eu dou uma boa lavada nele e re-tempero.
Uso sal com alho e pimenta, um pouco de vinho branco e manteiga com ervas.
A manteiga com ervas é simples. Basta usar ervas frescas de sua preferência, bem picadinhas, e misturar em 3 colheres bem cheias de manteiga e uma pitadinha de sal. Eu usei manjericão e salsinha.
Eu descolo a pele do chester, com cuidado, e coloco manteiga de ervas entre a pele e a carne. Faço isso nele todo.
Aí é só cobrir a ave com alumínio e levar ao forno por 40 minutos.
Depois desse tempo eu tiro o papel alumínio, rego com a manteiga de ervas que derreteu e se juntou na assadeira e asso até corar.

Para decorar a Karla fez essas velas maravilhosas de castanha do Pará. Basta afiar a ponta da castanha, como se fosse um lápis, e usar um damasco seco como suporte. Na hora de servir é só acender as castanhas. Elas ficam parecendo velas. A coisa mais linda!!!

Paleta assada e farofa espanhola ou farofa molhada



O pernil eu fiz da mesma forma que sempre faço e que já ensinei para vocês aqui. Essa parte coradinha que aparece era uma fina camada de gordura que eu deixei dar uma tostada no grill para poder devorar sem culpa. Ai, eu amo pernil!

A farofa molhada é um caso a parte. Ela é um prato que meus pais serviam em todo Natal e que é sucesso na nossa família. Natal sem farofa molhada não é Natal, para nós.
Essa ficou por conta da Karla. Eu só ajudei na preparação dos ingredientes.

A receita:

8 pães tipo francês (ou cacetinho em outros lugares) grosseiramente picados
300 ml de leite
1 pitada de sal

Umedeça o pão com o leite temperado com sal e deixe descansar por 30 minutos.

100 ml de azeite EV
8 dentes de alho em lâminas
1 cebola grande em cubos pequenos
8 tomates sem peles e sem sementes, em pedaços grandes
1 colher de extrato de tomate
tempero completo a gosto
pimenta ardida a gosto ( essa farofa tem que ser picante, nós usamos bastante pimenta)
os pães umedecidos
250 g de presunto fatiado e quadriculado
6 ovos cozidos e picados em 8 partes
200 g de azeitonas pretas
salsinha e cebolinha finamente picadas
azeite para regar

Aqueça uma panela com o azeite e coloque o alho, e logo em seguida a cebola. Junte os tomates e o extrato assim que a cebola murchar. Tempere bem e deixe cozinhar, com a panela tampada, por 15 minutos. Junte o pão umedecido, incorpore muito bem o pão com o molho e deixe no fogo por 2 ou 3 minutos. Acerte os temperos, junte o presunto e a salsinha e, na hora de servir, junte as azeitonas, os ovos e regue com uma boa quantidade de azeite.

Depois ajoelhe e coma rezando!
Como diria meu amigo René, fica bestial!

Para beliscar a Karla fez uma maravilhosa cesta de frutas....


.... E um mix de castanhas!
Tinha queijos e embutidos também mas eu me esqueci de fotografar!



A sobremesa eu levei daqui de Uberlândia. Encomendei chapéu de Napoleão e camafeu de nozes da melhor doceira da cidade, a Inês.
Se alguém quiser encomendar esses doces basta ligar pra ela no 3236-4642.


A leitoa do dia 25 é um capítulo a parte.
Essa eu vou deixar para outra postagem!!!!!

6 comentários:

marcel gussoni 28 de dez. de 2009, 16:57:00  

Cris,
que bela Ceia, tudo está com uma cara ótima!

O molho do Tender tá bem igual mesmo, mas o seu ficou beeeem mais bonito..:)

bjos

Tati - Panelaterapia 28 de dez. de 2009, 23:53:00  

Tudo lindo! Parece ceia de revista gourmet!
Querida, que seu 2010 seja maravilhoso e que só tenha surpresas boas, para você e sua família! Muita saúde, paz e alegria!!!

Queria pedir uma gentileza:
O panelaterapia está de casa nova. Se você puder atualizar o endereço na sua lista de blogs eu ficarei muito grata:

http://www.panelaterapia.com

Bjs

Priscila Beneducci 2 de jan. de 2010, 03:52:00  

Kristine que ceia linda!

Tudo maravilhoso. Voce esta de parabens como sempre.

Muitas felicidades em 2010.

Priscila

Kris Nardini 2 de jan. de 2010, 09:44:00  

Obrigada, pessoal!!!
Mas ceia só está tão linda pq contei com o dom de decoração da minha irmão, Karla.

Anônimo,  30 de jan. de 2011, 11:08:00  

tá tudo muito bom, tudo muito bem. mas, essa ceia esta fora dos meus padrões. Ganho uma merreca danada de ruim.

Consuelo,  1 de dez. de 2011, 17:18:00  

Consuelo
Procurando uma receita de strogonoff de uva encontrei a sua. Nunca ri tanto lendo uma receita!!! Como eu moro em casa e meus irmãos em apartamento, todo ano fico com a casa cheia e passo por mesmo stress.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP