Atalho do Facebook

Mjadra do René e salada de lentilhas

>> segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Passei a noite de Ano Novo em um clube da cidade, o Cajubá, e dancei até quase 5 da matina!

Cheguei em casa cansada, feliz e faminta, porque a festa tava ótima, os frios de entrada maravilhosos, as bandas sem defeito, mas o jantar.... PUTZ!!!! Tava péssimo!
Dormi as 6 horas já pensando no que ia almoçar!

As 10h eu já estava de pé para colocar o chester e o lombo no forno.
Achei uma lentilha na despensa e resolvi fazer uma receita do meu amigo René Zmekhol.
O René é um cara que sempre comento aqui, pego muitas dicas com ele. É um amigo querido!

Desta vez fiquei na dúvida se postava ou não a receita e a foto!
O fato é que deixei a cebola passar do ponto e ela ficou moreninha cor de Kichute!
Que vergonha postar uma receita tão boa com uma foto tão feia...
Me desculpe, René, mas eu estava cansada demais e acabei me esquecendo das panelas... e minhas cebolas tinham acabado e não pude fazer outra remessa! Prometo fazer bonito na próxima!

Posto a receita da mesma forma que ele postou em uma comunidade do Orkut.


Mjadara (Arroz com Lentilha)

Ingredientes:
1 xícara de lentilha
3 cebolas fatiadas em forma de meia lua (fatie em rodelas finas e depois as corte no meio)
1 cebola picadinha
½ xícara de arroz
água
óleo
sal
Snoubar (pignoli)

Modo de Fazer
Coloque a lentilha bem lavada de molho, coloque também o arroz bem lavado de molho em água muito quente. Depois de uma hora, escorra o arroz e refogue com a cebola picada e azeite, depois junte a lentilha escorrida e refogue mais um pouco. Coloque a água para cozinhar como arroz comum. Misture o snoubar ao arroz com lentilha. Refogue as cebolas fatiadas vigorosamente até escurecer bem e quando o arroz estiver quase seco cubra com a cebola, tampe a panela e sirva após 10 minutos.

Pode colocar a cebola em uma peneira quando tirar do fogo, ela ficará crocante.

Cozinhei lentilhas a mais e fiz uma saladinha para a Lu, uma amigona que está de dieta e não pode comer arroz. Por causa da dieta a salada foi bem simples... mas ficou bem gostosinha.

Às lentilhas cozidas em água e folhas de louro, eu acrescentei:
1 pimentão, em cubinhos
1 tomate sem peles e sem sementes, em cubinhos
3 colheres de cheiro verde bem picado
1 colher, das de sopa, de cebola roxa em cubinhos
azeite a gosto
sal a gosto
zathar a gosto
1 pitadinha de pimenta síria

Eu só misturei todos os ingredientes e deixei na geladeira 1 hora, para os sabores ficarem mais acentuados.


3 comentários:

Iliane 21 de jan. de 2010, 17:05:00  

hummm..muito bom..adoro esse tipo de comida!e sua foto tá linda!bjus

Anônimo,  24 de jan. de 2010, 14:03:00  

Kris, amo lentilha, vou ter q experimentar essa receita...

bjus

Tati Campêlo 28 de jan. de 2010, 16:46:00  

Estou divulgando meu novo blog
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
Se puder da uma passada lá!

Atenciosamente
Tati

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP