Atalho do Facebook

Bacalhau com batatas ao murro D'Ville

>> domingo, 7 de março de 2010

Olá, amores!!!!!!
Fiquei sumidona, né?
Pois é... eu estava precisando de um tempinho para minha cabeça. Nesse tempo descansei, viajei e aprendi coisas novas!
Outra coisa que também me fez ficar afastada do blog e da cozinha foi a saída da minha anja e ajudante, a Adriana. Ela sofreu um acidente e, depois de 3 meses e duas pessoas que passaram por aqui, ainda não consegui me adaptar a falta que ela me faz.

Mas estou voltando a ativa e cheia de novidades para vocês.
Na próxima semana pretendo postar fotos, elogios e críticas aos restaurante que fui em Arraial D'ajuda e algumas receitinhas que fiz e lembrei de fotografar.

A receita de hoje foi feita a convite do D'Ville, um supermercado ótimo e que fica pertinho da minha casa. Preparei o prato para passar dicas de como dessalgar um bom bacalhau. Essas dicas irão ao ar no Canal da Gente. Assim que eu ficar sabendo do horário eu aviso vocês.

Já contei pra você que A-D-O-R-O bacalhau, né?
E esse, super simples de ser feito, é um dos meus preferidos.
Essa receita é bem tradicional em Portugal... a terra do bom bacalhau!
Vale como dica para a Semana Santa.

Vamos a receita para 6 pessoas:

1 k de lombo de bacalhau dividido em 6 postas
água gelada suficiente
2 litros de leite
500 ml de azeite EV
18 batatas pequenas, todas do mesmo tamanho
4 colheres, das de sopa, de sal grosso
4 galhos de alecrim fresco
dentes de 2 cabeças de alho, grosseiramente picados

O mais importante é dessalgar o bacalhau.
Basta partir em postas já do tamanho que vai ser usado na receita e lavar muito bem.
Depois é só colocar de molho em água gelada e manter na geladeira, trocando a água a cada 6 horas. É muito importante usar água gelada e trocar a travessa usada a cada troca de água.
O tempo de dessalga depende da altura da posta. O bacalhau que usei na receita era um bom lombo, bem alto, e o tempo ideal de dessalga é 3 dias, sempre dentro da geladeira.
Nas 2 últimas trocas eu uso leite gelado no lugar da água.
O leite ajuda a hidratar melhor o bacalhau e o resultado fica maravilhoso.
Após o tempo de dessalga basta secar cada posta com um pano de prato limpo ou com papel toalha, colocar as postas em uma travessa funda e cobrir com azeite.
Deixe as postas mergulhadas no azeite por 12 horas, ou de um dia para o outro.

Passadas as 12 horas, aqueça uma grelha ou churrasqueira e doure cada posta, de todos os lados.
Reserve as postas grelhadas aquecidas.
Aqueça uma caçarola funda e coloque o azeite, os alhos picados grosseiramente e folhas de alecrim. Espere o alho ficar alourado, passe por uma peneira e reserve.

Para as batatas ao murro

Em um pilão, soque bem o sal grosso e as folhas de 2 galhos de alecrim.
Lave MUITO BEM as batatas, seque e coloque em um refratário. Leve ao forno, na temperatura média (230 graus) por 1 hora.
Retire as batatas do forno e de um "murro" - uma pancadinha - para que a batata fique levemente achatada. Volte as batatas para o refratário e regue com uma boa quantidade do azeite aromatizado com alho e alecrim e coloque o sal grosso macerado com alecrim.
Volte as batatas ao forno e deixe até que elas fiquem douradas ( cerca de 15 minutos).

Sirva as postas de bacalhau grelhadas com as batatas ao murro, salpique o alho dourado, uma pitadinha de sal grosso aromatizado e regue com mais azeite.
Como diria meu amigo René, simplesmente bestial...

2 comentários:

Unknown 8 de mar. de 2010, 21:08:00  

Kris!!!!!!!!!
Que saudade de voce!!!! Jesus Christ
Muito bom ter voce de volta cheia de novidades, voce é uma pessoa com energia impar.
Bjos e otima semana!!

Elisandra - Campinas/SP

Kris Nardini 10 de mar. de 2010, 15:34:00  

Olá, Eli!!!!!!!
Também estava MORRENDO de saudades de vocês e desse carinho todo.
Minha enregia é boa por causa de pessoas como você.

Um beijão!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP