Atalho do Facebook

Comida Mineira - Galinha e oveiras ao molho

>> segunda-feira, 15 de março de 2010

Olá, amores!
Como foram de final de semana?
O meu foi ótimo!

Ontem, por causa da corrida de F1, não fomos à feira. Logo que a corrida terminou saímos para comprar uma costela do Xega Ki para o almoço, mas o buteco estava fechado e tivemos que optar por um frango assado de televisão de cachorro com arroz e feijão tropeiro comprados fora.

Na ida para o Xega Ki passamos na lateral da rua da feira e, de longe, vi os ovinhos sendo vendidos na banca de frango.
Saltei do carro na mesma hora! Fazia anos que eu não via oveiras à venda! Até já tinha comentado com vocês aqui no blog sobre isso.

Pra quem não sabe o que é oveira, ela é a trompa onde são formados os ovos da galinha.
Junto com essas trompas tem também os ovos em formação, que mais parecem uma gema gigante.
Algumas fotos para vocês entenderem:

As trompas



Os ovos

Ontem eu tava com preguicinha de começar a cozinhar uma galinha quase 1 da tarde. Eu sabia que ela ficaria pronta só no final do dia e, por isso, decidi deixar pra hoje.
A galinha eu comprei no Tudo Caipira, (34) 3232-1373. Com quase 3 k de peso, limpa e picada, ela custou R$15,00.
Hoje acordei cedíssimo e já coloquei a danada da galinha no fogo. Enquanto ela dourava, eu fui cuidar das oveiras!
E vocês não sabem o que aconteceu nessa hora.
EU TRAVEI!
Não consegui "trabalhar" com as trompas.
Meu estômago embrulhou e me senti mal...
Tanta coisa se passou por minha cabeça.
Me lembrei do meu parto e até da vasectomia do maridão!
Decidi que não faria as benditas!
Se tava tão difícil cozinhar as danadas imagina se eu teria coragem de comer?! NUNQUINHA!!!!
Não vou postar a receita da galinha porque fiz exatamente como fiz o galo e já mostrei aqui, com passo-a-passo e tudo. A única diferença é que não usei panela de pressão. Por ser menor, a galinha cozinhou com 4 horas de fogo.
Os ovinhos são fáceis. Depois que a galinha estava dourada eu coloquei uma boa porção de água fervente. Após 10 minutos eu retirei 1 litro de caldo e, em uma panela menor, acrescentei os ovinhos ao caldo. Cozinhei por 20 minutos e servi com a galinha, arroz branco, quiabo frito e saladinha de almeirão.
Comida bem mineira e engordativa... e com sabor de nostalgia!

4 comentários:

Fabiano 15 de mar. de 2010, 16:03:00  

água na boca... alá Serjão... bjs

Kris Nardini 15 de mar. de 2010, 16:06:00  

Fafá, também me lembrei demais do papis...
beijo

Priscila Beneducci 16 de mar. de 2010, 09:55:00  

Agora entendi, vc cozinhou e serviu a parte com molho..

Olhando pensei que fosse Pequi ou outra coisa, tambem olhando me lembrou pessegos inteiros.

Muito diferente

Priscila Beneducci 16 de mar. de 2010, 09:55:00  

Oveiras eu não conhecia isso...
Ovo dentro das trompas. Viche...

Vindo de vc eu comeria!
Gostei.

O que vc fez com elas então?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP