Atalho do Facebook

Goulash da Célia Svevo

>> segunda-feira, 26 de abril de 2010

Olá, amados!

Minha semana passada foi uma loucura... Quase todo dia teve festa, cervejada, comidinha boa...


Tô esperando o Fafá, meu irmão, ou o Marcel do delicioso Sabor Sonoro, mandar as fotos do único encontro fotografado, na sexta-feira.
Nesse dia nos esbaldamos... eu fiz arancini de entrada, o Fafá fez um MARAVILHOSO frango caipira e guariroba para o jantar e o Marcel fez um levíssimo sorvete de Ovomaltine para a sobremesa.
Sem falar nas bebidas!
A noite foi ótima e me fez pensar em encontros mensais, onde cada um faz um prato... Quem sabe não colocamos a idéia em prática, meninos?

Bem, a receita de hoje eu fiz para o almoço do dia-a-dia, não foi servida em nenhum encontro com amigos.
O goulash é sempre sucesso aqui em casa, ainda mais no inverno, e pode ser servido em uma noite fria, junto com um bom vinho e spätzle, que eu nunca arrisquei a fazer.

A receita é da minha amada amiga Celia Svevo que, além de maravilhosa jornalista é uma das melhores gastrônomas que eu conheço. Devo muito do que eu sei de cozinha à ela.

Repasso a receita EXATAMENTE como eu recebi da Celinha e abaixo posto minhas modificações....


"A pátria do goulasch é a Hungria e o segredo de prepará-lo é que se usem quantidades iguais (em peso) de carne e cebolas.

1 kg de patinho, coxão mole ou alcatra*
1 kg de cebolas
óleo vegetal (ou gordura de sua preferência)
1 colher (sopa) de páprica doce**

Corte as cebolas em fatias finíssimas, refogue em óleo e, quando estiverem levemente coradas, junte a carne cortada em cubinhos e faça dourar. Junte sal e a páprica, refogue mais um pouco e cubra com água. Quando começa a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Pronto!
Sirvo com spätzle*** ou batatas cozidas.

* Se preferir, use vitela ou carne de porco.
** Se preferir mais picante, divida essa quantidade em porções iguais de páprica doce e picante.
*** Spätzle é uma espécie de gnocchi feito só de farinha que normalmente acompanha pratos com molho, como o goulasch.



Eu usei paletão (bem parecido com acém e que considero uma carne muito saborosa e mais magra) e acrescentei páprica picante. No final coloquei, também, um pouquinho de pimenta do reino moída na hora.

A carne levou pouco mais de 3 horas para ficar macia. O perfume que fica na casa toda deixa todo mundo louco de fome...

Esqueça as receitas que levam pimentão, extrato de tomate ou farinha de trigo. Eles não fazem a menor falta. Essa receita é simplesmente perfeita, o caldo fica grosso e a cor maravilhosa.

Minha foto ficou péssima mas, com fome na hora de fotografar, não me empenhei tanto... hehehehehe

Vou ver se essa semana fotografo mais e posto mais... Tenho sentido saudades de vocês!

2 comentários:

João Mario 27 de abr. de 2010, 11:23:00  

Gosto muito de goulash, tenho uma receita em meu blog. O seu está realmente especial. Abriu o apetite.

Um abraço

Kris Nardini 29 de abr. de 2010, 08:13:00  

É mesmo de abrir o apetite, João...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP