Atalho do Facebook

Brasato com legumes

>> segunda-feira, 24 de maio de 2010



Quero agradecer o MARAVILHOSO fotógrafo da noite, meu amigo Marcel Gussoni do Sabor Sonoro.

Eu gosto muito de assados e o brasato é uma das minhas carnes preferidas. A receita original pede um Barolo mas, podemos usar um tinto com muito tanino que o prato vai ficar muito bom, também.
Essa é outra receita demorada, porém, facílima.

Para esse dias frios não existe nada melhor.

Eu ia servir o brasato com polenta mole mas o maridão não gosta muito de polenta e ele já tinha rejeitado o primeiro prato com pato... Decidi por servir com legumes e, depois de toda a orgia gastronômica da noite, foi a melhor pedida. A polenta seria muito pesada.

Para o brasato


1 peça de paletão (carne de segunda muito saborosa) de aproximadamente 2k
sal e pimenta a gosto ( eu uso 1 colher, das de sobremesa, de sal fino por quilo de carne)
1 colher, das de sopa, de manteiga + 1 fio de óleo
farinha de trigo suficiente
2 alhos poró em fatias (só a parte branca)
3 cenouras em cubos
2 cebolas em cubos
1 bouquet garni (amarrado de ervas) Eu usei tomilho, louro, sálvia e salsão.
1 garrafa de vinho tinto com muito tanino
600 ml de caldo de legume ou de carne


Limpe muito bem a peça de carne e tempere com sal e pimenta. Polvilhe farinha de trigo e reserve.
Aqueça uma caçarola de ferro e coloque a manteiga. Doure a carne na manteiga, retire e reserve. Coloque os legumes na borra que se formou na panela e mexa bem por 2 minutos. Volte a carne pra panela, cubra com o vinho, junte o bouquet garni e espere ferver.

Junte o caldo de legumes e cubra a panela com papel alumínio. Coloque a tampa e leve ao forno baixo (120 graus) por 3 ou 4 horas ou cozinhe no fogão, no menor fogo que tiver, pelo mesmo tempo.
Após esse tempo, verifique se a carne está bem macia e, se estiver retire a carne e corte em pedaços.

Passe o que sobrou na panela por uma peneira, volte esse caldo pra panela, junte os pedaços de carne, acerte o sal e cozinhe por 5 minutos.
Eu servi o brasato com batatas assadas, confit de tomate uva, aspargos e cebolas carameladas.


Batatas assadas:
Lave bem as batatas e corte em fatias de 0,5 cm. Lave em água corrente e coloque em um refratário. Regue com bastante azeite e salpique sal grosso. Asse em forno médio por 1 hora, mais ou menos.

Confit de tomate uva :
Lave e seque os tomates e coloque em um refratário. Cubra com 1 colher, das de sopa, de açúcar e 1 de sal fino. Tempere com ervas frescas de sua preferência, pimenta calabresa em flocos e cubra com azeite.
Leve ao forno em 80 graus por 4 horas.

Aspargos:
Coloque os aspargos em água fervente por 1 minutos, retire e mergulhe em água gelada.
Aqueça uma frigideira, acrescente azeite e dois dentes de alho bem picados. Junte os aspargos ao azeite e salpique flor de sal. Mexa bem por 1 minuto e sirva.

Cebolas carameladas
Eu já ensinei a receita aqui .

6 comentários:

Tati - Panelaterapia 24 de mai. de 2010, 10:20:00  

Kris já falei que quero ser igual você quando crescer né?
Bjs

marcel gussoni 24 de mai. de 2010, 11:15:00  

Kris,

eu que agradeço o convite para essa noite maravilhosa. Difícil é escolher um preferido, estava tudo delicioso!

bjs

Aparecida,  26 de mai. de 2010, 17:16:00  

Nooosssa!!!entrei neste blog e não conseguia mais sair(estava procurando uma receita de croquete de carne,e vim parar aqui).Gosto de receitas simples,fáceis de fazer...mas aqui tem pra todos os gostos.Parabens Kris,q trabalho maravilhoso e bem apresentado.
Estou torcendo pelo netinho..q Deus os ilumine.
Eu volto...

Karolina Ribeiro 2 de jun. de 2010, 10:01:00  

Kris, você tem uma fogão à lenha na sua casa?

Kris Nardini 2 de jun. de 2010, 12:10:00  

Karol, tenho uma cozinha caipira com direito a fogão a lenha e cimento queimado!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP