Atalho do Facebook

Pão com ovo frito, quem não gosta?

>> terça-feira, 20 de julho de 2010


Quem nunca ouviu as frases:" Sou péssima na cozinha, não sei nem fritar um ovo!" ou "Meu marido não sabe nem ferver água par fazer um café"?
.
Pois saibam que até para fritar um ovo e fazer um café existem técnicas...
Primeiro porque para passar um bom café a água não pode estar na temperatura de ebulição, não pode estar fervendo, porque a perda de oxigênio altera a acidez do café e não é todo mundo que sabe disso.
E não é qualquer cerumano que consegue fazer um bom ovo frito, principalmente sem sujar todo o fogão.
.
Uma das coisas que mais gosto de comer no lanche é pão com ovo frito.
Mas não é qualquer ovo que eu como.... meu ovo tem que ter a gema beeeeemmm molinha e a borda da clara tem que estar tostadinha, quase crocante.
Penei um pouco até conseguir fazer minha clara ficar tostada sem que a gema cozinhasse demais. Foram muitos testes - e muitas calorias ganhas- até eu conseguir...
.
No domingo passado o nosso brunch foi com ovos fritos, pão fresquinho, café coado e suco de limão china. Os ovos e os limões eu tinha trazido da chácara e tinham acabado de serem colhidos.
Não existe nada melhor para começar a semana, né? Ainda mais uma semana de check up médico que o resultado, tenho certeza, me fará ficar looooonge de gorduras por um bom tempo!
.
O segredo do ovo com a clara tostadinha e a gema mole é o calor do fogo.
Eu faço assim:

- 1 ovo caipira fresco
- 1 colher, das de sopa, de manteiga
- flor de sal ( eu gosto muuuuuito mais de usar a flor de sal para salgar o ovo frito)
- 1 frigideira anti-aderente

Uma dica que acho que faz toda a diferença é usar o ovo na temperatura ambiente. Se seus ovos já estiverem na geladeira basta retirar 1 hora antes de preparar. O choque de temperatura entre o ovo frio e a manteiga quente fará com que a manteiga espirre muito, sujando todo o fogão e deixando seu ovo feio.
Quebre o ovo numa tijelinha antes de passar para a frigideira. Fazendo isso você evita passar pela desagradável surpresa de quebrar um ovo que não está bom dentro da frigideira, além de que o ovo fica mais bonitinho se despejado delicadamente.
Aqueça a frigideira já com a manteiga, no fogo médio e espere aquecer bem, tomando cuidado para que a manteiga não queime ou mude de cor. Passe o ovo para a frigideira, delicadamente.
Eu não uso espátula ou nenhum tipo de utensílio nessa hora (*).
Cuide da temperatura para que o ovo não cozinhe rapidamente. Use o método de sacudir a frigideira (usando o cabo) quando você perceber que a clara começou a tostar.
Assim que as bordas atingirem o ponto escolhido, abaixe o fogo e conte até 15.

Se você preferir a clara branquinha, acrescente 1 colher de água à manteiga e frite o ovo em fogo mais brando. Use o mesmo método de sacudir a frigideira.

Outra dica importante é na hora de servir. Eu também não uso espátula nessa hora pois corro o risco da gema "furar". Eu retiro a manteiga excedente na frigideira com um papel toalha e deslizo o ovo para o prato que vou servir.
.
Só quando o ovo já está no prato de servir é que eu salgo. O sal, além de deixar a gema feia, faz a manteiga espirrar demais.
.
Aí é só mergulhar uma casquinha crocante de pão francês na gema mole e se deliciar... a casquinha tostada da clara eu deixo pro final e como gemendo....

Ser gordo não é o problema... o problema é ter o espírito de gordo...hahahahahaha

(*) Se a sua frigideira anti-aderente não estiver em bom estado o ovo pode grudar. Nesse caso use um garfo ou uma espátula para ajudar a desgrudar o ovo, tomando cuidado para não romper a gema.

6 comentários:

Jana Oliveira 21 de jul. de 2010, 17:33:00  

Kris, também adoro ovo frito com o pão quentinho e a gema também tem que estar molinha... fiquei com água na boca e acho que vou lá na cozinha fazer o meu!!! rsrs
Beijão

Anônimo,  22 de jul. de 2010, 12:26:00  

Kris, estamos sintonizadas, acho que foi há uma semana que me bateu uma vontade monstra de pão com ovo frito. Comi, me esbaldei, e foi só comentar que uma certa loira da Bahia ficou com desejo também. Agora vi seu post e deu vontade de novo, rs...
Bjkssss !!!!!
CG, a Sinhá

Juliana Rosa Catão,  22 de jul. de 2010, 15:41:00  

Kris, que bom que vc voltou a postar frequentemente novamente. Seu blog é ótimo e vc é ótima também. Vc nos ensina muito, em todos os sentidos. Vc faz falta aqui no mundo virtual. Hoje que eu li o post abaixo do blog na adolescência. Não é a toa que sua família te paparica muito, vc deve ser uma pessoa encantadora mesmo. É uma pena que a gente ainda não se esbarrou nesse Uberlandião, rs. Pq se um dia eu te ver na rua, eu vou chegar em vc, viu?! Rs. Bjos pra vc. Ah, depois vou te mandar um e-mail, tb quero ganhar um imã seu, ora! Minha conterrânea...

Kris Nardini 23 de jul. de 2010, 10:07:00  

E lá vai nosso colesterol bater records....hahahhaha

Sinha, nós SEMPRE estamos em sintonia, amore!

Kris Nardini 23 de jul. de 2010, 10:13:00  

Oi, Ju.... você tava sumidona, o que aconteceu? Muito trabalho com os filhotes? Eu tava com saudades... Outro dia me lembrei de você. Não suma, viu?

Sabe que se você me parar na rua eu vou adorar? Outro dia eu estava na padaria (do posto Ubershopping, eu moro aqui pertinho) e uma pessoa chegou em mim e perguntou:
- Você é a Kris do blog?
Eu disse que sim, meio abobada e envergonhada, e ela disse que era minha leitora e que gostava muito do blog. Eu fui tão boba que nem
perguntei o nome dela... Fiquei com cara de dãaarrrr
Agora me arrependo. Queria, de verdade, saber quem ela é.
Prometo não ser jacu com mais ninguém que vier conversar comigo, tá? hahahahaha

Um beijão

PS. Já mandei um montão de ímãs, se você quiser é só mandar e-mail. Quem sabe não levo pessoalmente?

Anônimo,  11 de jan. de 2012, 10:10:00  

Acorda gente...! Jamais usem ovo com gema mole. Ela precisa cozinhar a uma temperatura superior a 60oC ou não matará as bactérias que muitas vezes a acompanham, principalmente a Salmonela. A saúde em primeiro lugar.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP