Atalho do Facebook

Arancini ou bolinhos de arroz de risotto

>> segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Segunda-feira é sempre dia de amanhecer com a geladeira cheia de sobras, né? Aqui isso sempre acontece.

Na semana passada eu ensinei o que fazer com as sobras do churrasco e hoje vou ensinar o que fazer com as sobras do risotto.
Aqui em casa já é comum eu fazer um pouco mais de risotto só para sobrar para os arancinis.
Eu AMO arancinis e, como entrada para um jantarzinho de amigos, não tem nada melhor.

Arancini nada mais é do que um bolinho feito com o arroz do risotto. Ele é bem parecido com o nosso bolinho de arroz, só que ainda mais fácil de preparar. Não vai ovo, farinha, nada... é só enrolar o risotto frio, rechear e passar na farinha de rosca.

Para preparar os arancinis você vai precisar de :

1 porção de sobras de risotto
farinha de rosca suficiente (*)
cubos de queijo muçarela ou outro de sua preferência
óleo para fritar
molho de tomate (eu só uso o caseiro mas você pode usar qualquer molho de tomate)
manjericão, tomilho ou orégano a gosto
queijo parmesão a gosto

Risotto todo mundo sabe fazer, né? Caso você ainda não saiba, já postei algumas sugestões por aqui : risotto que carne seca e cambotiá, risotto de brie com parma e risotto de gorgonzola .

Prepare o risotto de sua preferência e deixe esfriar completamente. O melhor é que você deixe na geladeira de um dia para o outro.
Corte o queijo em cubos.
Molhe as mãos em água e faça bolotas, mais ou menos do tamanho de um limão com o risotto frio, recheie com os cubos de queijo e passe na farinha de rosca, apertando bem com as mãos para que a farinha fiquei bem aderida ao bolinho.
Aqueça óleo suficiente para fritar os bolinhos em imersão.
Espere os bolinhos ficarem dourados e escorra em papel absorvente.

Eu sempre faço os arancinis e congelo em porções. Se chega uma visita de última hora eu descongelo um molho de tomate, frito os bolinhos ainda congelados e sirvo.
Os arancinis podem ficar congelados por até 3 meses.

Você pode servir de duas maneiras:

- Coloque em um refratário, cubra com molho de tomate, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno por alguns minutos.
- Forre um prato fundo com uma boa porção de molho, coloque 1 bolinho e decore com manjericão, como eu mostro na foto.


(*) Faça sua própria farinha de rosca aproveitando os pães amanhecidos. Leve os pães ao forno pré-aquecido e espere eles ficaram bem firmes. Rale os pães no ralador de queijo e passe pela peneira. Simples assim e muito mais saboroso do que as farinhas compradas.

7 comentários:

Eloise 22 de ago. de 2010, 12:15:00  

Oi Kris, que tudo esse prato! já está na minha listinha! amo fazer e comer risoto e sempre faço o dobro do necessário, e risoto requentado é pior que massa esquentada no micro, eca rsrsrsrsrrsrs
obrigada pela visita! sou a mãe-mor de segurelha e alecrim, agora tenho quem me escute qdo falo sozinha na cozinha rsrs bjs

Gina 22 de ago. de 2010, 16:37:00  

Não conhecia esse arancini, mas se é feito a partir de risoto, já leva nota 9 de cara! Pra ganhar 10, só provando...rs! Simplesmente adoro risoto!
Bom final de domingo!

Cantinho da Jana!!! 22 de ago. de 2010, 18:28:00  

Que delíciaaaaa....Adoro essa "reciclagem" de alimentos, sempre arrumo uma receitinha pra aproveitar tudo, essa vai para minha cozinha...

bjim

Figos & Funghis 22 de ago. de 2010, 19:49:00  

Adoro, adoro, adoro! Já fiz várias vezes em casa e foi sucesso total.
Beijinhos,
Fabi

Kris Nardini 23 de ago. de 2010, 08:11:00  

O blogger fez sacanagem comigo...hehehehehe
O post tava programado pra hoje e entrou ontem!

Mas já vi que todo mundo gosta de risotto, né? Eu sou apaixonada... e os arancinis, então? São uma tentação!

Um beijinho e uma semana linda pra todos!

marcel gussoni 23 de ago. de 2010, 22:28:00  

Pessoal, como já tive o privilégio de experimentar os Arancinis da Kris só posso dizer uma coisa: corram e façam essa receita urgentemente! É de comer ajoelhado!

Gabriela Goular Moura 1 de jan. de 2011, 16:59:00  

Fiz hoje, no almoço! ADOREI!!
Já tinha feito antes, mas a receita era diferente! Assim ficou muuuito gostoso também! tá de parabéns!
Beijos Kris

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP