Atalho do Facebook

Bolo de fubá fácil

>> quarta-feira, 4 de agosto de 2010



Já contei que não gosto de fazer bolos e doces, né? Mas eu tinha que preparar alguma quitanda mineira na minha semana de comidas de fazenda e estava adiando...

Sempre que vou preparar alguma quitanda ou sobremesa faço tanta bagunça que não gosto nem de pensar... E com bolo não é diferente!

Outra coisa é que a maioria dessas receitas pedem o uso do liquidificador ou da batedeira e eu MORRO de preguiça de tirar os dois do armário. Por isso, acabo batendo tudo na mão (ai, ai, ai.... ando com a cabeça tão pervertida que já pensei besteira!), com a ajuda do batedor de arame.
Ontem eu estava a toa da vida, assistindo a novela Sinhá Moça, no Vale a pena ver de novo e me bateu a maior larica!
Antes que me perguntem, não, eu não chego ao ponto de assistir sessão da tarde. No máximo a novelinha, mesmo!

Pois bem, assistindo uma cena eu vi um maravilhoso bolo de fubá sendo servido.

Aguei de vontade e fui pra cozinha preparar o meu bolo de fubá, que também serviria como receita de roça...

Só que... eu não tinha óleo em casa e a receita original pedia 1 xícara de óleo. Improvisei com manteiga mas preferi a versão com o óleo. Vou passar as duas opções e vocês decidem o que é melhor, tá?


Para untar a assadeira de 24X30 ou forma de buraco (Calma, Kristine! Tô falando que tô pervertida!)

1 colher, das de sopa, de manteiga
1 colher, das de sopa, de açúcar
1 colher, das de sopa, de farinha de trigo
1 colher, das de sobremesa, de canela em pó
Misture a farinha, o açúcar e a canela e polvilhe na assadeira untada com a manteiga.

Ligue o forno em 220 graus.

Fazendo a massa
5 ovos de granja ou 6 ovos caipira
1 copo de 250 ml de leite
2 ramas de canela
1 copo e 1/2 (de 250ml) de açúcar
1 copo de 250 ml de fubá
2 copos de 250 ml de farinha de trigo
1 xícara, das de chá, de óleo ou 3/4 de xícara, das de chá, de manteiga amolecida
1 colher, das de sopa, de fermento em pó


Ferva o leite com a canela, descarte a canela e espere o leite amornar. Misture os ovos, o açúcar e o óleo (ou manteiga) muito bem, com um batedor de arame ou com o liquidificador, até se formar uma mistura homogênea e esbranquiçada.

Junte a farinha e o fubá e vá acrescentando o leite aos poucos, misturando muito bem. (nessa hora já estou descabelada, suada e com a roupa toda suja de farinha! Meu deuso, eu não nasci para fazer quitandas!)

Quando a massa não tiver mais nenhum grumo adicione o fermento, mexa delicadamente e despeje a massa na assadeira untada e polvilhada.
Leve ao forno, que já deve estar aquecido, por mais ou menos 35 minutos.
Espere amornar, corte em pedaços e polvilhe açúcar com canela em pó.

Vá tomar um banho para tirar a farinha do cabelo, coma o bolo ainda morno com um naco de manteiga e tenha azia pro resto do dia!

11 comentários:

www.culinariasaborecor.com 4 de ago. de 2010, 17:05:00  

O bolo esta lindo, a receita para untar a forma achei super interessante, amei a canela no leite para preparar o bolo, só não gostei a azia rsrsrsrs. beijinhos e to levando a receitinha

Angela Machado 4 de ago. de 2010, 17:56:00  

kkkkkkkkkkkkkkk Kris tem horas que gosto mais dos seus comentários do que das receitas em si kkk morro de rir de você odiando fazer doces!!!! A foto do seu bolo ficou muito plástica! ficou profissional! Amei e a cara dele ta dando realmente vontade de comer! Hoje a noite vou fazer uma receita sua! A do cozido fácil e rápido rsrsrs http://www.cozinhandopararelaxar.com/2010/07/cozido-facil-e-rapido.html
Depois volto pra te contar se me sai bem!!!

Ahh olha! vai ter o primeiro sorteio do meu blog! Entra lá e segui vai!!! bjos

Sinhazinha,  4 de ago. de 2010, 18:58:00  

Visitar o blog da Kris é uma tentação perigosa, mas eu não resisto...

Dani Franken 4 de ago. de 2010, 20:49:00  

Kris, por esse bolo, fujo da dieta!!!
hahahahahaha
beijinhhos,
Dani

Anônimo,  5 de ago. de 2010, 07:36:00  

Oi Kris!
Vim visitar seu blog e estou babando com esse bolo... eu também vi na novela! Acho que vou testar a receita com óleo.

Ralf Vinicius 5 de ago. de 2010, 13:09:00  

Kris do céu...
O Juliano e a Kamila tinham me falado que você era um perigo, mas eu tô achando que é melhor ainda!!! KKKKK...
Estou adorando acompanhar o seu blog!
Beijos, Ralf Vinicius!

Kris Nardini 6 de ago. de 2010, 08:39:00  

Todo mundo se entregando com o bolo de fubá, né?
Umas contando que também assistem Sinhá Moça, outras que estão fugindo da dieta...hahahahaha

Eu também não resisto a um bolinho de fubá!

Beijos

Kris Nardini 6 de ago. de 2010, 08:39:00  

Olá, Angela! E o cozido, como ficou?
Vou lá no seu blog ver se ainda consigo participar do concurso!

Beijão

Kris Nardini 6 de ago. de 2010, 08:41:00  

Olá, Ralf!!! É muito bom te ter por aqui!

O Ju e a Kamila são suspeitos pra falar, né? Irmão sempre elogia irmão! Mas fico feliz que você esteja acompanhando e gostando!

Beijão

Liliane de Paula 8 de ago. de 2010, 15:33:00  

Não gosto de fazer doces e bolos. Ou melhor,não sei lidar bem com coiss que leve açucar. Tb não gosto de come-los.

Iolanda Reboucas dos Santos 6 de jun. de 2012, 08:36:00  

Gosto muito de suas receitas e do modo que vc escreve elas. É uma curtição. Obrigada! Um abraço e um bjo Ió

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP