Atalho do Facebook

Filé de frango recheado com queijos

>> quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Não sei vocês, mas eu tenho fases na cozinha! Aliás, EU SOU uma mulher de fases!
Já passei pela fase dos risottos e fazia risotto 3 vezes na semana.
Passei pela fase da massa fresca e todo final de semana o maridão "mucava" abrindo a massa na minha máquina manual.
A fase do gorgonzola eu considero a pior. Era risotto de gorgonzola, massa com gorgonzola, filé ao molho de gorgonzola, filé de frango recheado com gorgonzola...TUDO tinha um pouquinho do queijo!
E foi pensando na minha fase gorgonzola que me lembrei dessa receita que os filhotes adoram.

Eu não gosto muito de peito de frango. Acho uma carne seca demais, assim como o lombo de porco... Mas a turma aqui prefere peito à coxa então tenho que me virar.

Essa receita deixa o peito bem macio e suculento mas, se você é como eu e prefere coxa e sobrecoxa, pode desossar e usar numa boa.
Esse receita de 1 k de peito serve bem 6 pessoas.

Receita de peito de frango recheado com queijos:

1 k de peito de frango desossado e sem pele (1 bandeja com 6 peitos)
1 colher, das de sobremesa, de tempero caseiro ou sal e pimenta a gosto
150 g de quejo gorgonzola ralado
100 g de queijo emmental ralado
2 colheres, das de sopa, de requeijão
1 colher, das de café, de pasta de alho
1 pitada de noz moscada (os meninos não gostam)
1 xícara, das de chá, de farinha de trigo
pimenta do reino a gosto
1 colher, das de sopa, bem cheia de manteiga
1 fio de azeite
100 ml de vinho tinto seco de boa qualidade ( ou 4 cubos de vinho congelado)
350 ml de creme de leite fresco ( ou 1 caixinha + 100 ml de leite)
250 ml de caldo de frango ou de legumes (*)
palitos de madeira ( eu me recuso a falar palito de dente! Tenho pavor desse nome!)

Um quilo de filé de frango contém, em média, 6 filés.
Faça um corte na lateral de cada filé, formando uma bolsa. Tome cuidado para não abrir demais e o corte vazar do outro lado, tá?
Tempere com o tempero caseiro e deixe descansar por meia hora.

Pré aqueça o forno em 220 graus.

Tempere a farinha de trigo com pimenta do reino.
Rale os queijos e junte com o requeijão, a pasta de alho, a noz moscada e 2 colheres, das de sopa, de creme de leite. Misture bem até se formar uma massinha compacta.
Divida o queijo em 7 porções (ou 1 porção a mais do número de filés).
Recheie cada filé com uma porção de queijo e feche com os palitos.

Passe os filés recheados na farinha de trigo temperada com pimenta do reino, empanando bem, de todos os lados.

Aqueça uma frigideira grande e acrescente a manteiga e o azeite. Junte os filés e deixe dourar dos dois lados. Vire apenas 1 vez e use fogo bem alto para que a carne não solte líquidos.
Transfira os filés para um refratário e reserve.

Coloque o vinho na frigideira usada para dourar o frango e deglace a panela. Junte o creme de leite e o caldo de frango e deixe reduzir por 5 minutos. Acrescente a porção de queijo restante e mexa bem, até o queijo derreter.

Cubra os filés reservados com o molho quente e leve ao forno por 30 minutos ou até eles estiverem cozidos e dourados, como na foto abaixo.
.

Retire os palitos, corte cada filé ao meio e sirva com batatas coradas ou passadas na manteiga e salada de folhas!

(*) Eu estava sem caldo caseiro no freezer e decidi usar o tão falado caldo de potinho da Knorr. Eu tava morrendo de vontade de experimentar e essa foi a oportunidade.
Usei 1 potinho para 500 ml de água fervente e achei que ficou uma água suja, sem sabor de nada.
Diluí outro em 250 ml de água e achei salgado para a receita que já continha sal.
Coloquei um pouco da água suja e um pouco do caldo salgado e achei que ficou bom no sal.
Como eu sei que muitas donas de casa usam o caldo industrializado por falta de tempo e pela praticidade, eu sempre deixo a opção de usar caldo industrializado nas receitas mas alerto: tomem muito cuidado na quantidade de sal, tá?

3 comentários:

Dani Franken 11 de ago. de 2010, 10:47:00  

Nossa esse prato e essas fotos às 11 da manhã é quase uma tortura!!! Uma delícia!!!
Beijocas,
Dani

Regina Fustaini Turibio 27 de ago. de 2010, 18:33:00  

Oi amiga...........que delícia este prato.........bjkas

Anônimo,  2 de out. de 2010, 20:52:00  

agnes
belos pratos,pode ter certeza que esperimentarei todos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP