Atalho do Facebook

Pernil, maionese e farofa

>> quinta-feira, 12 de agosto de 2010


TODAS AS VEZES que faço pernil, maionese e farofa eu me lembro do Caco Antibes falando do puxadinho com as tia véia cheias de varizes nas pernas comendo no prato do prástico...
Tem também aquelas outras frases (que retirei do link que postei acima) e que me fazem rolar de rir!

"Pobre quando vai na praia fica boiando no mar com a barriga de cerveja, enquanto rico afunda só com o peso do Rolex".
"Pobre não pode fazer festa, já faz duas "bandeja", uma de CAJUZINHO outra de "COCRETE"!"
"Pobre Sempre tem mais de um nome para parecer que e rico: Pamela Regina Soraia chama teu primo, Romulo Gustavo Herique pra come tumbem!"


Desde que o Canal Viva está no ar eu tenho assistido as reprises do Sai de baixo e tenho me divertido horrores...
Quando resolvi fazer esse cardápio para o dia dos pais me lembrei logo do Caco... Só não me animei a fazer os cajuzinhos...hahahahaha

O pernil eu já mostrei como eu faço aqui no blog, lembram? Pernil assado é sempre sucesso nas datas especiais como Natal, dia dos pais ou das mães, né? E é fácil... Como ele é temperado de véspera, no dia da comemoração basta colocar no forno e ficar de olho!

Receita de farofa para acompanhar o pernil:
A farofa eu sempre invento na hora, com os ingredientes que tenho à mão.
Nessa última eu usei:

Borra da assadeira usada para assar o pernil
1 colher, das de sopa, de manteiga
100 g de bacon em cubos médios
1 cebola média bem picada
100 g de milho refogado ( que eu tinha congelado)
80 g de azeitonas sem caroço
2 copos de farinha biju (ou mais, se necessário)
100 g de castanha de caju grosseiramente picada
cheiro verde picado
sal a gosto

Assim que o pernil estiver pronto, transfira para a travessa que vai ser servido e leve a assadeira com 1 xícara do caldo que sobrou do pernil à chama do fogão. Deixe o caldo reduzir 2/3 e acrescente a manteiga e o bacon. Espere o bacon caramelizar e junte a cebola. Frite a cebola por 2 ou 3 minutos e junte o milho, as azeitonas e a farinha. Mexa bem para que a farinha fique toda envolvida nos ingredientes. Tempere a gosto ( eu nem precisei temperar pois os ingredientes já levam sal), acrescente o cheiro verde e as castanhas e sirva.
Você pode acrescentar uva-passa (que eu odeio!!!) e damascos, também.

A maionese é uma coisa complexa, né? Cada um tem a sua receita...
A minha maionese preferida é a que o Nelson, da Casa da Bisa, faz. Eu até sonho com a maionese dele...
No sábado eu liguei na Casa da Bisa só pra perguntar como ele fazia e quais ingredientes ele usava. Seguindo as dicas do Nelson a minha maionese ficou assim:

Receita de salada de maionese e batatas

8 batatas grande, cozidas com as cascas
2 cenouras médias, cozidas sem as cascas
5 ovos cozidos com água e algumas gotinhas de vinagre
1 vidro pequeno de palmito
100 g de azeitona verde sem caroço
150 g de presunto (eu uso presunto de peru Vita Light) fatiado
1 xícara, das de café, de azeite EV
1 sachê de maionese (250g)
suco de 1/2 limão
sal e pimenta a gosto

Cozinhe as batatas até ficarem ao dente, espere esfriar, retire as cascas e pique em cubinhos.
Cozinhe as cenouras, espere esfriar em pique em cubinhos beeem pequenos.
Cozinhe os ovos com água e um pouquinho de vinagre ( o vinagre ajuda em duas coisas: a panela de alumínio não vai escurecer e a casca do ovo não vai rachar durante o cozimento). Espere os ovos esfriarem, retire as cascas e separe a clara da gema. Pique as claras em cubinhos e reserve as gemas inteiras.
Pique a azeitona bem miudinho.
Pique os palmitos, escorridos, bem miudinho.
Pique as fatias de presunto bem miudinho.
Junte todos os ingredientes picados e tempere com sal, azeite, limão e maionese. Eu gosto de colocar pimenta ardida, também.
Misture bem e coloque na travessa que vai ser servida a salada.
Coloque as gemas cozidas em uma peneira e, como a ajuda de uma colher, passe as gemas pela peneira por cima da maionese. Vai cair uma chuva amarela sobre a sua salada... Eu acho lindo, apesar de ser bem estilo Caco Antibes...hahahaha
Minha mãe decorava com flores de casca de tomate e eu achava LINDO... As minhas flores não ficam bonitas, então, eu decoro com margaridinhas feitas com rodelinhas de cenoura e palmito.

Nelson, se eu ensinei alguma coisa errada venha me ajudar!!!!

Aí é só servir o trio farofada e ficar feliz da vida.... O maridão ADORA o trio por isso eu servi no dia dos pais.
De sobremesa eu servi uma coisinha bem mineira, que eu posto amanhã.

E, por essa receita ser muito comum nas festas das tia véia do Caco Antibes ela vai para a pasta de comidas de quita! hahahahahaha

5 comentários:

»¤Þ䵣䤫 12 de ago. de 2010, 09:29:00  

kkkkkk... Nossa Kris, já quase chorei de rir aqui, só de lembrar do Caco e do programa Sai de baixo, como foi bom esse programa, olha o pessoal vive falando que algumas comidas são de pobre né, se essa é uma delas eu sou pobre mesmo, e também adoro macarrão, maionese e frango assado, sou pobreeee... hahaha... e super feliz, amei o cardápio que vc escolheu para o dia dos pais! Bjinhos

João Mario 12 de ago. de 2010, 16:29:00  

Que delícia! A farofa está especial... um excelente prato para o domingão.

Um abraço

João Mario

Iliane 12 de ago. de 2010, 21:35:00  

tudo isso é muito bom..junto com as maravilhosas lembranças do Caco Antibes!!!

Juliana 12 de ago. de 2010, 23:53:00  

Menina, ri demais! Lembrei do Caco falando de como pobre adora fazer "camadas". Pavê com camadas! Ai nossa!
Mas tem coisa mais gostosa e com cara de comida de mãe que pernil e farofa?
Deu até fome.

bjocas

Kris Nardini 16 de ago. de 2010, 08:45:00  

Eu repensei e decidi promover esse post para a pasta Comida de quinta... Nada mais Caco Antibes do que comida de quinta, né? hahahahaha

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP