Atalho do Facebook

Bolo de macarrão, o limbo da gastronomia

>> domingo, 19 de setembro de 2010



Conheço pessoas que podem ter um AVC quando verem essa receita... hahahahaha
Bolo de macarrão é o limbo da gastronomia, não é mesmo?

Mas acontece que essa receita tem gosto de nostalgia... é o puro comfort food pra mim!

Meu pai e minha mãe faziam esse bolo de macarrão quando eu era criança e eu comia pratadas!

Outro dia acordei com saudade dos meus pais. Aquela saudade de doer, sabem?
E o gostinho desse bolo, que eu não comia fazia 25 anos, me veio na boca!

Fui pra cozinha na mesma hora e fiquei quase 1 hora tentando me lembrar dos temperos que meu pai usava...
O resultado foi ótimo... ficou bem parecido com a receita do papis... E isso me fez um bem danado!

Para preparar o bolo de macarrão eu usei:

250 g de spaghetti cozido em água salgada fervente, ao dente
1 cebola média bem picada
3 colheres de manteiga
sal a gosto
salsinha picada a gosto (ou manjericão)
2 gemas
2 claras em neve
3 colheres, das de sopa, de queijo parmesão ralado
5 fatias de presunto, em quadradinhos
farinha de rosca suficiente

Cozinhe o macarrão ao dente, passe pela água fria e reserve.
Aqueça uma caçarola, acrescente a manteiga e a cebola e espere a cebola praticamente derreter. Junte o presunto, refogue por 1 minuto e desligue o fogo.
Coloque o macarrão cozido em uma travessa funda e junte o refogado de cebola.
Envolva o macarrão na manteiga, acerte o sal e junte as gemas, a salsinha e o queijo ralado, misturando bem. Coloque as claras em neve e mexa com um garfo, delicadamente.
Unte uma forma de buraco no meio e polvilhe com farinha de rosca.
Coloque o macarrão na forma, apertando bem com as mãos. Polvilhe farinha de rosca por cima do macarrão e leve ao forno médio por 20 minutos.

Sirva fatias de bolo de macarrão com 1 concha de molho ao sugo.

Pra mim, essa receita tem gosto de comida de mãe!

4 comentários:

Juliana 19 de set. de 2010, 16:16:00  

O limbo da gastronomia? Essa foi ótima! kkk
Mas acho que vale tudo na cozinha, se agrada na hora do preparo e da desgustação.
E daí se é brega, imoral ou engorda? kkkkkkkk

bjs

Aqui na Cozinha - Patty Martins 20 de set. de 2010, 12:12:00  

Estou passando para te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo no blog, são produtos Ovomaltine. Te aguardo lá.
Beijos
Patty

Aqui na Cozinha - Patty Martins 20 de set. de 2010, 12:13:00  

Estou passando para te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo no blog, são produtos Ovomaltine. Te aguardo lá.
Beijos
Patty

DAIENE 12 de dez. de 2010, 19:41:00  

Estou mais qua apaixonada por seu blog. Esse bolo de macarrão e tantas outras receitas lembram muito minha infância também. Comíamos muito esse bolo de macarrão aos domingos. Sou de Goiânia - Goiás, então ficamos bem próximos quando o assunto é comida. Amei todos os posts que vi, e já estou aqui me preparando para fazer uma receitinha sua hoje mesmo. Parabénssssss!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP