Atalho do Facebook

Costelinha de porco com maple syrup, dica para o final de semana

>> quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Eu gosto muito de carne de porco... e a costelinha é uma das minhas preferidas!
Essa receita é ótima para ser servida num domingo preguiçoso pois ela não dá trabalho algum. O único problema é que vai demorar umas 6 horas para ficar pronta... Então, comece bem cedo!
A boa notícia é que, como o forno está bem fraquinho, você pode colocar a carne no forno e ir cuidar da vida!
Eu coloquei a minha costelinha no forno e fui pra feira feliz da vida. Comi pastel, comprei minhas verduras, dei um passeio e, quando cheguei, a carne já estava no ponto de pincelar.

Uma dica importante é que esse tempo de cozimento é para uma banda inteira (termo mineirês que quer dizer um lado todo, sem cortes) da costela do porco. As ripas estreitas ficam prontas bem mais rápido.
Você pode fazer com as ripas que também vai ficar ótimo, só que diminua o tempo de cozimento pela metade e não saia para comer pastel.

1 peça de costelinha de porco (a minha pesava 3.2 k) sem o excesso de gordura
60 ml de azeite
80 g de sal grosso
2 galhos de alecrim

Para pincelar

2 colheres, das de sopa, de mostarda Dijon
3 colheres, das de sopa, de maple syrup, ou mel ou melado de cana
3 colheres, das de sopa, de azeite
suco de 1 limão
60 ml de vinho do porto

Limpe bem a costelinha.
Junte todos os ingredientes de pincelar a costelinha, misture bem e reserve.
Misture o azeite, o sal grosso e o alecrim e passe essa mistura na peça de carne. Deixe descansar em uma assadeira, por 1 hora. Após o descanso, cubra com papel alumínio e coloque no forno. Ligue o forno em 150 graus (*) e deixe a costelinha por 4 horas ou 5 horas ou até você espetar o garfo e notar que a carne já está bem macia e cozida.
Retire a costelinha do forno, aumente a temperatura para 250 graus. Pincele a costelinha com a mistura de mel reservada, volte para o forno e continue pincelando a carne, a cada 15 minutos, por 1 hora.
Quando a costelinha estiver bem dourada é só servir com gomos de limão e uma mandioquinha cozida.

(*) Se você quiser fazer na churrasqueira é só enrolar bem a costelinha em papel alumínio (lado fosco para fora) e seguir os mesmo passos.

5 comentários:

klaussZagnoli 15 de set. de 2010, 10:04:00  

Delícia essa carne! Tanto no forno quanto na churrasqueira,fica fantástica.
Sempre faço em churrascos. E quando não, tenho reclamações.
Grande abraço

»¤Þ䵣䤫 15 de set. de 2010, 10:18:00  

Que belezinha de costelinha, também adoro carne de porco, todos na minha casa também! Uma delicia com certeza! Bjos

Cantinho da Jana!!! 15 de set. de 2010, 18:08:00  

ADOOOORO CARNE DE PORCO... ESSA SEMANA MESMO GANHEI UMAS COSTELINHAS DA MINHA MÃE, QUE TROUXE DO SÍTIO....UMA BOA SUGESTÃO

BJIM
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Jotta e Rosley 15 de set. de 2010, 21:22:00  

Costelinha de porco é tudo de bom! Essa deve ter ficado uma delícia! Vamos experimentar essa receita. Valeu Kris!

Anônimo,  19 de set. de 2010, 17:17:00  

nossa madrinha essa costelinha tava uma delicia!!!
lucas

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP