Atalho do Facebook

Linguado do Vitórios

>> quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Hoje é quarta, dia que eu ia jantar no Vitórios Restaurante...
E um dos pratos que eu mais gostava no Vitórios era o linguado com amêndoas e champignon.
No novo Vitórios ainda tem esse prato no cardápio mas, eu não acho que é a mesma coisa jantar numa choperia... Sinto saudades de me sentar na área externa do antigo restaurante e comer esse peixinho maravilhoso.
Por isso resolvi tentar reproduzir a receita em casa e deu muito certo, ficou maravilhoso!

Receita do linguado com amêndoas e champignon:

1 k de filé de linguado (aproximadamente 6 filés)
suco de 4 limões
1 colher, das de sobremesa, de pasta de alho
1 colher, das de sobremesa, de sal
2 colheres, das de sopa, de azeite
100 g de farinha de trigo
2 colheres, das de sopa, de manteiga
150 g de amêndoas sem a pele (*)
150 g de champignon fatiado

Esprema os limões, passe por uma peneira e coloque em um recipiente de vidro. Tempere o limão com o sal, o azeite e o alho. Salpique pouco sal nos filés de linguado e mergulhe no limão, rapidamente. Retire os filés e passe na farinha de trigo, empanando bem.
Doure os filés, de 2 em dois, em uma frigideira com 1 colher de manteiga, até o filé ficar dourado.
Na mesma frigideira que você dourou os filés, coloque as amêndoas e deixe tostar por 2 ou 3 minutos. Acrescente o champignon e mexa por 1 minuto. Junte 2 colheres do molho de limão que o peixe foi temperado e, assim que ferver, 1 colher de manteiga gelada.
Mexa bem e, quando o molho encorpar, cubra os filés com esse molho.
Sirva com batatas cozidas passadas da manteiga.

(*) Dica: Para tirar a pela da amêndoa (ela tem que estar bem fresca) basta você deixar elas de molho em água fervente por 1 ou 2 minutos. A pele vai inflar e, só com um apertão, vai sair da amêndoa.

6 comentários:

Eloise 22 de set. de 2010, 16:01:00  

Oi Kris! ando numa correria danada e fazia semanas q estava querendo vir aqui com calma!ai ai ! como sempre tudo uma delicia e vc super especial com o carinho estampado em cada prato!!! beijos

Cantinho da Jana!!! 22 de set. de 2010, 17:28:00  

Huummmmm...adoro um peixinho bem feito como este...

Adorei...

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Leandra 23 de set. de 2010, 04:40:00  

Deu fome....
Esse é o tipo de peixe que eu adoro!

Gustavo Herrero 23 de set. de 2010, 11:23:00  

Hmmm receitinha deliciosa hein! Vou testar em casa sem falta.. Peixe é tudo de bom. Abracos!

Isa Raquel,  11 de mai. de 2011, 17:10:00  

Oi Cris,

Concordo com vc em relação ao Vitórios. Amava o antigo( principlamente antes da primeira reforma) e no novo ainda nem fui...Tenho excelentes recordações de lá..

Ah! Tenho curtido seu blog, está de parabéns!

Meu nome é Isa Raquel e sou amiga da Veridiana.

Kris Nardini 17 de mai. de 2011, 07:48:00  

Olá, Isa!

Acredita que até hoje sinto falta do Vitórios antigo?

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP