Atalho do Facebook

Maminha ou fraldinha na panela de pressão

>> sexta-feira, 3 de setembro de 2010



Eu já postei pra vocês a receita da fraldinha na panela de pressão que fica pronta em 40 minutos, né?
Hoje, atendendo à pedidos, vou postar mais uma receita, desta vez com um pouco mais de ingredientes.
Muita gente tem me enviado e-mail comentando que a carne queimou, grudou na panela ou ficou muito branca.
O resultado depende muito do tamanho e da espessura da peça de carne. Uma carne mais alta e maior vai demorar mais tempo no fogo, uma mais fininha demora bem menos tempo...
Outra coisa que influi é o tamanho da chama do fogão.
Se a chama for muito grande pode queimar, muito pequena pode fazer com que a carne desidrate muito e fique branquelona...
Eu uso a chama intermediária.

E confesso pra vocês: eu já deixei minha fraldinha queimar a ponto de virar um carvão. A peça estava bem fina e estreita e eu deixei o mesmo tempo que deixaria uma peça alta. Ficou incomível...hahahaha

Hoje eu dou três dicas que vão ajudar você a não queimar sua carne do almoço, tá?

- Use maminha no lugar da fraldinha. A maminha é uma carne mais firme e as peças são mais altas (parecidas com a picanha).
- Coloque outros ingredientes que soltam água durante o cozimento. Hoje eu usei tomate e pimentão. O líquido que vai ser soltar não deixará a carne queimar.
- Fique de olho no tempo de cozimento. Se a peça for pequena, certamente o tempo de cozimento será menor.

Hoje eu usei 2 peças de maminha de 1 quilo cada uma. Você pode usar fraldinha ou picanha, além da maminha.
Para essa quantidade de carne eu usei:

- 2 colheres, das de sopa, de azeite
- 1 colher, das de sobremesa, bem cheia de sal fino (para 2 peças de carne. Se for 1 peça diminua a metade)
- pimenta do reino a gosto
- 4 cebolas médias em rodelas grossas
- 1 tomate maduro em rodelas
- 1/2 pimentão em rodelas
- pimenta calabresa a gosto

Tempere a peça de carne com o sal e a pimenta.
Forre o fundo da panela de pressão com o azeite, acomode as peças de carne com a gordura para baixo, coloque as rodelas de cebola, tomate e pimentão, tempere com pimenta do reino e pimenta calabresa e uma pitada de sal (*) , tampe a panela e leve ao fogo alto.

(*) Se você gostar pode usar 1 sachet de caldo de galinha com 0% gordura por cima da cebola.


Assim que a panela pegar pressão, conte mais ou menos 25 minutos, se for 1 peça de carne e 35 se forem 2 peças. Use seu olfato, se sentir cheirinho de queimado abaixe o fogo ou abra a panela e verifique se a carne já está macia.
É normal dar uma sapecada no fundo da panela, mas não queimar.
Quando a carne estiver macia, retire da panela e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar. Volte a panela com o molho que se formou ao fogo e ferva por 5 minutos.
Sirva a carne fatiada com o molho de cebolas.




8 comentários:

Quitutes da Juju 3 de set. de 2010, 09:24:00  

Adoro pratos bem práticos como este! Vou experimentar! Abs, Juju

Figos & Funghis 3 de set. de 2010, 10:35:00  

Parece delicioso!
Beijinhos e ótimo findi,
Fabi

angela 5 de set. de 2010, 20:18:00  

nunca usei pimentão, adorei sua sugestão, alias adorei conhecer seu blog. bjs

Anônimo,  12 de set. de 2010, 16:16:00  

AMEI... ficou realmente maravilhoso... foi um sucesso no almoço de domingo...

Anônimo,  6 de mar. de 2011, 15:24:00  

A receita é otima. eu acrescentei batatas e berinjela, ficou uma delicia..

Receitas e Apetite 10 de mar. de 2011, 13:46:00  

Kris, recebi vosso comentário a respeito dos créditos da postagem. Primeiramente quero pedir-lhe perdão pelo fato, pois recebo várias receitas para serem postadas no blog e algumas já com fotos. Algumas pessoas enviam a postagem pronta e preferem o anonimato. Nunca foi o interesse de nosso blog causar tal sentimento em vc ou qualquer de seus leitores; nossa intenção é levar entretenimento e diversão as pessoas. O crédito será dado à vc, desculpe. Na oportunidade parabéns pelo blog!

Unknown 12 de set. de 2012, 21:56:00  

Nossa eu fiz e adorei, so que eu coloquei 04 cebolas, 03 tomates, 01 folha de louro, 01 cubo de legumes knnor, 1 sazon, e todos os outros ingredientes pedidos,, 01 peça de fraldinha deveria ter um kilo e meio.
Realmente por tudo que eu coloquei deu 40 MINNUTOS EM PONTO, 25 MINUTOS MAS 15 MINUTOS.
ADOREI A RECEITA MUITO BOM.
WAGNER F SOUZA

Advogado...com todo orgulho! 18 de nov. de 2012, 12:37:00  

ótima receito adorei! fiz ficou maravilhoso. abraços!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP