Atalho do Facebook

Quibe de berinjela assado

>> segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Recebi um e-mail de uma amiga que eu gosto muito, a Cristina Guimarães, na semana passada e fiquei com saudades das comidinhas que ela prepara nos jantares na casa dela.

Me lembrei que uma vez eu comi um quibe de berinjela que era receita da Cris.

Procurei na minha pasta de receitas e não encontrei a receita dela. Como ela está do outro lado do globo não pedi a receita, fiz mais ou menos de cabeça mas, acho que na receita dela ia queijo junto com a berinjela... Só me lembrei desse detalhe depois que o prato já estava pronto.

Fiz do meu jeito e fiquei muito gostoso... Ninguém falava que o quibe não era de carne.

Da próxima vez mando e-mail e peço a receita original da Cris....mas essa também fica show de bola.

Para a receita de quibe de berinjela assado você vai precisar de :

300 g de trigo para quibe
3 berinjelas médias
700 ml de água filtrada
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 maço de hortelã
1 pitada de pimenta síria
sal a gosto
1 colher, das de sopa, bem cheia de manteiga
200 g de muçarela ralada na parte grossa do ralador
1 tomate maduro em cubinhos
80 g de azeitonas verdes sem caroços
azeite

Lave muito bem o trigo, coloque de molho em 500 ml de água morna e deixe descansar por 1 hora.
Após esse tempo, escorra o trigo em uma peneira e aperte bem com as mãos para tirar o excesso de água.
Descasque e pique as berinjelas em pedaços médios. Leve ao fogo com 200 ml de água e 1 pitada de sal. Cozinhe até ficar macia, escorra e aperte bem para tirar o excesso de água.
Bata a berinjela, a cebola, o alho e o hortelã no liquidificador até virar uma pasta.
Junte essa pasta de berinjela ao trigo e tempere com sal, pimenta síria e manteiga. Misture bem.
Unte um refratário com manteiga e coloque a metade do quibe. Recheie com a muçarela, os tomates e a azeitona e regue com bastante azeite.
Cubra com a porção restante do quibe, faça marcas com a faca, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido (200 graus) por meia hora ou até dourar.

Sirva com arroz com aletria e tabule.



3 comentários:

Figos & Funghis 13 de set. de 2010, 10:33:00  

Kris, que receita deliciosa!!! Eu amo kibe e já fiz em versão vegetariana com abóbora e com batatas, mas este seu com berinjela está um arraso! Me deu muita vontade de provar, farei com certeza! E este recheio ficou lindo também!
Parabéns!
Beijinhos,
Fabi

Jotta e Rosley 13 de set. de 2010, 16:16:00  

Taí algo que nunca me arrisquei a fazer, o kibe. No máximo aproveitamos nossas idas a Porto Alegre pra provar o kibe do Habib's. Aqui em Santa Maria não temos muita opção de comida árabe. É a chance que precisávamos para testar. Já fizemos kafta, sfiha e outras... Faltava o kibe! Valeu pela dica! As fotos estão ótimas!

Cantinho da Jana!!! 13 de set. de 2010, 17:03:00  

Arrasou Kris...Que receita maravilhosa...Muito criativa...

Farei essa receita com certeza

bjim
Janaína
http://janainamechi.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP