Atalho do Facebook

Macarrão de roça

>> quarta-feira, 13 de outubro de 2010



Olá, turma!!!!
.
Quanta saudade de postar aqui e de receber o carinho de vocês!
Estou sumidona... minha vida andou uma loucura nesses últimos dias! Muitos problemas a serem resolvidos, muito trabalho... e praticamente não cozinhei nesses dias!
Mas, prometi que postaria minhas receitinhas de comida de domingo e promessa é dívida!
E vou começar pelo macarrão de roça.
Esse molho vai contra todos os meus princípios gastronômicos, pois leva Pomarola e caldo em cubinho, mas é uma receita da mamys e que eu comi na maioria dos domingos de toda a minha vida! É uma receita com sabor de infância... e que me trás muitas lembranças!
A massa pode ser qualquer massa longa mas a minha preferida é o "macarrão com furinho"... Eu AMO essa massa!!!!
E o melhor é o jantar, quando junto o macarrão e o frango caipira que sobraram do almoço e esquento na mesma panela, aumentando o caldo. Fica uma sopinha deliciosa.... com sabor de nostalgia...
.
A receita de macarrão de roça é muito simples. Vou passar pra vocês exatamente como a minha mãe fazia.
.
- 100 ml de óleo (é muito óleo, né? hahahahaha mas é assim, mesmo!)
- 1 cebola média bem picada
- 6 dentes de alho espremidos
- 1 lata de Pomarola
- 1/2 lata de extrato de tomate (eu prefiro o Elefante, que é mais denso)
- 2 colheres, das de sopa, de açúcar
- 2 cubos de caldo de carne ou de galinha
- 1 pedaço grande de pimentão
- 1 pimenta ardida
- pimenta do reino a gosto ( nós usamos uma quantidade boooooa de pimenta do reino)
- tempero mineiro a gosto
-1/2 copo de água
.
Coloque a água que vai cozinhar a massa ferver.
Aqueça uma panela de ferro e acrescente o óleo, a cebola e o alho. Refogue até a cebola caramelar. Junte o Pomarola, o extrato de tomate e o açúcar e cozinhe por 3 minutos.
Junte o pedaço de pimentão, a pimenta ardida e a pimenta do reino, os cubos de caldo e a água e cozinhe, com a panela tampada até reduzir (cerca de 15 minutos).
Cozinhe a massa em água fervente salgada. O bucatini demora cerca de 10 minutos para ficar pronto.
Retire o pimentão e descarte. Ele serve apenas para dar um "tcham", como diria o meu pai.
Acerte o sal do molho e cubra a massa com esse molho.
.
Essa quantidade da receita cobriu bem 1 quilo de bucatini.O ideal é que a massa fique apenas colorida com o molho, que fica bem denso, e não com excesso de molho como as massas a bolonhesa.

5 comentários:

Sandra Peres 13 de out. de 2010, 12:28:00  

Comida de mãe não tem igual, tb sou contra molho pronto e caldos de cubinhos, mas eles me socorrem as vezes, tenho que confessar.

Beijão

Cantinho da Jana!!! 13 de out. de 2010, 14:47:00  

Adoro macarrão....muuuuito bom esse seu...Sempre faço e ainda por cima no fogão a lenha...sem comentarios...rsrs

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Jotta e Rosley 13 de out. de 2010, 23:09:00  

Ótima pedida para os domingos! Comida simples mas, saborosa! Meus filhos adoram uma boa macarronada, embora um seja gaúcho e o outro pernambucano! Abraços Kris!

marcel gussoni 13 de out. de 2010, 23:32:00  

Coincidencia Kris, acabei de comer macarrao com furinho e molho de tomate, realmente nao tem como nao lembrar da infancia! Realmente uma delicia!

abracos

Karina 14 de out. de 2010, 01:22:00  

Hummm, minha avó também preparava esse macarrão lá em Itápolis, rs. E atire a primeira pedra quem não usa elefante ou pomarola, ehehe. Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP