Atalho do Facebook

Sopa creme de legumes

>> quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


A essa hora eu já estou chegando em Búzios, mas deixei algumas receitinhas programadas para vocês.
Prometo que de lá eu envio notícias e receitas novas!

Para mim, essa sopa tem o maior sabor de nostalgia do mundo....
Eu cresci comendo essa sopinha deliciosa. Bastava o tempo esfriar um pouquinho que meu pai fazia pra gente.

Espero que vocês gostem!

- 600 g de carne boa para cozido (músculo, acém, paletão) bem limpa
- 1 cebola grande em cubos
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta

- 3 batatas médias sem cascas partidas ao meio
- 1 cenoura sem cascas, partida ao meio
- 1/4 de cambotiá em pedaços grandes (pode usar a casca, sem quiser)
- 1/2 batata doce, sem cascas, partida ao meio
- 2 batatas salsa (mandioquinha), sem cascas
- 1 tomate sem sementes
- 4 dente de alho inteiros, sem cascas
- 1 chuchu, sem casca, partido ao meio
- 1 litro de água ou caldo de legumes ou de galinha
- 250 g de massa longa ou curta cozida ao dente
- sal e pimenta a gosto ( eu uso tempero caseiro)


Aqueça uma panela de pressão com um fio de azeite e refogue a carne até ela ficar bem corada. Tempere com sal e pimenta e junte a cebola. Espere a cebola murchar, cubra com 400 ml de água fervente, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, ao até a carne ficar macia.
Retire os pedaços de carne e reserve. Adicione o caldo de galinha ou a água na panela que está o caldo do cozimento da carne e espere ferver. Junte todos os legumes, tampe a panela e cozinhe até os legumes ficarem macios.
Cozinhe a massa até ficar ao dente, passe por água gelada e reserve.
Bata todos os legumes com o caldo do cozimento no liquidificador até virar um creme, volte o creme para a panela e junte a carne e a massa reservados. Espere a sopa levantar fervura, acrescente mais caldo, se necessário, tempere a gosto e sirva.

O ideal é sempre temperar a sopa no final do preparo.

Eu coloco fatias de muçarela no fundo do prato, cubro com a sopa e espero o queijo derreter. Fica dos deuses!

3 comentários:

»¤Þ䵣䤫 19 de jan. de 2011, 14:57:00  

Hum... Que delicia, eu amo um sopinha! A sua ficou linda e super apetitosa! Bjinhos

Leandra 19 de jan. de 2011, 20:36:00  

é hoje!!! Já sei o que fazer pro jantar!
Aproveita as férias!

Jotta e Rosley 19 de jan. de 2011, 23:44:00  

Boa viagem Kris, e ainda bem que você deixou essa delícia aí pra gente. Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP