Atalho do Facebook

Arroz com suã

>> segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Meu fogão a lenha está desativado desde que as obras começaram aqui em casa.
Já não vejo a hora de colocar bastante lenha nele e fazer minhas comidinhas...
O arroz com suã é um dos pratos que eu prefiro fazer no fogão a lenha. Na falta dele, fiz no fogão convencional.

Pra quem não conhece, suã é a coluna vertebral do porco. Eu sempre peço a coluna toda, que vem até com o rabinho do porco. Esse é o meu preferido! Já aviso todo mundo que o rabo é meu! hehehehe


Para preparar arroz com suã para 10 pessoas você vai precisar de:

- 2 k de suã limpa
-100 ml de óleo
- 2 colheres, das de sobremesa, de tempero caseiro completo
- 2 colheres, das de sopa, de pasta de alho
- pimenta ardida a gosto (eu uso 3 pimentas bode)
- suco de 1 limão
- 2 cebolas grandes, ou 3 cebolas médias, bem picadas
- 500 g de arroz lavado e escorrido
- água fervente o quanto baste
- sal
- cheiro verde a gosto


Limpe bem a suã (eu nunca sei se suã é menino ou menina) e tempere com a pasta de alho, o suco de limão, a pimenta e o tempero caseiro. Deixe descansar por 1 hora.
Aqueça uma panela grande, de fundo grosso, e acrescente o óleo e a suã.
Cozinhe a carne até todos os pedaços ficarem bem dourados. Vá pingando água fervente, quando necessário.
Quando todos os pedaços estivem dourados, retire o excesso de óleo e junte a cebola picada. Mexa bem e espere a cebola ficar da cor de caramelo.
Junte água fervente (mais ou menos 1 litro e meio) e veja se a suã já está cozida. Se a carne estiver macia, junte o arroz lavado e escorrido, acerte o sal e cozinhe até o arroz ficar ao dente. Se necessário, pingue mais água fervente.
Desligue o fogo, tampe bem a panela e deixe descansar por 10 minutos.
Cubra o arroz com cheiro verde e sirva com vinagrete.

Eu tenho feito vinagrete só com tomate sweet grape e fica DIVINO!!!!

3 comentários:

Jotta e Rosley 28 de fev. de 2011, 13:12:00  

Com certeza a comida no fogão a lenha fica deliciosa, mas, na falta... ótima receita Kris, abraços!

Tamara(Itapeva-Sp),  1 de mar. de 2011, 10:05:00  

oi...Kris..adorei a receita adoro essas comidas de panelas grandes...ja fez arroz com ossobuco ?? é divino...bjs ...fica com Deus...

Anônimo,  2 de set. de 2011, 15:27:00  

oi Kris,
sou leitora diária do seu blog, e amuuu, assim como vc tenho fogão a lenha e gostaria de fazer um arroz com suã no niver do maridão, mas minhas filhas tem urticaria de carne de porco,vc já fez com suã de carneiro ou outra carne??? e medidas para + ou - 25 pessoas vc tem ideia???
mil bjos
eli
campo grande/ms

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP