Atalho do Facebook

Fazendo massa fresca

>> sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011



Hoje vou postar uma receita ótima para fazer no final de semana e juntar a família toda para ajudar! As crianças adoram e vira uma farra!
Esse é o meu sobrinho lindo, o Lorenzo, que ADOROU ajudar na última vez que fizemos massa fresca na casa do meu irmão Fabiano.
.


Já postei outras vezes a receita de massa fresca mas, desta vez eu não poderia deixar de postar...
Sabem o motivo?
É que eu consegui fazer e cilindrar a massa SOZINHA!!!!
Pela segunda vez o maridão não me ajudou em nada! A minha primeira massa sem ajuda foi a que fiz com alho negro.
Isso é sinal que meu braço já está supimpa!
Não tive dor, fraqueza, NADA!!!
E vamos combinar que meu cilindro não ajuda muito....




Ele é pequeno, por isso tenho que cilindrar uma pequena quantidade de massa por vez! E fazer isso com 500 g de farinha não é bolinho, não!!!
Mas valeu a pena!
A massa ficou maravilhosa!
Desta vez usei um pouquinho de água para dar a liga e achei que ela ficou mais fácil de manusear.

A receita para 5 pessoas: (sempre use 100g de farinha e 1 ovo por pessoa)

-350 g de farinha de trigo
-150 g de sêmola de grano duro
- 5 ovos
- 1 ou 2 colheres de sopa de água

Peneire as duas farinhas, faça um vulcaõzinho e coloque os ovos no centro. Vá mexendo os ovos com um garfo em movimentos circulares para o ovo se misturar à farinha.
Depois é usar as mãos, mesmo.
Trabalhe a massa por uns 15 minutos, até ela ficar lisinha como bumbum de bebê.
Coloque em um saco plástico e deixe descansar por meia hora, no mínimo.

Reparta a massa no número de ovos usados na receita. Se você usou 5 ovos, faça 5 porções. Cilindre cada porção várias vezes até a massa ficar bem lisa e brilhante. As outras porções devem ficar cobertas com plástico.
Vá regulando a espessura da massa no cilindro.
Quando ela chegar na espessura certa, acerte os lados com a ajuda de uma faca e corte em porções de 50 cm.
Eu tenho um varal próprio para massas mas você pode usar até o encosto de uma cadeira como varal , basta cobrir o encosto com um pano de prato seco e limpo.

Corte a massa no formato desejado.
Eu uso o cortador do próprio cilindro.




A massa fresca cozinha SUPER rápido, não demora mais que 3 minutos!

Desta vez fiz a massa ao alho, óleo e camarões e ADOREI!



Fritei dentes de alho grosseiramente picados numa boa porção de azeite e manteiga, juntei camarões sem cascas temperados só com sal e algumas folhas de sálvia e envolvi o molho na massa!

Simples e DELICIOSO!!!!!!!!!!!!!!!




5 comentários:

Santa Gastronomia 25 de fev. de 2011, 09:38:00  

Kris:
massa fresca é outra coisa, né mesmo?
E a sua, com camarão que é tudo de bom, tá com cara de divina!
E as crianças ajudando? Não tem preço!
Parabéns!
Bjinhus..
PS - vim aqui ver teu post e já tô levando a receita da pamonha salgada (adoro, mas nunca fiz, compro essas prontas de supermercado - não vou mais comprar) e do tempero cajun, pois também gosto muito de jambalaya!

Filipa 26 de fev. de 2011, 06:37:00  

E a verdade é que nada se compara com o sabor da massa fresca, não é? Gostei da sua receita..anotada! Um beijinho

Cantinho da Jana!!! 26 de fev. de 2011, 18:51:00  

nada melhor do que uma bela massa fresquinha né? aqui em casa faço sempre, mas coloco o maridão pra cilindrar senão me mato...rs

Linda massa e com camarão entãoo...hummmm de babar..

bjim

Anônimo,  12 de abr. de 2011, 13:49:00  

uma sugestão para quem não conseguir a semola. Tenho feito massa com os seguintes ingredientes:
- farinha de trigo e ovos (seguindo a regra de 1 ovo a cada 100gr)
- 1 col de sopa de azeite a cada 200gr
- 2 col de cafe de sal
- 1 col de sopa de agua pra dar liga;
Pra facilitar mais uso minha maquina de fazer pao pra preparar a massa e depois uso o rolo;
Fica simplesmente espetacular, podem experimentar.
Cláudio - RJ

RUTE 23 de abr. de 2011, 05:38:00  

Olá Kris,
passeava na net à procura de massa fresca e vim parar ao seu lindo blog.
Vou visitar mais vezes. Gostei das delicias que vi.
Convido-a a aparecerem no meu Publicar Para Partilhar.
Ontem publiquei uma massa fresca verde, com um ingrediente inusitado: Urtiga :)
Beijo além-mar,
de outra mulher em construção!
Rute

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP