Atalho do Facebook

Fígado acebolado com jiló

>> segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fiz esse post pensando na Cecília Sarto ...


Quem é mineiro sabe o quanto é bom sentar num boteco, pedir uma cerveja estupidamente gelada e uma porção de fígado acebolado, né? Se for com jiló, melhor ainda!
EU AMO!!!!
Como estou querendo perder uns quilinhos, estou evitando botecar...mas das porções eu não abro mão.
Fiz esse petisquinho para o almoço e me deliciei...
Só não vale contar que meus filhotes não comem fígado e eu tive que fazer carne de panela pra eles....

Para uma porção bem caprichada use:

800 g de fígado em tirinhas
1 colher, das de sobremesa, de tempero mineiro caseiro
1 xícara, das de café, de leite
1 pimenta ardida bem picada
1 fio de óleo
1 cebola em rodelas finas
10 jilós em rodelas finas

Limpe bem o fígado e corte em tirinhas ( eu pedi para o açougueiro fazer isso). Tempere com o tempero caseiro, o leite e a pimenta e deixe descansar, fora da geladeira, por 1 hora.
Aqueça bem uma frigideira (eu uso uma de ferro) e acrescente 1 fio de óleo e 1/4 da porção de fígado. Mexa rapidamente e , assim que o fígado mudar de cor, junte 1/4 do jiló e 1/4 da cebola. Cozinhe até a cebola murchar, sempre em fogo muito alto.
Retire o fígado, mantenha aquecido e repita o processo com o restante dos ingredientes.

O segredo para o fígado não ficar duro é usar fogo bem alto e não deixar muito tempo no fogo. Fígado cozinha bem rápido. Em questão de 3 minutos a porção está pronta!

Minha avó sempre usa o leite no tempero do fígado. Eu não me lembro se é para amaciar ou para amenizar o sabor forte... O fato é que faço tudo que minha avó faz... Ela sabe das coisas! Então, não deixo de usar o leite!

4 comentários:

Cecília Sarto Ideias Personalizadas 14 de fev. de 2011, 12:08:00  

Ê gente! Promessa é dívida hein! Aguei agora,é sério!!! Minha mãe bem que tentou fazer pra mim..Mas ela foi assisitir o último cápítulo da novela e queimou!!! Tive que comer com gosto de queimado..O dureza!
kkkk
Onde vc compra fígado frequinho?
Vou pegar a receita e tentar fazer..Depois te conto...Bjossssssssss

Kris Nardini 14 de fev. de 2011, 13:45:00  

Amiga, eu peço pro pessoal do açougue do D'Ville Karaíba me avisar quando chega fresco. Não gosto quando ele está congelado.
E fala pra mamys que eu já derrubei uma panela de água fervente com macarrão por causa do último dia do BBB...hahahaha

Você vai comer o meu fígado, espere só a minha piscina ficar pronta!

Beijos

Fabiana 14 de fev. de 2011, 17:29:00  

Fígado, amooo! Acebolado é uma delícia, mas com jiló nunca comi! Bjs

WESLEY MARCHIORI 5 de mar. de 2011, 15:46:00  

Sou mineiro de BH e este aperitivo é o mais famoso daqui, principalmente no mERCADO CENTRAL acompanhado de uma "cervejota" bem gelada. Fiquei curioso com o leite, será? Nunca ouvi falar nisto. Tempero normalmente. Você pode cortar o fígado em tirinhas ou quadrado. Como o jiló é fatiado redondo, eu acho que o fígado quadradinho combina mais. O segredo é a cebola. Ela pega o sabor da carne, do sangue, e fica uma delícia... O ideal é servir quente e consumir quente. Depois que esfria, já era. Pode jogar fora. Fica dura e amarga. Portanto, prepare poucas quantidades nas porções... depois, refaça, aos poucos... MUITO BOM!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP