Atalho do Facebook

Taioba com bacon e alho

>> quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Vocês conhecem taioba?
Ela é uma verdura de folhas enormes. Meu pai adorava e sempre fazia...

Eu não comia, por puro preconceito.
.
No domingo estive na feira e vi a taioba a venda. Comprei e resolvi fazer da forma que eu faço a escarola, refogada com alho e bacon.
A única diferença é que, para preparar a taioba, os talos tem que ser descascados e escaldados antes de refogar!
.
Se vocês não conhecem, vale a pena experimentar! Além de ser uma folha leve e macia ela tem muitas vitaminas...
.
Vamos à receita:
.
1 maço de taioba ( as folhas são bem grande e um maço rende bem)
3 dentes de alho laminados
100 g de bacon em cubinhos
1 fio de azeite
sal a gosto
.
Separe as folhas dos cabos e retire a fibra que envolve os talos. Eu uso um descascador de legumes para retirar essas fibras.
Corte as folhas em tiras largas e os talos em pedaços pequenos.
Em uma caçarola, ferva 1 litro de água com 1 colher, das de sopa, de sal. Coloque os talos e deixe por 1 minuto. Coloque as folhas, já picadas em um escorredor e escalde com a água com os talos.
Aqueça uma frigideira e doure os cubos de bacon. Junte o alho laminado e espere dourar.
Aí é só refogar a taioba por 2 minutinhos e pronto!
.
Eu gostei tanto dessa receita que já imaginei uma pizza ou uma brusqueta com a taioba como recheio.
IMPORTANTE : existem taiobas venenosas. Se você não sabe diferenciar, compre de um feirante de confiança.

7 comentários:

Edna Lima 23 de fev. de 2011, 09:05:00  

E como eu tenho saudades de comer taioba.
Só vi qdo ainda morava em Minas.Bom dia.Edna

Anônimo,  23 de fev. de 2011, 10:44:00  

Nossa esse post me levou direto pra minha infancia. Na casa dos meus pais tinha uma horta nos fundos e tínhamos taioba... Minha mae também fazia refogada e ficava divina, faz muitos anos que nao como. Me deu saudade daquele tempo... Adoro seu blog, acho o máximo a forma simples que você nos passa suas receitas, nos dá a impressão de estarmos dentro da sua cozinha. Parabéns pelo belo trabalho.
Bjs

Tereza

Anônimo,  23 de fev. de 2011, 16:26:00  

menina nao consigo mais sair do seu blog..quantas comidinhas boas..eu tenho um bistro no rio de janeiro e nesta sexta vou fazer um almoço com sotaque mineiro, todo o cardapio foi tirado do seu blog..
parabens vc é mto talentosa e obrigada pelas receitas.

grata Hilma

Jotta e Rosley 23 de fev. de 2011, 16:30:00  

Aqui no Sul não chega a taioba... Nunca experimentei também, mas parece ótima! Abraços Kris!

Anônimo,  23 de fev. de 2011, 16:42:00  

oi,Kris!
Morei em Uberlândia muitos anos,agora moro em Goiania.Morro de saudades de Minas.
Adoro seu blog,as receitas são bem parecidas com as minhas.
Afinal,mineiro pode morar ate no fim do mundo,q nunca perde suas caracteristicas,né?
Abraços
Ester

Kris Nardini 24 de fev. de 2011, 11:13:00  

Fico tão feliz lendo esses comentários...As comidinhas que eu faço me remetem a minha infância e fico feliz por fazerem o mesmo com vocês...

E saber que minhas receitinhas estarão sendo preparadas no Rio me enche de orgulho!!!!

#orgulhosademais

Robaleiro 12 de mai. de 2011, 13:24:00  

Kristine, moro em uma chácara e tenho alguns pés de tioba. Depois de ver a receita de taioba com baicon e alho me deu vontade de
experimentar. Vou fazer hoje mesmo.
http://robaleiro.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP