Atalho do Facebook

Torta fria de pão de forma

>> terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Podem falar que é brega, que é fora de moda mas o fato é que eu AMO torta fria de pão de forma. E a que minha mãe fazia era a melhor do mundo.
No sábado me bateu a maior vontade de comer a torta da mamys e em 1 hora eu tinha feito as compras e estava com a torta pronta, descansando na geladeira.
Para uma torta média, que serve entre 12 e 15 pessoas, você vai precisar de :
.
- 2 pacotes de pão de forma próprio para torta fria - A Wickbold tem um ótimo. Caso não encontre use 3 pacotes de pão de forma clássico sem as bordas.
- 2 embalagens de creme de leite de caixinha
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta
- 1 sachet de 200g de maionese
.
Para o recheio de frango:
.
- 800 g de peito de frango em bifes
- 1 colher, das de sopa, de tempero completo caseiro
- 1 litro de água
- 2 colheres, das de sopa, de manteiga
- 1 cebola bem picada
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 lata de tomate pelado
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal e pimenta a gosto
Coloque a água e o tempero na panela de pressão e espere ferver. Adicione o frango, tampe a panela e cozinhe por meia hora. Nesse tempo o frango vai se desfazer e desfiar sozinho. Escorra o frango e reserve a água do cozimento.
Aqueça uma caçarola junto com a manteiga. Refogue o alho e a cebola e junte o frango desfiado. Refogue por 3 ou 4 minutos e junte o tomate pelado. Cozinhe por 5 minutos e acerte o sal e a pimenta.
Bata o frango no liquidificador adicionando a água do cozimento do frango aos poucos, se necessário. O frango não pode ficar muito mole, tem que ficar igual uma pasta.
Reserve o recheio de frango.
.
Para o recheio de berinjela
.
- 1 berinjela grande, sem a casca
- 200 g de azeitonas sem caroços
- 100 ml de azeite
- 2 colheres, das de sopa, de alcaparra bem lavada
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 maço de cheiro verde ( salsinha e cebolinha)
- sal, se necessário
Descasque a berinjela, parta em fatias grossas e leve ao microondas por 2 minutos.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, junto com a berinjela, e bata até virar uma pasta. Se necessário use mais azeite.
Acerte o sal e reserve.
.
Montagem
.
Uma dica muito importante que minha mãe me deu para a torta não desmontar quando for partir é usar as fatias de pão intercaladas, uma camada na horizontal e outra na vertical, sucessivamente.
Coloque uma camada de pão (duas fatias, lado a lado), umedeça com o creme de leite temperado com sal e pimenta (pode caprichar pro pão não ficar seco, uma camada de recheio, uma de pão umedecido, uma do outro recheio... até terminar o pão.
Tampe com papel filme e leve para a geladeira por 4 horas ou mais.
Retire a torta da geladeira, corte as bordas para que fiquem uniformes e cubra com maionese.
Decore com o que você gostar...
Minha mãe usava ameixas e passas (que eu odeio!), cerejas em calda, pimentões, azeitonas....
Eu só coloco batata palha!
Leve para a geladeira e coma o final de semana todo, que foi o que fizemos aqui em casa!

15 comentários:

Fabiana 22 de fev. de 2011, 09:25:00  

Amo torta fria, e está fora de moda é? Eu não sabia, rsrs. Acho tão tão gostoso! Ficou linda a sua e super apetitosa. Bjs

Angela Machado 22 de fev. de 2011, 09:40:00  

Kris que lindo!!! é uma delicia né!! eu tb faço essa torta, a minha é um pouquinho diferente, mas mesmo assim é uma delicia! foi uma das primeiras receitas que eu postei no blog, tamanho é o meu amor por essa receita!! bjos e uma linda semana!!

william h stutz 22 de fev. de 2011, 10:57:00  

Torta fria de pão de forma é bem miha infância. Adoro. Uma das camadas sempre usadas lá ém casa era a de paté de atum no lugar do frango. Está quase na hora do almoço, ver isso aqi é ... tortura!!! Que fomeeeeeee

Nalivia 22 de fev. de 2011, 11:12:00  

que seja brega, mas eh bom demais!!!

Vicentina 22 de fev. de 2011, 16:32:00  

Brega que nada, deliciosaaaaa.
Nunca tinha visto com beringela já vou copiar a receita e sábado vou fazer, amei.
Bjs

Jotta e Rosley 22 de fev. de 2011, 22:57:00  

Aqui de vez em quando rola uma torta fria e todo mundo gosta. Seus recheios são ótimos Kris, o de berinjela parece muito saboroso. Abraços!

Marta 23 de fev. de 2011, 17:26:00  

Adoro esse tipo de torta! Delícia e prático para um lanche entre amigos..
Beijocas

Unknown 25 de fev. de 2011, 17:12:00  

Eu não sabia que era brega, de qualquer jeito amo essa torta. Vou copiar sua receita.

Anônimo,  24 de mar. de 2011, 14:26:00  

Amoooo...nem me importo se é brega...só sei que é deliciosa...bju

Unknown 14 de mai. de 2011, 20:54:00  

fora de moda nada e desde qdo comer o q a gente gosta e estar off adorei sua receitinha alias da sua mamis o legal e q podemos variar os recheios beijocas fofa

Lays 23 de jun. de 2011, 18:31:00  

Eu amoo torta feia minha tia faz e simplis e SUPREENDENTE DELICIOSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
obrigada por me dar dik´s
bjinhuz.......s2

Anônimo,  20 de out. de 2011, 15:40:00  

Oi Kris, descobri seu blog há pouco tempo e não vivo mais sem ele, hehehe!
A gente está sempre aprendendo mesmo, acredita que eu faço uma variação dessa sua torta desde os meus 16 anos (e olha que tem tempo, viu?;-) e não sabia dessa dica da sua mãe, de colocar os pães em camadas 'trocadas', adorei! Essa torta não é brega, ela é, como dizem os fashionistas: ATEMPORAL, rá, rá! Beijos, Audrey/RO

Catia Correia 27 de jul. de 2012, 23:17:00  

Brega é não comer uma delícia destas! Nunca vi esse recheio com a berinjela. Tenho uma "lanchinho" para fazer na terça e sua torta foi a eleita!!! Conto depois =)

Catia Correia 27 de jul. de 2012, 23:17:00  

Brega é não comer uma delícia destas! Nunca vi esse recheio com a berinjela. Tenho uma "lanchinho" para fazer na terça e sua torta foi a eleita!!! Conto depois =)

mollymell 3 de fev. de 2013, 19:19:00  

Olá Kris, tudo bem?
Conheci seu blog hoje e já estou apaixonada, e com água na boca :)

Minha mãe tbém fazia muito essa torta fria de pão, e vendo sua recita definitivamente eu vou fazer.

Parabéns pelo blog, é uma delícia!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP