Atalho do Facebook

Farofa de feijão verde ou feijão de corda

>> terça-feira, 22 de março de 2011


Sempre que vou a feira vejo feijão de corda a venda.
Da última vez que fui, pedi duas latas (na feira eles vendem o feijão medindo em um pote de sorvete) de feijão de corda e eles embalaram o feijão seco.
Eu logo reclamei:
- Não! Eu quero o feijão de corda, aquele na vagem!
O feirante respondeu:
- Feijão de corda é o seco, o feijão ainda na vagem, antes de secar é chamado de feijão verde!
Fiquei feliz por aprender a diferença entre feijão de corda e feijão verde. São o mesmo feijão, só que um é fresco e o outro é seco.
Comprei o fresco (verde).

Minha intenção era fazer baião de dois, que já fiz e postei aqui, mas fiquei com preguicinha...
Decidi fazer um farofinha de feijão verde e ficou deliciosa!!!

Para a farofa você vai precisar de:

1/2 quilo de feijão verde
1 cebola, bem picada
4 dentes de alho, 3 espremidos e 1 inteiro
1 folha de louro
250g de linguiça ardida em pedaços pequenos
4 colheres, das de sopa, de manteiga de garrafa (ou 2 colheres cheias de manteiga comum, se você não tiver a de garrafa)
sal a gosto
farinha de mandioca até dar o ponto
coentro picado grosseiramente, a gosto
pimenta ardida, a gosto

Refogue a metade da cebola em 1 colher de manteiga de garrafa, junte o feijão verde, mexa por 2 minutos e cubra com água fervente. Junte a folha de louro e o dente de alho e cozinhe até o feijão ficar macio. Acerte o sal, retire a folha de louro e o dente de alho e desligue o fogo.
Em uma frigideira, doure a linguiça na manteiga de garrafa restante e junte o feijão, que deve estar escorrido. Refogue bem o feijão e junte a farinha, até o ponto que você gosta. Alguns preferem mais sequinha, com mais farinha, outros preferem mais úmida, com menos farinha.
Acerte sal, junte pimenta ardida e bastante coentro (ou salsinha), deixe tostar por alguns minutos e sirva com carne seca acebolada.





6 comentários:

Aninha **Fairy** 22 de mar. de 2011, 09:19:00  

A carinha está boa demais!!!!
Já estava imaginando esta farofinha aqui em casa, com uma carninha assada!!!! Huuuuuummmmm.....

Unknown 22 de mar. de 2011, 10:59:00  

Boa pedida,Kris! Nunca experimentei...ótima dica e a farofinha ficou espetacular!beijkas

Joyce 22 de mar. de 2011, 11:28:00  

Ai meu Deus eu não posso ver essas farofas de feijão, nossa que delícia.

Deborah Martin Salaroli 22 de mar. de 2011, 15:52:00  

Hum, mas essas comidas regionais são um luxo, cada uma com uma característica. Bom mesmo!
Parabéns pela sua receita...
Bjs
Deborah

+++Tem promoção lá no meu blog. Aparece e participa, tá?
http://www.delicias1001.com.br/2011/03/promocao-o-quem-dentro-da-sacola.html

Tamara(Itapeva-SP),  24 de mar. de 2011, 15:12:00  

olá..Kris ...eu adoro feijão verde...esse viradinho sta de dar aguá na boca...até mais

Unknown 24 de mar. de 2011, 18:19:00  

Kris,
as receitas continuam excelentes. Mas as fotos estao cada vez melhores! Fome so de ver :)

bjs

Marcel

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP