Atalho do Facebook

Feijão preto dos cariocas

>> quarta-feira, 2 de março de 2011


Eu contei pra vocês que quando fui pra Búzios a Neusa cozinhava pra gente, né?
A comidinha dela é toda gostosa mas o feijão é dos deuses!

Eu, que nem gosto muito de feijão, comi feijão TODOS os dias que estava lá, de tão gostoso que eu achava.

Perguntei pra Neusa o que a receita dela tinha de diferente e fiquei de boca aberta quando vi o segredinho: ela refoga o feijão ainda cru. Eu nunca tinha feito isso, sempre cozinhava o feijão, fazia um refogado com carnes e alho e só depois acrescentava o feijão cozido.

Mas isso é passado. Agora só faço feijão igual o da Neusa. Cozinhar o feijão já com as carnes deixa ele muito mais saboroso!

Para preparar o feijão gordo carioca você vai precisar de:

-500 g de feijão preto lavado
- 1 fio de óleo
- 1 calabresa, em rodelas grossas
- 1 paio, em rodelas grossas
- 350 g de carne de sol aferventada, em cubos
- 100 g de bacon, em cubos
- 5 dentes de alho, amassados
- 1 cebola pequena, bem picada
- água suficiente para tampar o feijão
- sal a gosto
- louro (opcional, a Neusa não usava)

Na panela de pressão coloque o bacon e um fio de óleo. Quando o bacon começar a dourar junte a carne e as linguiças. Refogue bem até a carne ficar dourada e junte o alho e a cebola. Mexa bem até a cebola murchar.
Acrescente o feijão lavado e escorrido e refogue por 2 ou 3 minutos.
Cubra com água, tampe a panela de pressão e cozinhe por 20 ou 30 minutos, o tempo vai depender do feijão.
Quando o feijão estiver macio, destampe a panela, acerte o sal e deixe ferver, fora da pressão, por 20 minutos ou até o caldo engrossar.

Não precisa de mais nada além de um arroz fresquinho para acompanhar essa tentação!

8 comentários:

Angela Machado 2 de mar. de 2011, 08:42:00  

Kris pra mim tb é novidade!!! nunca tinha visto refogar o feijão cru; coisa de doida!!!!

Mas vou tentar com certeza!!!

bjokas
www.quasecheff.blogspot.com

Vicentina 2 de mar. de 2011, 09:39:00  

Gente, nunca tinha visto falar em refogar o feijão cru, isto pra mim tbm é novidade, mas que fica bonito isto fica e certamente delicioso.
Bjs

Unknown 2 de mar. de 2011, 11:29:00  

Kruxa, legal essa receita, tb nunca tinha refogado o feijão antes... feijão preto lembra muito a minha terra, florianópolis, já que em Santa Catarina também é o feijão de todo dia...fui conhecer o feijão carioquinha em São Paulo. abção

Sandra Peres 2 de mar. de 2011, 11:33:00  

Já tá na hora do almoço???
Otima dica pra variar o almoço, aqui em Sampa, só o feijão carioca, que nem é o que os cariocas preferem.
Eu gosto de todos!!!

Beijos

Beta Tiossi 2 de mar. de 2011, 11:42:00  

Eu não sou fã de feijão, mas feijão preto eu comeria todos os dias. E esse está com uma cara boa demais!
bjs

Jotta e Rosley 2 de mar. de 2011, 22:55:00  

Como já dizia aquela música: "dez entre dez brasileiros preferem feijão...". Gordo ou não, preto ou mulatinho, é muito bom. Esse aí só pode ser muito gostoso Kris. Abraços!

SUMAIA 14 de mar. de 2011, 04:59:00  

Olá Kris, qdo vi a receita deste feijão coloquei mãos a obra p/ testar a receita.....sou carioca e conheço bem um bom feijão e p/ ser sincera não achei nada de especial. Na minha opinião, a panela, as mãos da cozinheira e até a colher de pau q se usa influencia no sabor. Fiquei curiosa se vc fez este feijão e se ficou c/ o mesmo sabor do q vc comeu preparado pela Neusa. Abraço, Sumaia

Kris Nardini 14 de mar. de 2011, 10:18:00  

Olá, Sumaia! Seja bem vinda ao blog!
Eu percebi muita diferença entre o feijão refogado cru e o feijão refogado depois de cozido. Acho que os sabores ficam mais acentuados.
Mas uma coisa que prestei atenção é que a carne salgada e de sol do Rio são bem diferentes das carnes daqui.O sabor de lá eu ainda não consegui acertar!
Você está certa, pode ser o jeitinho e o tempero da Neusa!

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP