Atalho do Facebook

Salada de joelho de porco defumado

>> sexta-feira, 4 de março de 2011


Minha tia Deisinha sempre faz essa salada, só que usa frango defumado. Aprendi a receita com ela.
Fiquei com vontade de comer a saladinha e não encontrei o frango defumado à venda. Resolvi arriscar com o joelho de porco defumado (eisbein) e ficou deliciosa!!!
A única diferença da minha receita com a receita da tia Deisinha é que eu não coloco uva passas (já contei aqui que ODEIO passas, né?)!

Ingredientes para a salada de joelho ou frango defumado:

2 joelhos de porco defumados ou 1 frango defumado
4 espigas de milho refogadas em manteiga, alho e cebola
doce de 1 abacaxi (abacaxi em cubos, 2 colheres de açúcar cozidos em fogo lento até secar e ficar levemente dourado) ou 1 lata de abacaxi bem picado
140 g de azeitona verde bem picada
200 g de castanha de caju picada grosseiramente
2 colheres, das de sopa, de maionese
3 colheres, das de sopa, de creme de leite
2 colheres, das de sopa, de mostarda
pimenta a gosto
200 g de uva passas claras e escuras (eu não coloco)

Ferva o joelho de porco em água abundante apenas para ficar mais fácil de desfiar. Retire a pele e desfie a carne, tomando cuidado para retirar toda a gordura e nervos.
Se você fizer com o frango basta retirar a pele e desfiar a carne.

Refogue o milho em manteiga, alho e e cebola e cozinhe, sem água, até o milho ficar macio. Acerte o sal . Deixe esfriar e reserve.

Pique o abacaxi em cubinhos e leve ao fogo baixo com o açúcar. Quando começar a caramelar mexa cuidadosamente até o abacaxi ficar bem sequinho. Deixe esfriar e reserve.

Junte o joelho defumado,o milho, o abacaxi, as azeitonas, a pimenta, a mostarda, a maionese e o creme de leite. Se necessário junte mais maionese ou creme de leite (fica a seu critério) até dar a "liga". Junte as castanhas e as passas e leve a salada para a geladeira.

Essa receita não pode faltar nas festas de final de ano daqui de casa! Eu amo!!!!

4 comentários:

marcel gussoni 4 de mar. de 2011, 11:21:00  

Kris,

adoro joelho e de porco!
Muito original essa alternativa, parece delicioso!

bjs

Vicentina 4 de mar. de 2011, 15:08:00  

Olá, sabe que pra mim é novidade salada de joelho de porco, aliás não sei fazer nada com joelho de porco. Dias atráz fui no açougue que costumo comprar carnes e lá na geladeira tinha pacotes de joelho defumado, aí pensei como será que podemos usar joelho defumado?
Gostei da novidade, qualquer dia compro um só pra fazer esta salada, deve ficar muito boa, com frango defumado eu já faço e principalmente no Natal e Ano Novo.
Bjs

Angela Machado 4 de mar. de 2011, 23:12:00  

Nossa cris, que coisa mais exótica!! fiquei curiosa quanto ao sabor!!

Ahh passa lá no blog de vez em quando pra tomar um café viu!!

bjos

Jotta e Rosley 5 de mar. de 2011, 20:57:00  

Delícia de receita Kris, abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP