Atalho do Facebook

Molho quatro queijos

>> terça-feira, 3 de maio de 2011





Já contei que fizemos um jantar na casa do Marcel e eu levei ragu e molho 4 queijos, né?


Eu me esqueci de tirar fotos no dia do jantar, sabem como é, né? Mãos sujas de farinha, conversa boa e taças e mais taças de vinho... quem disse que me lembrei?


Mas o Marcel cedeu uma foto que ele tirou no outro dia, quando estava preparando uma delícia que já está no Sabor Sonoro! Eu pedi a foto emprestada e vou passar pra você a receita do meu molho quatro queijos que é facílimo de ser feito!


Marcel, obrigada pela foto e fico esperando a sua receita com o molho, tá?


Como muita gente não tem balança em casa, vou passar a medida da farinha em colheres, tá?



3 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga


2 colheres, das de sopa, bem cheias de farinha de trigo
1 litro e 200 ml de leite em temperatura ambiente


400 g de queijo de sua preferência, eu usei (*):


100 g de queijo parmesão ralado


100 g de queijo cheddar (o original) ralado
100 g de brie em pedaços
150 g de gorgonzola em pedaços
sal a gosto
noz moscada a gosto


200 ml de creme de leite fresco


Aqueça uma caçarola e coloque a manteiga. Assim que a manteiga amolecer junte a farinha de trigo e mexa bem, deixando cozinhar até a farinha pegar a cor da manteiga. Cuidado para a manteiga não queimar, tá? Senão seu molho vai ficar escuro.


Desligue o fogo e junte 200 ml de leite. Mexa BEM com um fouet (batedor de arame) para deixar o creme bem lisinho.
Junte o restante do leite e acenda o fogo novamente.
Continue mexendo com o fouet até o leite engrossar. Acrescente os queijos e o creme de leite e continue mexendo até eles ficarem derretidos.


Prove o sal. A quantidade de sal que você vai precisar vai depender do sal de cada queijo.


Rale um pouquinho de noz moscada e desligue o fogo.


Envolva a massa no molho e sirva imediatamente.


Dica 1: Se você for servir o molho mais tarde, após desligar o fogo, continue mexendo com o fouet até o molho ficar morno. Isso evita que se forme uma película na parte de cima do molho, quando ele esfriar.


Dica 2: (*)Você pode usar a mistura de queijo que mais gostar. Nesse dia eu usei cheddar, brie, gorgonzola e parmesão mas você pode usar gouda, emmental, minas, e até catupiry.



4 comentários:

marcel gussoni 2 de mai. de 2011, 11:58:00  

Nao lembro de ter comido molho 4 queijos tao gostoso.
Acho que essa semana ainda publico a receita ;)

Abs

Marcel

Érica 3 de mai. de 2011, 09:46:00  

Esse molho está lindo, sou apaixonada por molho de queijos.

Adri 4 de mai. de 2011, 21:00:00  

oi kris, vcs ficam brincando de ping pong e a gente aqui se matando de vontade de comer e fazer. ta loco! kris.. dani.. marcel...assim cêis acabam com a gente rsrsr
brincadeira, eu adoro!! bjs

Marta 7 de mai. de 2011, 17:05:00  

Deve ter ficado delicioso.. adoro molhos de queijo e brancos!
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP