Atalho do Facebook

Filezinho de porco na cerveja preta e purê de mandioca

>> quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vi uns filezinhos suínos no açougue outro dia e trouxe 6 para casa.
Queria testar uma receita que vi em um programa de TV e que fiquei salivando...
Como a receita fica adocicada, resolvi fazer 3 filezinhos dessa forma e 3 de uma forma que as crianças comessem. Eles não gostam de nada "doce" na comida!
Eu comi dos dois e não sei qual estava mais gostoso!
E as receitas são tão fáceis que entraram para a pasta de comidas de quinta!

Para o filezinho adocicado:

Coloque 3 filés suínos inteiros em um recipiente de vidro, junte 1 garrafinha ou uma lata de cerveja preta, 3 colheres, das de sopa, de açúcar mascavo, uma boa pitada de pimenta do reino, 1 galho de alecrim e 1 pitada de sal grosso.
Deixe marinar por 3 horas.
Aqueça uma panela de fundo grosso, acrescente azeite e doure os filezinhos bem escorridos e secos. Junte a marinada, acerte o sal e cozinhe até os filés ficarem macios. Retire os filés do caldo e mantenha aquecido. Deixe o caldo ferver até reduzir.
Sirva os filés fatiados com a redução, que fica parecendo uma calda.

Para o filezinho das crianças:
Tempere 3 filezinhos com sal e pimenta e deixe descansar por 1 hora.
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque azeite e doure os filezinhos. Junte 1/2 pacote de sopa de cebola e 1 garrafinha (ou lata) de cerveja preta. Mexa bem e cozinhe até os filés ficarem macios. Fatie e sirva.

Para o purê de mandioca:
Cozinhe a mandioca em água temperada com 1 colher da sal e 1 de açúcar, até ficar macia.
Bata a mandioca no liquidificador com um 1 caixinha de creme de leite.
Aqueça uma panela e coloque 1 colher de manteiga. Junte a mandioca batida e acerte o sal. Cozinhe até desgrudar da panela e sirva.

6 comentários:

Marta Benicá 19 de mai. de 2011, 09:51:00  

Passei para conhecer seu blog e suas receitas, são muito boas e bem apresentadas. Vou seguir. Um abraço, Marta.

Andréa Santana 19 de mai. de 2011, 13:40:00  

Uma receita perfeita, simplesmente deliciosa, além da apresentação 5*!!

Beijos,
Andréa....

Eloise 19 de mai. de 2011, 13:59:00  

Putz, parece eu , aqui em casa eu chego a fazer 3 pratos,são super enjoados, ninguém gosta das mesmas coisas, a sorte deles q eu curto a cozinha...
Kris, to pra vir aqui desde o jantar no Marcel, menina não sosseguei enquanto não fiz o molho de queijo , eu amo queijo , sempre to fazendo um ou outro com algo a mais, esse teu ficou um luxo!!!amei!!
agora vou fazer esses filezinhos, adorei a ideia! obrigada ta? beijos eloise

Marta 22 de mai. de 2011, 01:31:00  

Muito gostoso!!! Ótima combinação!
Beijos

Anônimo,  22 de mai. de 2011, 16:17:00  

Oi Kris
Faz um tempo que acompanho o seu Blog aqui na Alemanha, mas sábado foi a primeira vez que fiz uma receita tua.
Eu fiz os filezinhos de porco para meu marido e meus sogros e todos AMARAM. A minha sogra até levou a receita e já repassei para uma amiga.
A única coisa que não fiz purê de mandioquinha, pois aqui não tem mandioca. Mas substituí por batata sotê bem temperadinha.
Um grande beijo e parabéns pelo Blog
Fernanda Koch

Kris Nardini 23 de mai. de 2011, 12:11:00  

Que bom que vocês gostaram da receita!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP