Atalho do Facebook

Fondue de carne, queijo e chocolate e o fogão de indução

>> quinta-feira, 23 de junho de 2011


Outra receita que me pediram no questionário foi a de fondue.
Os meus filhotes ADORAM! Sempre faço de queijo, carne e chocolate nas noites frias de inverno.

Mas vou ser bem sincera com vocês, sempre uso fondue de queijo pronto. Já tentei fazer com queijos e não deu certo... alguns queijos não derreteram direito, a consistência não ficou boa, enfim, não consegui acertar!
Se vocês tiverem uma receita testada e aprovada de fondue de queijo me passem que terei prazer em testar!

O de chocolate eu também uso o industrializado. É facílimo, basta abrir o saquinho, colocar na panelinha e aquecer no rechaud. Banana em rodelas, morangos inteiros e kiwi em pedaços fazem a alegria dos meninos!

O de carne eu ADORO!!!
Pico filé mignon em cubos médios, rego com shoyu e azeite e junto pedaços grandes de alho, apenas para dar sabor.  O filé não deve estar gelado na hora de ir pra panela. A carne gelada e o sal em excesso fazem espirrar e transformam seu fondue de carne em uma lástima! Então deixo a carne descansando, fora da geladeira, por 1 hora e não uso sal, apenas o shoyu.

Para acompanhar faço molhos variados:

- Mostarda e mel, use 2 porções de mostarda para cada porção de mel
- Maionese de alho sem ovo, bata 3 dentes de alho (sem o gérmen) com 1 copo americano de leite gelado e 1 pitada de sal no liquidificador e vá acrescentando óleo de girassol em fio até ficar cremoso. Eu gasto cerca de 350 ml de óleo. Fica uma maionese bem gostosinha.
- Maionese de pimenta, faço da mesma forma só que acrescento 5 pimentas malagueta ao alho.
- Molho de tomate rápido, tomates sem pele e sem sementes em cubos, refogados em azeite e alho, temperados com sal, pimenta e manjericão, cozidos por apenas 10 minutos.
- Azeitonas pretas, azeitonas pretas sem caraços batidas no liquidificador com azeite e manjericão até formar uma pasta.

Como vocês viram, minhas receitas são bem práticas e rápidas, quase uma receita de quinta!

Por isso, minha maior dica, hoje, é sobre o rechaud, ou melhor, o não uso do rechaud na hora de preparar o fondue de carne.
Quem já fez fondue de carne sabe da dificuldade em manter o óleo na temperatura exata, não é mesmo? O foguinho do rechaud quase nunca dá conta de manter o óleo aquecido e temos que ficar levando a panelinha ao fogo do fogão toda hora.
Da última vez que fiz, na semana passada, optei por usar meu fogão de indução para preparar a carne e fiquei MARAVILHADA.

Para quem não conhece fogão de indução basta entrar aqui e saber mais sobre ele.
O meu é portátil e pode ser levado ao centro da mesa numa boa, basta usar uma extensão para ligar na tomada mais próxima.


Como a panela se aquece por igual, a temperatura não cai e se mantém por todo o tempo. Em segundos a sua carne sai da panela...
Fizemos uma brincadeira por aqui e descobrimos que o meu ponto ideal de carne (mal passada) demorou cerca de 8 segundos e o ponto ideal dos meninos (bem passada), demorou cerca de 16 segundos para ficar prontas!Em 22 segundos conseguimos um carvãozinho de carne...hahahaha
Quer uma coisa mais maravilhosa que essa?

O único problema é que o fogão de indução só funciona com panela de ferro. A sorte é que tenho uma panelinha de fondue de ferro!
Mas garanto que ele é muito bom e que quebra o maior galho! Já fiz duas receitas com ele e postei aqui e aqui.

Vale muito a pena ter um fogão de indução em casa!

Eu ia contar também que o maridão tacou fogo na mesa no penúltimo fondue aqui em casa, quando foi acender o rechaud mas fiquei com medo dele ficar "brabo" comigo...hahahahaha

6 comentários:

Deborah Martin Salaroli 23 de jun. de 2011, 09:04:00  

Que delícia. Eu não conhecia esse fogão ejá fui ver. Na verdade, ele é um fogão elétrico, né? Fácil e prático, afinal vc pode levar onde quiser.
Bjs

Juliana 23 de jun. de 2011, 11:03:00  

Oi Kris, tem uma receita de fondue de queijo que fica maravilhosa... Acertei na primeira vez. Já postei no blog
http://jusempressa.blogspot.com/2010/07/fondue-de-queijo-classico-e-miolo-lote.html

Julia,  23 de jun. de 2011, 23:01:00  

Kris, como assim tudo industrializado! O de queijo vc compra 300 gr queijo ementhal, gouda e gruyere já tudo ralado, coloca em um saco plástico e acrescenta 2 colheres de sopa de maisena, na panela coloca vinho, aquece e coloca os queijos, tempera com noz moscada e pimenta. Se não der liga coloca mais vinho com maisena. Ah de carne como fritura não entra em casa faço com vinho, isso mesmo, pedaços finos de filé mignon e deixa cozinhando no vinho enquanto come o de quejo. Se quiser te mando a receita completa com os molhos. Bj

Dani Doduti 24 de jun. de 2011, 17:07:00  

Meu pai faz o estilo McGyver... sabe o que a gente usa no fogareiro do rechaud pra obter uma temperatura decente no fondue de carne? álcool de abastecer carro!
Ainda bem que ele não tem acesso à combustível de avião! hahaha

Kris Nardini 27 de jun. de 2011, 11:58:00  

Dicas anotadíssimas.... Da receita até ao álcool de carro! hahahaha

Obrigada, amores!

Marta 27 de jun. de 2011, 14:02:00  

Em casa só faço de queijo e chocolate.. Adoroooo fondue! Compro o de queijo pronto e faço de chocolate em casa. Queria mesmo fazer de carne, mas não gostaria de usar óleo... uma vez comi um que não usava óleo, era super suave...
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP