Atalho do Facebook

Lagarto frio

>> terça-feira, 28 de junho de 2011


Outra receita que a Karla fez para nos esperar foi o lagarto frio. Eu ADORO lagarto, ainda mais servido frio, com os pães maravilhosos de Poços de Caldas!

Eu pedi a receita pra ela e passo para vocês exatamente como ela me mandou:

Lagarto frio da Karla

1 peça de lagarto de aproximadamente 2 quilos
10 dentes de alho
1 1/2 colher (sopa) de tempero caseiro
4 pimentas tipo bode
1 copo de vinagre de vinho tinto (castelo clássico)
6 cebolas médias
18 colheres (sopa) de azeite
2 folhas de louro
1 colher (café) de pimenta do reino
2 copos de água
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde grande
1 xícara (chá) de vinho tinto
150 g de azeitona verde
Ajinomoto
azeite de oliva para finalizar

Limpar o lagarto retirando a capinha de gordura. Em um recipiente grande ou um saco plástico grosso colocar: a água, o sal de tempero 4 dentes de alho em rodelas, 3 pimentas do bode partidas ao meio, 2 cebolas partidas em quatro, 2 folhas de louro, a pimenta do reino, 2 colheres de azeite, ½ copo do vinagre misturar e acrescentar o lagarto. Deixar o lagarto marinar nesta mistura por 18 horas. Retirar o lagarto reservar a marinada.

Em uma panela de fundo grosso colocar 6 colheres de azeite levar ao fogo deixar esquentar bem e selar o lagarto. Acrescentar a marinada com mais água até quase cobrir o lagarto, deixar cozinhado virado de ½ em ½ hora por aproximadamente 4 horas. No final destas 4 horas o caldo estará reduzido e grosso. Colocar o lagarto em uma travessa deixar dar uma esfriada e levar a geladeira por 12 horas. Coar o caldo que ficou na panela e levar a geladeira. Depois de gelado, retire a gordura que se formou na superfície.

Com o lagarto gelado fatiar em fatias finas ou levar em uma padaria para fatiar(o meu caso foi na padaria) e reservar.

Em uma panela grande colocar 10 colheres de azeite levar ao fogo com 4 cebolas em rodelas e 8 dentes de alho também em rodelas, refogar até começar a ficar transparente. Acrescentar os pimentões em rodelas 1 pimenta do bode bem picadinha e continuar refogando. Quando o pimentão der uma leve murchada colocar ½ copo de vinagre, 1 xícara de vinho uma pitada de Ajinomoto tampar a panela e deixar cozinhar até os pimentões estarem cozidos. Desligar a panela colocar o caldo reservado e desengordurado que estava na geladeira e as azeitonas. Deixar esfriar um pouco. Distribuir em um pirex o lagarto já fatiado e em seguida acrescentar o refogado de pimentões por cima do lagarto jogar o caldo e finalizar com azeite. Levar para a geladeira e servir no dia seguinte.

1 comentários:

Chef Daniel Deywes 28 de jun. de 2011, 08:48:00  

Essa carninha num pãozinho de batata deve ser uma delicia ... amei a receita ...

abraço

Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP