Atalho do Facebook

Semana da pescaria - Moqueca de piraíba da Kamilota

>> quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hoje começa a semana da pescaria!

No começo de maio o maridão foi pescar no Xingu com meus irmãos e alguns amigos! A pescaria foi boa para todos mas, para o meu irmão Juliano foi EXCELENTE! Acreditam que ele pescou 1 jaú de 35 quilos, uma pirarara de quase 40 e um filhote (piraíba) de bem mais de 40 quilos?

Olha só o Ju com a Piraíba, também conhecida como Filhote, nos braços!
Não dá uma vontade louca de ir pescar, também?
Eu amo pescar...

No final de semana nos reunimos na chácara para a peixada tradicional dos pescadores. Foram dois dias de muita comilança! Por isso, durante a semana vou postar as receitas que fizemos por lá.
O Paulo Ernane, sogro do Ju, ficou encarregado de limpar todos os peixes, tirando couro, gordura e partes escuras! Só sobraram filés altos, firmes e lindos! Com esses filés fizemos várias receitas!

Hoje começo com a deliciosa moqueca de filhote (piraíba) que a Kamilota fez.

Vou passar a receita da forma com que ela me passou! Podem fazer porque fica MARAVILHOSA!!!

2.5 kg de filé de piraiba temperados com tempero completo

2 kg de camarão

12 unidades de tomate bem maduros em cubinhos

2 cebolas cortadas em cubinhos

10 dentes de alho espremidos

1 vidro de 200 ml azeite de dendê

tempero completo a gosto

açúcar a gosto

pimenta do reino a gosto

2 pimentas bode cortadas em quatro

1 maço de salsinha e cebolinha

1 maço de coentro

3 vidros de leite de coco

3 colheres de coco ralado


Modo de fazer:


Refogue no azeite de dendê o alho e a cebola, deixe dourar. Acrescente o tomate maduro e deixe cozinhar. Junte a pimenta, o temperoa pimenta do reino, o açúcar e deixe cozinhar bem devagar mexendo de vez em quando.

Coloque os filés do peixe com bastante cuidado, deixe cozinhar não mexa, vá balançando a panela com cuidado para o peixe não desmanchar.
Quando os filés estiverem firmes, acrescente o camarão e deixe cozinhar. Coloque o leite de coco deixe ferver uns 2 minutinhos para misturar, desligue o fogo salpique o cheiro verde e o coco ralado.
O coentro e mais um pouco de coco ralado eu deixo em uma vasilha a parte, pois não são todos que gostam.


E não percam o quibe de peixe, as iscas a gourjon, o caldo caseiro, o caldo cura ressaca e meu desastre na cozinha! A semana promete!!!!

5 comentários:

Receitas para a Felicidade 1 de jun. de 2011, 10:36:00  

Que aspecto delicioso e parabéns pela pescaria,

beijos!!

Marta Benicá 1 de jun. de 2011, 18:00:00  

Muito boa receita.Tenha um ótimo dia. Um abraço, Marta.

Andrezza 1 de jun. de 2011, 18:01:00  

Oi Kris, favoritei seu blog e passo por aqui todos os dias. Ontem parei mais tempo aqui para responder seu questionário com todo carinho, e até me identifiquei ao final dele, mas vi que você não publicou meu comentário. Que pena!

kris Nardini 1 de jun. de 2011, 18:13:00  

Dêzza, tive problemas com o Blogger e não conseguia postar comentários ontem a noite e a maior parte do dia de hoje, me desculpe! Tô passando a maior raiva com esse Blogger!


Alguns comentários eu até perdi. Aproveito e falo aqui : Ana Maria, eu li seu recado lindo mas ele não aparece entre os publicados! Poste novamente, flor!

Beijos

PS. Acabei de perceber que não consigo postar meu próprio comentário aqui! Vou ter que postar como anônimo.

Andrezza 3 de jun. de 2011, 14:38:00  

Tudo certo Kris.Está esclarecido...rsrs
Bjo e bom final de semana!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP