Atalho do Facebook

Comida mineira ou de roça: farofa de jiló

>> quarta-feira, 6 de julho de 2011


Jiló, jiló, jiló.... meu amado jiló!
E em forma de farofa fica ainda melhor!

Se você não gosta de jiló, pode continuar lendo o post porque podemos, tranquilamente, trocar o danado por chuchu, cenoura, abobrinha, couve...pelo legume que você mais gostar!

Eu não sei se já contei aqui que o maridão me deu mais um fogão...(Já tenho cooktops a gás e elétrico, fogão de indução e fogão a lenha mas eu PRECISAVA de um fogão industrial, sacou?hahahah)
Quase morri de felicidade no dia que o entregador tocou minha campainha as 8 da manhã de um sábado e me entregou um Dako Couraçado e um vaso ENORME de antúrios, nossa flor preferida! Ah... e não posso me esquecer do melhor: um cartão maravilhoso dizendo que eu merecia uma jóia mas que, por preferência minha, ele me daria "aquilo"...

Mas vou contar uma coisa pra vocês... Estou penando com o fogão e o forno! 
Ainda não peguei a manha e acabo queimando quase tudo... 
E com essa farofinha não foi diferente, quase queimei a bixinha.... A sorte é que alguém que estava mais sóbrio que eu sentiu o cheirinho e me avisou.

Mas ficou DILIÇA!!!! Comi de me fartar!

Fazer a farofa é muito simples:

20 jilós fatiados finamente em meia lua
2 dentes de alho, amassados
1 fio de óleo ou 1 colher, das de sobremesa, de banha de porco
2 ovos
tempero caseiro e salsinha a gosto
1 pimentinha ardida bem picada (opcional)
farinha de milho até dar o ponto desejado (você pode usar farinha de mandioca, se preferir)

Aqueça uma panela de fundo grosso e junte o óleo e o alho, assim que o alho dourar junte o jiló e refogue, mexendo sempre, até o jiló ficar ao dente. Tempere com o tempero mineiro e a pimenta e junte os ovos. Assim que os ovos coagularem, mexa bem e acrescente a farinha, à seu gosto. Acerte o sal...
Acrescente bastante salsinha e sirva.

Eu como pura, só com um arrozinho branco feito na hora!


3 comentários:

Jotta e Rosley 6 de jul. de 2011, 22:25:00  

Tem que gostar de jiló né Kris. Tenho um amigo em Brasília que adora.
Abraços!

Vicentina 7 de jul. de 2011, 19:50:00  

Que chic, quanto fogão. To construindo e queria fazer um fogão a lenha no quintal, mas marido deixou um espaço muito pequeno e agora fala que vai ficar muito apertado rsrs. Mas com um agradinho quem sabe sai.
Adoro farofa de jiló, aliás como de qualquer jeito, deu água na boca.
Bjs

Unknown 8 de jul. de 2011, 18:49:00  

Noossaaa, eu amo jiló!
Farofa de jiló com fígado, então!
Vou fazer esta receita.
Beijo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP