Atalho do Facebook

Lasanha a bolonhesa - passo-a-passo

>> sexta-feira, 15 de julho de 2011


Lasanha, minha dica para o final de semana....

Não tem coisa que eu tenho mais preguiça de fazer do que lasanha!
Putz, você tem que fazer molho bolonhesa, molho bechamel, massa (senão quiser usar massa industrializada)... Só em pensar no tanto de panela suja já fico irritada.

Mas, vez ou outra eu resolvo fazer para exorcizar meus demônios... Passo a manhã na cozinha, não vejo o tempo passar e, com sorte, recebo algum elogio.
Digo com sorte porque o maridão é fissurado na lasanha a bolonhesa da Sadia. Não posso dizer que é questão de gosto, ou falta dele, mas o fato é que ele sempre acha a lasanha Sadia igual ou melhor que a minha... E a minha é ÓTIMA!
Isso pra mim é motivo de litígio...hahahahaha
Tenho vontade de matar!

Bem, se seu marido não é apaixonado pela lasanha da Sadia, pode fazer essa que é uma delícia!

Para um refratário grande você vai precisar de:

Molho bolonhesa.

Prepare o molho bolonhesa que já postei aqui e aqui.

Depois prepare o molho bechamel.

A minha receita de molho bechamel, que é base para muitas receitas:

2 colheres, das de sopa, de manteiga
3 colheres, das de sopa, de farinha de trigo
1 litro e meio de leite
sal e noz moscada a gosto

Aqueça uma caçarola e coloque a manteiga e a farinha, mexa bem até a manteiga derreter e a farinha começar a mudar de cor.
Retire a panela do fogo, acrescente meio litro de leite e mexa bem com o batedor de arame (fouet). Quando todos os carocinhos sumirem, volte a panela para o fogo, coloque o restante do leite e espere engrossar, mexendo sempre.
Acerte o sal e tempere com noz moscada.
E coloco 1 pote de requeijão cremoso no final do preparo quando vou usar o bechamel na lasanha.

Minhas dicas para um perfeito bechamel:
Use sempre o batedor de arame.
Se seu molho não ficar lisinho, não tem problema... Bata no liquidificador ou passe pela peneira.
A base do bechamel é essa mas, se você quiser, pode acrescentar requeijão cremoso, queijo ralado ou creme de leite. Fica a seu critério.
Se você quiser um molho mais grosso, use mais farinha. Se quiser mais fino, diminua a farinha.
Se não for usar o molho assim que terminar o preparo, desligue o fogo e continue mexendo com o batedor de arame até o molho amornar. Isso evita que se forme aquela película sobre o molho.

Reserve o molho.

Massa fresca

Já ensinei minha receita de massa fresca várias vezes. Basta clicar aqui e aqui.
Para essa receita, use 3 ovos e 300 g de farinha.
Abra a massa a reserve.
Ferva 5 litros de água e pré cozinhe as lâminas de massa por 1 minuto e meio. Retire a massa da água fervente, passe pela água fria e coloque em panos limpos.

Compre 250 g de presunto (eu só uso presunto de peru) e 500g de muçarela.



Assim que os molhos e a massa estiverem prontos, organize sua área de trabalho.
Coloque tudo em ordem para facilitar a montagem da lasanha.

Cada um tem uma ordem de montagem da lasanha. Eu já fiz de várias maneiras mas, a ordem de ingredientes que mais gosto é a seguinte:
- Bolonhesa
- Massa
- Bechamel
- Presunto
- Muçarela (bastaaaante muçarela)
E recomeça com o bolonhesa.



Eu gosto de cobrir a lasanha com uma mistura dos dois molhos mas você pode escolher entre usar os dois, só o bechamel ou só o bolonhesa.
Aí é só polvilhar um bom parmesão ralado na hora e levar ao forno até ela borbulhar!

Após tirar a lasanha do forno, espere 15 minutos antes de servir. Se você servir assim que sair do forno ela vai despedaçar toda.

Reze para que seu marido não fale que a sua lasanha está igual ou pior do que a lasanha Sadia e se delicie!


7 comentários:

Chef Daniel Deywes 15 de jul. de 2011, 08:23:00  

Lasanha com massa fresca é outra história, fica uma delicia mesmo ... Essa sua está dando água na boca, o sangue italiano está até gritando

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspost.com

Isabel Salvador 15 de jul. de 2011, 08:36:00  

adorei amiga muito bom mesmo sua receita e o passo a passo fantástico...bjokinhass

Bruna Leite 15 de jul. de 2011, 09:27:00  

Kris, compartilho da preguiça e também do prazer em comer uma lasanha caseira! Adorei a sua! Nem liga para a da Sadia, não! rsrs beijos

Adda Ritzel 15 de jul. de 2011, 10:12:00  

Ai, Kris, ninguém merece um marido desses! kkkkk
Tenho certeza de que sua lasanha ficou primorosa. Não ligue com a opinião alheia. hahaha
Gosto de fazer lasanha pra congelar e ter sempre um prato pronto à mão nos dias de preguiça ou cansaço. É bom demais!
Parabéns por sua dedicação.
Beijos.

Ah, dá uma passadinha lá em casa: artistadeplantao.blogspot.com

Cozinha Perfumada 15 de jul. de 2011, 16:02:00  

Kris que delicia sua lasanha!! Admiro quem faz massa fresca mas tenho a máquina e nunca fiz! rs Tou até com vergonha! Vou fazer por esses dias e seguir sua receita!! beijos Tereza

Marta 16 de jul. de 2011, 19:12:00  

Hoje tb fiz uma massa para receber duas amigas... uma lasanha feita com rigatoni...
Beijos

Clau 16 de jul. de 2011, 19:15:00  

Olá, cheguei até aqui através do blog a biroskinha e adorei seu blog.Sabe que eu tbém adoro lasanha,mas também acho trabalhoso rsrsrsr e aí acabo pedindo socorro ao maridão que adora cozinhar e faz uma lasanha maravilhosa...e aí fica tudo bem!e a nossa preferida é bolonhesa!bjus e bom findi!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP