Atalho do Facebook

Maminha Oreada

>> sexta-feira, 1 de julho de 2011


Desde que o meu amigo Chico postou essa receita no Monte Serrat Gastronomia eu fiquei louca de vontade de experimentar. Eu faço a minha própria carne de sereno, já até postei a receitinha dela aqui no blog, mas achei que essa ficaria ainda melhor.
E acertei.... a receita do Chico ficou maravilhosa!
Fiz 3 peças de maminha aqui em Uberlândia e levei ara o Ju usar no churrasco em Poços de Caldas. Não resistimos e acabamos preparando uma peça de maminha de aperitivo, feita na frigideira e acebolada! Também ficou maravilhosa! Recomendo, viu?
Pode correr no açougue e comprar a maminha para usar no churrasco de domingo!

Aqui está a receita completa do Chico, ou então dê uma passadinha pelo blog dele e leia as outras gostosuras que ele prepara.

Maminha oreada do Chico


Ingredientes

1 peça de maminha fresca (não usar carne maturada).
250 gramas de sal grosso.
Carvão suficiente para assar a peça.
2 paus de lenha. (no Pantanal a Carne Oreada é assada em lenha de Angico, coisa aqui na minha região indisponível, com ao menos dois paus de lenha de eucalipto, do tipo usado em lareira, a carne ficará com um leve aroma de defumado, ficando com sabor próximo ao original pantaneiro)   


Modo de Fazer

No dia anterior ao churrasco, pela manhã, coloque em uma travessa metade do sal grosso feito cama, coloque a carne fresca sobre esse sal e cubra-a com o restante do sal. Deixe-a “pegando sal” por uma hora. Retire-a do sal, esfregue a peça com a mão para retirar o sal que a ela aderiu e a pendure em local fresco, em temperatura ambiente e sem acesso de moscas. Como moro em uma chácara e por aqui as moscas sempre dão um jeitinho de entrar em casa, coloco sobre a carne um tule, feito mosquiteiro. É importante que a carne receba ventilação, por isso não a cubra com panos que impeçam a circulação de ar. Deixe-a assim pendurada por 24 horas.
Caso não a utilize no dia seguinte, armazene-a no refrigerador. Ela não deverá ficar em temperatura ambiente por mais de 24 horas ou ficará muito seca.
Faça o fogo de sua churrasqueira com carvão, ao colocar a carne sobre a grelha, ou no espeto, adicione a lenha ao fogo. A temperatura deve ser para grelhar, da mesma forma que se usa para grelhar picanha, próxima ao calor. Não há necessidade  de colocar mais sal nela. O ponto ideal é um pouco mau passada, pois ficará mais tenra e suculenta. 

2 comentários:

Bruna Leite 1 de jul. de 2011, 16:27:00  

Kris, eu amo maminha! A sua versão ficou ótima, adorei! beijos

Chef Daniel Deywes 1 de jul. de 2011, 20:54:00  

Dá até para sentir o cheirinho da foto huimmmmm


abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP