Atalho do Facebook

Salada de risoni com frutos do mar

>> quarta-feira, 13 de julho de 2011


Eu fui ao Barolo outro dia e comi uma salada de risoni com frutos do mar que me deixou saudades...
Resolvi tentar reproduzir aqui em casa.
Não ficou igual à salada do Barolo mas ficou igualmente deliciosa....

Pra quem não sabe, risoni é aquele macarrãozinho em formato de arroz. Ele é cozido igual massa, mesmo... em muita água (ou caldo) fervente. Só não deixe passar do tempo, tá? E mexa sempre, para ele não grudar.

Descobri que esse prato não precisa ser servido só como salada. Servido quente ele também fica delicioso e se transforma em prato único.

Ah! E rende DEMAIS!!!! Fiz um pacote de 500 g e rendeu salada pra mais de mês...hahahahaha

Para uma salada que serve 10 pessoas ou que alimenta 5 pessoas como prato principal, você vai precisar de:

- 500 g de risoni cozido ao dente
- 300 g de lulas em anéis
- 500 g de camarão pré-cozido, médio
- 350 g de camarões frescos, médios
- 8 bastões de kani-kama desfiados
- 100 g de alcaparras lavadas e bem escorridas
- 120 ml de azeite de oliva
- suco de 1 limão
- raspas de limão
- sal a gosto
- pimenta calabresa a gosto
- 2 sachets de tempero para paella (comprado em casas de produtos importados) ou 1 colher, das de sobremesa, de cúrcuma + 1 colher, das de café, de colorífico
- Salsinha a gosto

Cozinhe o risoni em água salgada abundante até ficar ao dente. Escorra, passe por água gelada e reserve. Mexa constantemente o risoni para que ele não grude, tá?

Lave as alcaparras e aperte bem com as mãos, para que fiquem bem sequinhas.
Aqueça o azeite e frite as alcaparras até elas se abrirem e ficarem parecendo florzinhas. Escorra e reserve as alcaparras e o azeite ( é ele que vai dar sabor à salada).

Aqueça uma frigideira bem grande e junte metade do azeite da alcaparra. Coloque os camarões frescos e as lulas e refogue por 2 minutos. Junte os camarões pré-cozidos, tempere com uma pitada de sal, pimenta e raspas de limão e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente o tempero para paella e mexa bem.
Junte o risoni e mexa bem, para que que fique todo envolvido ao molho de frutos do mar.
Tempere com o suco de limão, o restante do azeite de alcaparras e sal a gosto.
Junte a  metade da salsinha, o Kani desfiado e metade das alcaparras e mexa bem.

Para servir como salada:

Espalhe em uma forma e leve para a geladeira, rapidamente.
Assim que estiver frio, transfira para a travessa de servir, salpique mais salsinha e o restante das alcaparras e se farte de comer.

Para servir como prato principal:

Retire da frigideira, coloque na travessa de servir, cubra com salsinha e alcaparras restantes e sirva imediatamente.

4 comentários:

Jorge Alejandro,  13 de jul. de 2011, 23:10:00  

Kris, boa noite. Sempre que posso passo pelo Blog para ver as novidades e desfrutar de tão boas receitas. Estou em meio a uma reforma, e queria construir um fogão a lenha no estilo do seu. Poderia me passar informações a respeito de quem o construiu? Se achar mais fácil, posso pegar as informações que deixar com o Juliano já que sou cliente. Grato, Jorge

Kamyla Gomes 14 de jul. de 2011, 01:00:00  

Oi, prazer me chamo Kamyla, e queria sua ajuda por favor. Sou de Brasilia e estou em uberlandia por passeio e Queria saber por favor onde fica um empório gourmet bom, e eu estou doida atras de RUIBARBO mas n acho lá em brasilia vc sabe se tem por aqui? GRATA ;) Fica com DEUS

Kris Nardini 14 de jul. de 2011, 08:03:00  

Olá, Kamyla.

Eu nunca vi ruibarbo, seja fresco ou em conserva, por aqui. Mas tente no Bazar Gourmet, na Princesa Isabel, ao lado da mãe Natureza.

Beijos

Kris Nardini 14 de jul. de 2011, 08:06:00  

Olá, Jorge!

Vou conversar com o Rô pra ver se ele indica alguém porque a pessoa que fez o nosso faleceu.

Converso com ele e passo pro Ju, até o final da semana, ok?

Mas uma coisa que me lembro muito bem e que tem que ser feito: colocar açúcar no cimento do fogão a lenha. Acho que é para não trincar...

Abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP