Atalho do Facebook

Costeletas de carneiro e geleia de Lambrusco

>> terça-feira, 2 de agosto de 2011


Me desculpem pela péssima foto... mas é que o cheiro estava tão bom.... e a fome era tããããão grande que não tive vontade e nem paciência para escolher o melhor ângulo, a melhor luz,  fazer produção, etc (eu nunca tenho paciência para tirar fotos, minha fome fala mais alto...hahahaha).
Apenas sentei e comi....
E comi gemendo, de tão boa que estava essa costeleta de carneiro.


E o melhor é que participei de todo o preparo da carne... Desde a chegada do carneiro recém abatido até na hora da degustação.
Encomendei as costeletas no Vita Carnes (34- 3212-0957) e pedi para a Elaine me avisar assim que o carneiro inteiro chegasse no açougue.
Assim que ela me avisou e fui pra lá e fotografei todo o processo. O Carlos, açougueiro de mão cheia, me entregou as costeletas quase no ponto. Eu precisei apenas retirar algumas rebarbas!



Preparar foi bem fácil...
Congelei as costeletas, já limpas, por uma semana para que a carne ficasse ainda mais macia.
Descongelei na geladeira, por 24 horas.
DICA: Deixe a carne descongelar sozinha, dentro da geladeira... sem colocar debaixo da água ou usar o microondas. Assim você terá uma carne bem macia e suculenta. Isso vale pra picanha, costela de porco, pernil, etc...
Em uma folha de papel manteiga eu coloquei uma pitada de sal grosso, ervas frescas bem picadas (hortelã, sálvia e tomilho) e pimenta do reino moída na hora.
Envolvi bem as costeletas nesse tempero, reguei com azeite e deixei descansar fora da geladeira, por meia hora.


Aqueci BEM uma frigideira e coloquei um pouquinho de azeite e dois dentes de alho inteiros. 
Grelhei as costeletas até elas ficarem douradas e passei para um refratário aquecido. Deglacei a panela com vinho tinto e joguei por cima das costeletas.
Levei o refratário ao forno por 10 minutos (para uma carne rosada, de ao ponto para mal passada) e deixei descansar, coberta com um pano limpo, por 10 minutos.
Eu gosto do carneiro bem mal passado... Se você prefere uma carne de ao ponto para bem passada, deixe 15  minutos no forno...

Servi as costeletas com uma DELICIOSA geleia de Lambrusco que meu amigo Marcel Gussoni, do Sabor Sonoro, fez e me presenteou.
A doçura da carne combinou perfeitamente com essa deliciosa geleia! Ficou dos deuses!

Marcel, libera  a receita da geleia pra gente!!!!!

3 comentários:

Bruna Leite 2 de ago. de 2011, 10:14:00  

Kris, que delícia, adorei! beijos

marcel gussoni 2 de ago. de 2011, 10:26:00  

Kris, que combinação deliciosa, adoro carneiro!

Fico feliz que tenha gostado da geléia.
Sobre a receita, sinto contar que vou ter que fazer de novo, sumi com o caderno onde tinha anotado a danada..rsrs

ANDREIA 2 de ago. de 2011, 11:36:00  

Nossa adorei a imagem, dá agua na boca....

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP