Atalho do Facebook

Risotto de vinho tinto, filé e gorgonzola

>> quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Não é segredo que eu AMO risotto de gorgonzola. E os filhotes também adoram...
Eu sempre faço esse risotto e acompanho com um filé ao forno ou filé tostado... mas outro dia estava apenas com bifinhos de filé congelados e resolvi fazer tiras e colocar no risotto. E ficou delicioso...
Filé combina demais com gorgonzola, né? Pra mim é uma das melhores combinações depois do romeu e julieta!
Ah! E no risotto de gorgonzola eu sempre uso vinho tinto. Acho que fica mais mais saboroso!

Para uma turma bem grande eu usei:

500 g de arroz carnaroli ou arbório
160 g de manteiga (divididos em 3 partes)
300 g de tirinhas de filé mignon temperadas com sal e pimenta
1 cebola média ralada
250 ml de vinho tinto seco
2 litros de caldo de frango (ou 2 litros de água + 3 sachets de caldo 0% de gordura)
250 g de queijo gorgonzola
150 g de queijo parmesão ralado

Prepare todos os ingredientes e aqueça o caldo.
Aqueça a panela e junte 1/3 da manteiga. Acrescente as tirinhas de filé e doure rapidamente. Retire o filé e reserve.
Na mesma panela que o filé foi feito, junte mais 1/3 da manteiga e a cebola. Após 1 minuto junte o arroz e toste bem, com cuidado para não queimar a cebola, por 3 minutos.
Junte o vinho e espere evaporar totalmente.
Acrescente 1 concha do caldo quente e mexa. Assim que o caldo secar, coloque outra concha (pode ser um pouco mais de 1 concha) e repita o processo até o arroz ficar ao dente. Com o carnarolli você vai levar uns 16 minutos até o arroz ficar assim. Junte os queijos e as tirinhas de filé e mexa por 1 minuto. Desligue o fogo, acerte o sal e coloque a manteiga restante gelada no centro do arroz, mexa a panela delicadamente para a manteiga derreter e dar brilho ao arroz.

Eu servi esse risotto delicioso com a cabotiá assada que ensinei na semana passada. Ficou maravilhoso!

DICA: Se você ainda tem dúvidas de como preparar risotto dá uma olhadinha aqui que eu explico tudo! 



1 comentários:

Andréa Santana 24 de ago. de 2011, 10:40:00  

BELÍSSIMO RISOTTO,FICOU COM UMA COR LINDA!
IMAGINO O SABOR,HUMMMMMM!

BEIJOS.......

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP