Atalho do Facebook

Comida mineira, frango com quiabo

>> segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Vou começar a semana com mais uma comidona mineira!
Já postei pra vocês muitas receitas de frango caipira aqui no blog, né? Já teve frango com ora pro nobis, frango com sangue fresco, frango no açafrão... Mas nunca tinha postado minha receita de frango caipira com quiabo!
Não tem coisa mais mineira do que frango caipira... ainda mais se ele for com quiabo!!!

Se você não tiver acesso ao frango caipira, pode fazer com o de granja, mas o modo de preparo é beeeeem diferente, tá? Essa receita é só para o frango caipira que tem a carne bem firme.

Na próxima semana posto para vocês uma receita substituindo o caipira pelo de granja. Você vai ver que seu frango de granja também pode ficar com uma cor linda sem se despedaçar por completo!


Para preparar o frango caipira com quiabo você vai precisar de:

- 1 frango caipira cortado nas juntas
- 1 colher, das de sobremesa, bem cheia de tempero caseiro com açafrão (ou o seu tempero preferido)
- pimenta do reino moída na hora, a gosto
- 150 ml de óleo (ele vai ser descartado, não se preocupe)
- 2 pimentas ardidas frescas
- 2 cebolas médias em cubos
- 1 colher, das de sopa, de açafrão da terra em pó
- água fervente o suficiente
- meio quilo de quiabos limpos e cortados da forma que você preferir (se eles forem pequenos pode colocar inteiros)

Aqueça uma panela de ferro e coloque o óleo e o frango. Salpique o tempero e a pimenta do reino por cima do frango e tampe a panela. Espere o frango dourar por baixo e só então vire os pedaços.
Frite o frango até todos os pedaços ficarem BEM dourados.
Frango caipira branquelo é péssimo....fica feio e com gosto de poleiro (apesar de eu nunca ter passado a língua num poleiro..hahahahaha)! Se ele for caipira legítimo não vai despedaçar!
Quando o frango estiver bem douradinho escorra o excesso de óleo, reserve esse óleo em uma panela pequena e junte as cebolas picadas ao frango.
Cozinhe até a cebola ficar bem dourada. Tome muito cuidado para ela não queimar, tá? Se queimar fica amargo.
Junte as pimentas e o açafrão da terra e refogue por 2 minutos.
Cubra com água fervente e cozinhe até o frango ficar macio, pingando água fervente sempre que necessário.
Lave, seque e pique os quiabos. Tempere com uma pitada de tempero caseiro.

Aqueça a panelinha que o óleo usado no frango foi reservado e frite o quiabo nesse óleo por 2 minutos. Retire o quiabo, escorra o óleo e junte o quiabo ao frango.
Deixe o quiabo ferver por mais 5 minutos para pegar o sabor do frango e sirva com uma pimenta ardida, arroz com muiiiita rapa e salada de almeirão!



4 comentários:

Marcelo 5 de set. de 2011, 16:13:00  

Hummm... deu vontade de experimentar. Confesso que não sou fã de quiabo... mas a receita diz "frite o quiabo" o que me permite adequá-la à única maneira que eu posso dizer que AMO quiabo: frito com muito pouco óleo até tostar levemente por todos os lados. Hoje mesmo eu comi quiabo assim: tostado e temperado apenas com sal, mas eu só uso quiabos pequenos pra isso. É muito bom!

Juju 8 de set. de 2011, 17:00:00  

Olá...td bem? Sempre acompanho seu blog e adorei a receita mineira de frango com quiabo. Como legítima mineira, senti a liberdade de dar uma dica no preparo do quiabo, sem levá-lo à fritura para não "babar". Seguinte, vc aquece uma panela com água fervente, sem sal, sem nada. Quando a água tiver bem fervente mesmo vc acrescenta o quiabo (não pode mexer). Quando na superfície tiver aquela "nata" ou "baba" do quiabo, vc acrescenta o suco de meio limão. Deixe cozinhar mais um pouquinho e depois escorra o quiabo. Depois, só juntá-lo ao frango. Vc vai ver que é o mesmo efeito da fritura, porém mais light. Experimenta e depois me conta. Beijinhos! Ju

Kris Nardini 9 de set. de 2011, 07:52:00  

Olá, Juju.....
Eu faço esse quiabo com água quando vou usar na salada... Adoro também, principalmente com um vinagrete de cebola por cima. No frango eu frito na gordura do frango pq gosto do gostinho...Igual o Marcelo do comentário de cima!
Mas confesso que tô precisando de receitinhas mais light!hehehe

Beijos nos dois

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP