Atalho do Facebook

A minha receita de pão de queijo - Comida mineira

>> quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Outro dia descobri que nunca tinha postado a minha receita de pão de queijo... Minha, não.... A receita de pão de queijo que minha avó faz, que minha mãe fazia... Uma receita de família!

Receita escrita pela minha mãe, muitos e muitos anos atrás no seu caderno de receita
Os ingredientes influem muiiito no resultado do seu pão de queijo... Um bom polvilho e um queijo verdadeiramente mineiro darão um resultado muito melhor do que se você usar um polvilho industrializado e outro tipo de queijo...

O pão de queijo da minha família é feito com polvilho doce.
A maior diferença entre pão de queijo feito com polvilho doce e azedo é que, com o polvilho azedo ele fica oco, mais sequinho... e com o polvilho doce ele fica puxentinho por dentro, mais macio. Eu prefiro ele assim...

Um bom queijo Minas também faz toda a diferença mas eu sei o quanto é difícil achar um legítimo queijo Minas fora do nosso estado. Eu acho um absurdo essa lei que proíbe a comercialização do nosso queijo fora do estado de Minas.
Por isso, queria indicar para vocês um documentário maravilhoso do Helvécio Ratton ( o mesmo que fez Menino Maluquinho)  que fala sobre a tradição dessa nossa joia, o queijo mineiro, e sobre essa lei maluca. 
O documentário "O mineiro e o queijo" estreia nos cinemas no dia 30 de setembro em SP e no RJ e no dia 23/09 em BH. Eu super indico para todos!

Mas, voltando à minha receita, fotografei o passo a passo para vocês verem o ponto certinho da massa, tá?
A receita é:

- 4 medidas bem cheias de polvilho doce (use o tamanho de medida que você quiser, pode ser xícara, copo ou medida de 500 g , como foi a minha)
- sal a gosto
- 1 medida e meia de água ( a mesma medida usada para o polvilho)
- 1 medida de leite ( a mesma medida usada para o polvilho)
- 1 medida, menos dois dedos, de óleo ( a mesma medida usada para o polvilho menos 2 dedos)
- ovos até dar o ponto (eu usei 15 ovos caipiras para 2 k de polvilho)
- 2 medidas de queijo Minas ralado (meia cura ou curado)

Modo de fazer:

Coloque o polvilho, já medido, em uma "bacia" (bacia é bem coisa de mineiro, né?) e junte sal a gosto.
Dica importante: algumas pessoas colocam o sal para ferver  junto com os líquidos. Eu não indico fazer isso, o sal faz o óleo espirrar e pode te queimar. Temperar o polvilho é muito mais fácil.
Coloque o leite, a água e o óleo em uma panela de cabo e espere levantar fervura.
Escalde o polvilho com os líquidos ferventes, mexa com uma colher e espere amornar.


Assim que o polvilho amornar, acrescente os ovos, de dois em dois e aos poucos. Eu uso ovos caipiras e bem fresquinhos mas, mesmo assim, nunca quebro direto na massa para não correr riscos.
Vou juntando ovos e sovando a massa, até ela ficar lisa e sem grumos. Para 2 quilos de polvilho eu usei 15 ovos caipiras, que são bem menores do que os ovos de granja. Fique de olho para a massa não amolecer demais, tá?


Junte o queijo minas ralado e não sove, apenas misture cuidadosamente, com as mãos até o queijo se incorporar à massa.
Faça bolinhas, com as mãos sujas de óleo, coloque em uma assadeira e asse em forno forte, pré aquecido, por aproximadamente 40 minutos.
Essa receita rendeu cerca de 110 pães de queijo médios.


Para congelar: faça as bolinhas, coloque em uma assadeira, leve ao freezer por duas horas, retire as bolinhas congeladas da assadeira e transfira para sacos plásticos que possam ir ao freezer. Congele as porções.
Para assar os pães de queijo congelados não pré-aqueça o forno. Coloque a assadeira e só depois ligue o forno.

Quero agradecer a Renata que me ajudou nessa receita. Eu não tenho força suficiente no braço para sovar uma quantidade tão grande de pão de queijo e ela fez tudo pra mim! Obrigada, Renata!

Acabei de achar o trailer no documentário "O mineiro e o queijo" , acho que vocês vão gostar! Assista ao trailer comendo um pão de queijo quentinho e tomando um café bem forte e doce, tá?

11 comentários:

Girafa... Gi+Rafa 15 de set. de 2011, 08:50:00  

Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, amop de paixão to aqui todos os dias...Tenho uma dúvida quanto aos pães de queijo geralmente qdo congelo eles ficam duríssimos após assados, que será que faço errado??

Kris Nardini 15 de set. de 2011, 08:55:00  

Olá!!!!Obrigada!

Imagino que possa ter 2 problemas no seu pão de queijo duro:
- Ou você assa os pães congelados em forno pré-aquecido (o forno tem que começar frio).
- Ou você deixa muito tempo no freezer antes de embalar. Assim eles ressecam muito. Eu deixo no máximo 2 horas congelando em aberto.

Será que é um desses problemas?

Beijos

Sérgio Gomes 15 de set. de 2011, 11:12:00  

Eu nunca fiz pão de queijo, mas sempre tive vontade. Estes ficaram com um aspecto tão delicioso que acho que vou aproveitar esta receita.

Beijos.

ANDREIA 15 de set. de 2011, 16:38:00  

Vou fazer agora a tarde a sua receita, abraços
Andreia
deiafrgnoli.blogspot.com

Juliana Rosa,  15 de set. de 2011, 17:16:00  

OI Kris,
me fale uma coisa: onde vc acha um queijo legal que vc pode recomendar aqui em Uberlândia?
Obrigada, bjs.

***Ah, dicas valiosíssimas do comentário aí de cima feita para Girafa. Muito obrigada!

Sandra Peres 15 de set. de 2011, 19:25:00  

É bom dimais da conta!!!

Adorei a receita, bem pratica, tenho feito muito pão de queijo e não tem ficado bom

Beijos

Unknown 15 de set. de 2011, 19:38:00  

Que post maravilhoso kris, demais!!!
Nunca fiz um pão de queijo que me orgulhasse rsrsrs vou atrás de polvilho urgente.
bjs

Kris Nardini 16 de set. de 2011, 08:34:00  

Que bom que gostaram....

Juliana, eu só compro queijo curado já ralado na feira de domingo, na Monsenhor Eduardo, ou no Mercadão, na banca do Luís.
São os lugares que mais gosto.

Beijos

Gleici Schiavo 16 de set. de 2011, 09:14:00  

Delíciaaaa.... amooo mas aqui em casa só eu q gosto... bjus

Vicentina 19 de set. de 2011, 09:09:00  

Adorei sua receita de pão de queijo, aqui faço com polvilho azedo, vou experimentar com o doce. Vou levar sua receita.
Bjs

Deborah Martin Salaroli 21 de set. de 2011, 08:30:00  

Kris
Sou obrigada a te parabenizar pela receita, pelos detalhes, pelo pãozinho. Hum, queria um pra mim.
Faz um tempo que não faço... Preciso ir pra cozinha um dia desse e fazer de novo.
Bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP